Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 17/08/2021 - 6:54 am em | 0 comentários

Divulgação

Instituto CPFL traz para Santos o projeto Carreta Literária

Carreta circulará entre 84 escolas municipais

Instituto CPFL traz para Santos o projeto Carreta Literária

Por meio do programa CPFL Jovem Geração, o Instituto CPFL traz para Santos, a partir de amanhã, o projeto Carreta Literária, um equipamento móvel que remete a um “book truck” e procura associar a leitura a uma atividade lúdica. Serão 500 livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infanto-juvenis, para serem degustados e saboreados pela população, principalmente os 27.500 alunos da rede de ensino público da cidade.

O acervo e entrega do equipamento cultural – que ainda conta com cadeiras, mesas, puffs e tendas –, tem realização da CEC Brasil e patrocínio da CPFL Energia, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura.

O programa CPFL Jovem Geração é a frente de trabalho do Instituto CPFL que apoia projetos inspiradores para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações. Por meio da música, da cultura, da literatura e do esporte, a frente apoia o futuro de crianças e adolescentes com iniciativas que integram jovens às suas comunidades, procurando reduzir as vulnerabilidades sociais.

A Carreta Literária será entregue para a secretaria de Educação de Santos. A circulação do projeto será iniciada nas 84 escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil com a retomada das aulas presenciais, conforme instruções governamentais e sanitárias neste momento da pandemia.

No mesmo dia, a partir das 11 horas, será realizada uma inauguração simbólica via Zoom com representantes das escolas, da secretaria municipal da cidade, do Instituto CPFL e da CEC Brasil.

Para o diretor superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli, investir em um projeto de leitura é acreditar na transformação do futuro dos jovens: “Nós, do Instituto CPFL, acreditamos na importância de apoiar projetos que promovam impacto positivo na vida das pessoas. Temos uma frente de trabalho, que é a CPFL Jovem Geração, onde apoiamos projetos especialmente preparados para crianças e jovens. E é nesse programa que está inserido o projeto da Carreta Literária. É muito importante disponibilizar livros e garantir esse acesso, porém, é ainda mais importante associar a isso a um programa regular de incentivo à cultura. E a carreta oferece essa mediação através de profissionais que garantem um acesso mais qualificado ao acervo. É um prazer estar com a Rede Educare neste projeto que é adaptado para a realidade de cada cidade”.

O projeto parte do conceito de levar um acervo atual até os leitores por meio do conceito de uma biblioteca itinerante, estimulando o desenvolvimento cultural por meio da disponibilização da Carreta Literária por tempo indeterminado às comunidades, e promovendo a atividade de leitura como uma forma de conhecimento, entretenimento e lazer.

“Entendemos que o hábito da leitura é extremamente importante para o desenvolvimento dos nossos alunos e, por isso, estamos muito felizes com esta parceria”, observa a secretária de Educação do município, Cristina Barletta: “A Carreta Literária será mais uma ferramenta para envolver os estudantes no mundo dos livros e do conhecimento”.

“Nosso objetivo com a entrega da Carreta Literária é diminuir a distância entre livros e leitores, principalmente crianças e jovens – público em que durante a formação escolar tem os primeiros contatos diretos com a literatura. E dessa forma, criar não só uma possibilidade de acesso, mas várias, onde a Carreta circula por diversas escolas e espaços de cidades levando um acervo muito rico de conhecimento e ludicidade para toda a sua população, e dentro de um equipamento que brinca em ser um ‘book truck’ e em saciar a fome por saberes”, conta Kaline Vânia, sócia da CEC Brasil.

Além da doação do acervo e equipamento cultural, os educadores das cidades beneficiadas pelo projeto também terão acesso a uma plataforma 100% online e gratuita com cursos para formação de leitores, contação de histórias e alfabetização. Todos os cursos possuem carga horária de 30 horas e certificação ao final.

Responder