Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 18/08/2021 - 6:52 am em | 0 comentários

Divulgação

Grafites chamarão atenção para doação de órgãos em Santos

Desenhos nas paredes de unidades de saúde e escola

Grafites chamarão atenção para doação de órgãos em Santos

A sensibilização para o Setembro Verde, em Santos, também virá por meio da arte, com o projeto Arte na Rua exibindo três painéis pela cidade. Eles estão sendo pintados, contemplando duas unidades municipais de saúde e uma escola particular. O Setembro Verde é uma campanha realizada anualmente durante o nono mês do ano com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

Os três desenhos são alusivos à campanha, com mãos estendendo alguns dos órgãos doáveis, como coração, fígado e rim. Elementos da natureza também serão incluídos, para trazer leveza ao tema. “A ideia é passar a mensagem de forma sutil, porque por mais que a doação de órgãos seja um gesto bonito, também acaba sendo meio mórbido. Então pensamos em trazer leveza para quebrar esse clima e contribuir para que seja algo bonito, e que ainda assim olhem e entendam a mensagem”, explica o autor do projeto, Carlos Roberto da Silva, conhecido como Catts.

O artista explica que a arte pintada na unidade escolar será ligada ao tema infantil e educação, trazendo uma criança lendo um livro sobre doação de órgãos ao lado da mãe, com a presença de livros alusivos ao tema no fundo da imagem: “Será um incentivo para que essa questão também seja discutida em casa, entre pais e filhos”.

A primeira obra, iniciada esta semana, ficará no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Silvério Fontes, no Castelo, Zona Noroeste. Na semana que vem, começam as artes no muro do Colégio Ramos Lopez, no Gonzaga. E por último, na Unidade de Pronto Atendimento da Zona Leste. A iniciativa da confecção dos painéis foi da secretaria municipal de Saúde, que propôs a intervenção nas duas unidades de saúde, com o intermédio da secretaria de Governo, que também apresentou a ideia à direção da escola particular, que cedeu o espaço.

“O objetivo dessa ação é chamar a atenção da população em relação a doação de órgãos, que ainda é um tema tabu. Queremos desmistificar, dar um olhar sensível e leveza a esse tema, que é pesado por envolver morte, mas que também envolve vida”, explica a enfermeira-chefe da Seção de Captação e Transporte de Órgãos e Tecidos para Transplante da secretaria de Saúde, Danielle Caliani, responsável pela ideia de realizar a ação.

Trabalhando mais de 9 horas por dia, a equipe Arte na Rua, composta de Catts, Caio Henrique e Júnior Costa, estima gastar em torno de 150 latas de tinta e pelo menos 18 litros de tinta latex. Todo o material está sendo fornecido pela Prefeitura.

O projeto Arte na Rua, que existe desde 2014, possui o objetivo de levar cor aos espaços públicos e já passou por diversas cidades da Baixada Santista. Em Santos, deixou sua marca em lugares como o Jardim Botânico, Centro Pop, Estação Cidadania e diversas escolas da rede municipal.

Responder