Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 18/09/2018 - 11:13 am em | 0 comentários

Reprodução

Fortalecer a rede do projeto Comunidade de Aprendizagem na Escola

Instituto Natura: troca de experiências

Fortalecer a rede do projeto Comunidade de Aprendizagem na Escola

O Instituto Natura promove o I Encontro Regional de Comunidade de Aprendizagem em São Paulo, o 8º da Rede de C.A. no Brasil, entre amanhã e quinta-feira, em São Paulo. O evento é voltado para formadores certificados pelo projeto de Comunidade de Aprendizagem na Escola e contará com a participação de gestores e técnicos de secretarias municipais de educação, gestores e coordenadores escolares e professores. O objetivo é trocar experiências e fortalecer a rede de formadores. Aproximadamente 100 participantes, de mais de 30 municípios, a maioria localizada no Sudeste do Brasil, são esperados como convidados e também como participantes das mesas de debates.

O projeto Comunidade de Aprendizagem na Escola é uma iniciativa do Instituto Natura e acredita em uma educação com base no diálogo, na participação de todos e na melhoria da convivência como semente para transformação social. Presente em 397 escolas da rede pública brasileira e em 2200 espalhadas por Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, o projeto tem o objetivo de melhorar a aprendizagem e a coesão social na escola, através de práticas que envolvam a comunidade escolar no dia-a-dia da escola.

“As equipes das secretarias e das escolas, junto com os formadores, são peças imprescindíveis no sucesso do Comunidade de Aprendizagem na Escola, já que são eles que levam o projeto para dentro das salas de aula”, conta a gerente do Instituto Natura responsável pela iniciativa, Carolina Briso: “Vamos reunir essas pessoas de diferentes regiões para fortalecer as ações nas redes, aproximando profissionais da educação pública e promovendo o diálogo e a troca de experiência entre eles”.

A programação conta com especialistas em educação como Alexandro Santos, da Fundação Itaú Social, que vai dar palestra sobre políticas públicas; Roseli Mello, da Universidade Federal de São Carlos, que vai abordar a importância da participação da comunidade na escola e seus desafios, e Maria Virgínia Gastaldi, mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que vai falar sobre Comunidade de Aprendizagem na educação infantil.

O evento é fechado ao público. Entre 19 e 20 de outubro, a reunião se repete no Recife, recebendo cerca de 80 profissionais provenientes especialmente do Nordeste do país.

O Instituto Natura Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que busca contribuir com a transformação da educação pública no Brasil e nos países da América Latina onde a Natura atua. Criado em 2010 com a visão de criar condições para cidadãos formarem uma comunidade de aprendizagem, o iN desenvolve e apoia iniciativas para professores, escolas, gestores públicos e consultoras Natura. Também dissemina e fomenta a discussão sobre os temas: escola em tempo integral, regime de colaboração e princípios de comunidade de aprendizagem.

Responder