Edição 298Novembro 2019
Sexta, 13 De Dezembro De 2019
Editorias

Publicado em 11/04/2019 - 8:13 am em | 0 comentários

Divulgação

Evento foca novidades em sistemas de energia para veículos elétricos

Bateria é elemento crucial do veículo elétrico

Evento foca novidades em sistemas de energia para veículos elétricos

As competências do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) na área de sistemas de energia para veículos elétricos serão apresentadas no Fórum Internacional de Carros, Veículos Elétricos e Mobilidade Urbana – Fórum CVE, que será realizado nos dias 24 e 25 de abril, em Curitiba/PR. Promovido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná, o evento tem como objetivo reunir a cadeia produtiva desse segmento (provedores de soluções, integradores, fabricantes, profissionais e acadêmicos) para avaliar oportunidades de negócios e debater questões relacionadas a barreiras regulatórias, financiamento, capacitação, mercado e inovações tecnológicas, entre outros assuntos.

O CPqD apoia o evento e participa de sua programação, com duas palestras de seus especialistas em sistemas de energia. A pesquisadora Maria de Fátima Rosolem abordará o tema Baterias para Veículos Elétricos: Desafios e Oportunidades, em apresentação programada para o dia 24, dentro do painel Perspectivas para a Mobilidade Elétrica no Brasil.

“A bateria é um elemento crucial do veículo elétrico, pois é a responsável pela geração da energia de tração”, afirma a pesquisadora: “Há uma corrida mundial para o aperfeiçoamento das atuais tecnologias de baterias, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias com foco no aumento da densidade de energia (autonomia), segurança, redução de custo e uso de materiais com baixo impacto ambiental”. Em sua palestra, Fátima apresentará o estado da arte das principais tecnologias de baterias utilizadas em veículos elétricos, seus desafios e as oportunidades que estão surgindo a partir da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de baterias.

Já o especialista Raul Beck, responsável técnico da área de Sistemas de Energia do CPqD, falará sobre a necessidade de implantação no país de uma infraestrutura de recarga de baterias de veículos elétricos: “A disponibilidade de uma ampla rede de eletropostos, cobrindo os centros urbanos e rodovias, é um dos requisitos fundamentais para a disseminação no país da tecnologia de veículos elétricos do tipo plug-in”.

Estimular essa disseminação é o principal objetivo do projeto que está sendo desenvolvido pelo CPqD, em parceria com a empresa PHB Eletrônica, que será apresentado no Fórum CVE. O foco do projeto, que conta com o apoio financeiro do Bndes e da Emprapii (da qual o CPqD é uma das unidades credenciadas), é o desenvolvimento de uma família de eletropostos para recarga de veículos elétricos com tecnologia e produção totalmente brasileiras. “Certamente isso vai contribuir para a implantação dessa rede de eletropostos no país, além de atender à demanda dos usuários que querem instalar em suas casas o equipamento para a recarga da bateria de seus veículos elétricos”, afirma Raul Beck.

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPqD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos.

O CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade. É uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P&D, que é a base para inovação em suas apostas estratégicas no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada.

Mais informações em http://forumcve.com.br