Edição 350Março 2024
Terça, 16 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 25/10/2018 - 8:48 am em | 0 comentários

Divulgação

Estudantes de Santos desafiam soluções para mobilidade urbana

Inovathon: Scania reúne parceiros e coloca a cidade no centro do negócio

Estudantes de Santos desafiam soluções para mobilidade urbana

A Scania promove experiência entre universitários para pensar a mobilidade urbana e logística no Brasil. Trata-se do Inovathon 2018, que trará 25 estudantes de todo o país para São Paulo entre hoje e sábado. Dois dos participantes são de Santos. Um deles estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e outro cursa Engenharia Mecânica na Universidade Santa Cecília.

“Transformamos um desafio de 24 horas em uma experiência de 72 horas ao lado de parceiros que vão nos ajudar a fomentar a discussão”, afirma Patricia Acioli, responsável por Corporate Relations na Scania Latin America: “Oracle, Siemens, Ericsson, Yellow e o Grupo Tecnowise vão acompanhar essa maratona de conhecimento”.

O Inovathon 2018 contou com duas fases até a seleção final dos 25 universitários, que serão divididos em cinco equipes – de cinco pessoas cada – e terão um estudo de caso para solucionar em 24 horas. Nesta edição, uma nova etapa foi adicionada, onde os participantes vão vivenciar dilemas da mobilidade em São Paulo. Com a novidade, a competição passa a ter 72 horas.

“Com o apoio da Scipopulis, empresa de inovação focada em cidades inteligentes e dedicada à mobilidade urbana, elaboramos uma dinâmica que vai permitir que todos os participantes conheçam a realidade e sintam os dilemas do transporte de pessoas e cargas nas cidades”, explica Patrícia: “Esperamos que a convivência harmoniosa entre os meios de transporte e a sustentabilidade permeiem soluções inovadoras que podem impactar positivamente a mobilidade de grandes centros”.

Os cinco vencedores serão premiados com uma viagem para a Suécia para conhecerem a capital do país, Estocolmo, e a sede da Scania na cidade de Södertälje.

O Inovathon é uma competição criada pela Scania que reúne universitários de todo o Brasil com o propósito de fomentar a discussão e ampliar o conhecimento sobre o transporte sustentável.

Na primeira edição, em 2016, foi realizada a primeira etapa da maratona de inovação, que reuniu 25 universitários de diversas partes do país para desenvolver um projeto de gerenciamento logístico utilizando os conceitos de conectividade e as tecnologias de monitoramento e direção autônoma. O grupo vencedor era formado por alunos da Universidade Federal do ABC (Ufabc), do Centro Universitário Fundação Santo André, Centro Universitário FEI e da Universidade de São Paulo (USP).

 

Em 2017, o Inovathon viajou pelo Brasil em busca das melhores equipes, passando pelas cinco regiões do país, com etapas em Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). A etapa da região sudeste foi realizada na sede da empresa, em São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista.

Os vencedores de cada região embarcaram para a grande final, realizada no LPC (Logistic Part Center), centro de reposição de peças da Scania para a América Latina, na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. A grande campeã foi a equipe Norte (Manaus), formada por estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Centro Universitário do Norte (Uninorte).

A Scania é um dos principais fabricantes de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos. Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 49,2 mil colaboradores, a empresa está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2017, a receita líquida da Scania alcançou 119,71 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 8,7 bilhões de coroas suecas.

Mais informações em www.scania.com

Responder