Edição 350Março 2024
Terça, 16 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 10/08/2016 - 12:51 pm em | 0 comentários

Reprodução

Greenbuilding Brasil 2016 debate estratégias sustentáveis

GBC: transformar a indústria da construção civil e a cultura da sociedade

Greenbuilding Brasil 2016 debate estratégias sustentáveis

A atenção para com o meio ambiente e as formas de desenvolvimento sustentável vem sendo muito discutidas em múltiplas questões e cenários. Ontem, na abertura da Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2016, o CEO do GBC Brasil, Felipe Faria, ressaltou a força e o poder da contribuição de cada um para a evolução do movimento.

“Hoje somos 800 empresas e inúmeros parceiros entre associações profissionais, academia e poder público e estamos vencendo juntos a maior barreira na promoção da sustentabilidade, que é a falta de informação”, disse Faria, em seu discurso: “Buscamos o desenvolvimento em três pilares, o social, o ambiental e o econômico. No ano passado, durante o COP Paris, tivemos o Building Day dentro da programação oficial do evento gerando uma política global de eficiência energética em edificações para reduzir a emissão de CO2 até 2050. Mais recentemente, a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro tratou do meio ambiente e sua preservação. E qual vem sendo o nosso papel? Registramos o melhor quadrimestre em pedidos de certificação desde 2012, com 81 novos projetos e um total de 1120 registrados, sendo 335 já certificados com excelentes exemplos em LEED, Referencial Casa e empreendimentos net zero energy”.

As considerações do CEO, na sétima edição do evento considerado o mais importante da construção sustentável da América Latina, foram precedidas da apresentação de Mahesh Ramanujam, CEO do Usgbc, que mostrou o cenário da construção sustentável no mundo e as metas da organização para os próximos anos. “Empreendimentos que pensem na saúde e bem-estar da população que usufrui do espaço não são privilégios. É um direito, é possível e já está se transformando em realidade”, disse Ramanujam.

O arquiteto italiano Michele Olivieri, também palestrante na abertura da feira, mostrou a experiência da Itália em projetos sustentáveis e a utilização de novas possibilidades, bem como a criatividade, para soluções que respeitem e utilizem o meio ambiente a seu favor.

Hoje, segundo dia de evento, os destaques serão as sessões educacionais que abordarão, entre outros assuntos, estratégias de desenvolvimento urbano de baixo carbono no país, com a presença de Maurício Guerra, representante da Prefeitura de Recife para falar das ações em estudo na cidade.

A tarde continua com um estudo de caso sobre condomínios horizontais e verticais e o projeto piloto de certificação desses, além das apresentações da geração distribuída de energia solar e dos pontos fundamentais para obter uma real eficiência energética em empreendimentos.

A Greenbuilding Brasil 2016 acontece até amanhã, no SP Expo Exhibition & Convention Center. Ontem, os destaques foram a palestra especial de abertura com Joaquim Barbosa, sobre o poder da transformação de cada um e a importância da ética e responsabilidade nos negócios, e as sessões educacionais sobre operações sustentáveis pioneiras, eficiência energética em grandes grupos, como Saint Gobain e Pão de Açúcar, cidades mais ativas e possibilidades de gerenciamento para zerar resíduos em edificações.

Promovida pelo GBC Brasil, a Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo é considerada o mais importante evento do setor de construção sustentável da América Latina. Seu objetivo é fornecer conteúdos relevantes sobre o assunto para o mercado através de três iniciativas: Exposição, Conferência e Visitas Técnicas. Destinado a arquitetos, associações e instituições socioambientais, construtores e contratantes, designers, engenheiros, entidades governamentais, incorporadores e instituições financeiras, o evento chega a sua sétima edição no país em 2016 e será realizado nos dias 9, 10 e 11 de agosto, no SP Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

O Green Building Council é uma organização sem fins lucrativos, presente em 100 diferentes países, cuja missão é transformar a indústria da construção civil e a cultura da sociedade em direção à sustentabilidade. O GBC Brasil atua para desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green building, em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos, contribuindo para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso de recursos naturais, visando a melhoria da qualidade de vida e bem estar da atual e das futuras gerações. Suas atividades são focadas em capacitação profissional, disseminação de informações, relações governamentais e promoção das certificações LEED e Referencial GBC Brasil Casa.

Responder