Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 22/03/2022 - 7:01 am em | 0 comentários

Divulgação

Festival Internacional de Circo começa amanhã e segue até 17 de abril

Circo Altissonante: arte circense terá mostra online

Festival Internacional de Circo começa amanhã e segue até 17 de abril

A partir de amanhã, a capital de São Paulo sediará a 4ª edição do Festival Internacional de Circo (FIC), realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo. Arte, cultura, expressão, cores e malabares estarão espalhados em diversos pontos da cidade. A programação vai até 17 de abril, e conta com espetáculos, mesa de debates e oficinas.

Esta edição chega após intensa movimentação da categoria. O FIC é conhecido por ser pensado e realizado por artistas e representantes da arte circense, dispostos a fortalecer e conquistar políticas públicas para esse segmento. A edição é uma conquista da classe e também o evento mais esperado pela categoria por propiciar visibilidade e reconhecimento, além de gerar trabalho e renda para um número excepcional de trabalhadores da cultura.

O FIC contará com 71 atrações. Entre os locais que receberão a programação estão o Centro de Memória do Circo, Tendal da Lapa, Teatro Flávio Império, Comunidade Cultural Quilombaque, Teatro do Contêiner e praças públicas da periferia. No dia 27 de março, data em que se comemora o Dia do Circo, o FIC realizará uma ação inédita, proporcionando espetáculos gratuitos para a população em todas as lonas de circo presentes na cidade. O festival fechou parceria com o Planet Circus, Las Vegas, Circo de Roma, Circo Miller, Orion Circus e o Circo Mix, reservando 100 ingressos em cada um deles. Neste dia crianças de todas as idades poderão se divertir com palhaçadas, malabarismos, equilibrismos e mágicas sem gastar um real.

Outros destaques da programação são os espetáculos criados com exclusividade, entre eles “Ponto e Linha”, que traz para a cena uma criativa interação entre artistas gordos e magros. Já “Salto Alto” mescla diferentes técnicas circenses e muito humor para valorizar as mulheres reais e poderosas, que mesmo sofrendo algum tipo de preconceito, entende que deve levantar a cabeça e seguir com orgulho de quem é. Também tem “As Pretas Ditas”, que apresenta o universo das mulheres pretas, o cotidiano da guerreira, da mãe, das forças da natureza como a água doce e o trovão. Com uma narrativa doce e fluída, o espetáculo leva ao público números circenses para ilustrar esse momento de empoderamento que as mulheres pretas estão vivendo.

 Além dos espetáculos presenciais, o público poderá prestigiar atrações online através do canal oficial do festival no Yotube: https://bityli.com/FlNcb São documentários, espetáculos e outras obras sobre o atual momento do circo no Brasil e no mundo, que investigam e abordam temas importantes como a negritude, transgeneridade, situação polílica e a mulher. Entre os artistas e grupos que que terão seus trabalhos exibidos estão Coletiva Caixa de Pandora, Los Nadies Circo, Colectivo La Patagollina, Ninha Almeida, Eliza Nilaja, Cia do Sufoco, Cie L’Oublié(e) e Cia Fundo do Mundo.

FIC Pela Cidade – Regiões Atendidas:

Região Central (Centro Histórico, Bom Retiro, Santa Ifigênia)

Zona Norte (Perus, CH Eduardo Gomes)

Zona Sul (Parelheiros, Jardim Sabará, Ipiranga)

Zona Leste (Cangaíba, Cidade Tiradentes, Guaianases, Jardim Popular, Vila Paulista)

Zona Oeste (Água Branca, Lapa)

Toda a programação poderá ser conferida no site www.festivalinternacionaldecircosp.com

Responder