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Publicado em 27/11/2021 - 6:55 am em | 0 comentários

Ricardo Botelho/MInfra

Investimentos mostram acerto da política de concessões, diz Tarcísio

Ministro da Infraestrutura participou de inaugurações

Investimentos mostram acerto da política de concessões, diz Tarcísio

O investimento de R$ 600 milhões na construção de uma linha férrea e na ampliação de dois cais privados no Porto de Santos é reflexo da política pública do governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, em conceder ativos para a iniciativa privada. A avaliação foi feita ontem pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante agenda oficial ao maior porto da América do Sul. Tarcísio participou de três inaugurações: a terceira linha ferroviária do Paquetá, o píer da Ageo e a entrega oficial das obras de extensão e aprofundamento do cais do Tecon. A agenda também contou com a presença dos secretários nacionais de Portos e Transportes Aquaviários, Diego Piloni, e de Transportes Terrestres, Marcello Costa.

“Isso mostra acerto da política pública”, afirmou o ministro da Infraestrutura, em referência ao investimento privado no Porto de Santos: “O pacote de R$ 600 milhões que estão sendo entregues hoje faz parte de R$ 3,2 bilhões de investimento em andamento. E têm mais R$ 6 bilhões que estão por vir nos próximos anos, fruto desses contratos de arrendamento que foram feitos, e também das renovações antecipadas de contratos dos terminais”.

O primeiro compromisso da agenda foi a inauguração da Terceira Linha do Paquetá, que integra o sistema ferroviário do Porto de Santos (Portofer), entrada e saída de trens aos terminais de grãos e celulose presentes na margem direita do porto. Responsável pelas obras, a empresa Rumo investiu R$ 23 milhões na construção de 1.962 metros de novos trilhos, que irão servir de apoio às manobras de vagões vazios. Com o empreendimento, a capacidade das linhas praticamente dobra, podendo chegar a 35 faixas (passagens de trem) por dia.

Na sequência, o ministro participou da inauguração do píer de atracação feito pela Ageo para navios de granéis líquidos com calado de 15 metros. Com capacidade de 80.000 DWT, a nova estrutura fica no terminal de líquidos da empresa, na Ilha do Barnabé, e é a segunda do tipo construída pela Ageo para o Porto de Santos. O investimento de R$ 128 milhões deve resultar no aumento da capacidade de atracação de navios de granéis líquidos que se destinam ao porto.

Já as obras de extensão e aprofundamento do cais do Tecon Santos, com investimento de R$ 450 milhões, fazem parte da primeira fase do projeto de ampliação e modernização do terminal pela empresa Santos Brasil. No total, serão investidos R$ 1,5 bilhão até 2031 para aumentar a produtividade operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação. Agora, o Tecon Santos é o único terminal de contêineres da América do Sul com capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366 m – as maiores embarcações previstas para chegar ao país.

No Gate 19 do Porto de Santos, o ministro acompanhou o primeiro embarque dos fardos de celulose produzidos pela Bracell, no terminal STS 14A, arrematado pela companhia em leilão realizado em agosto de 2020. Após o embarque, o navio carregado com 58 mil toneladas de celulose, irá seguir para Qingdao e Changshu, na China.

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