Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 8/11/2020 - 7:38 am em | 0 comentários

Divulgação

Estruturas, instalações prediais e BIM em debate na Semana da Construção

BIM nos Sistemas Prediais: um dos temas do evento

Estruturas, instalações prediais e BIM em debate na Semana da Construção

O SindusCon-SP, por meio de seu Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), realizará de amanhã a sexta-feira a Semana da Construção, com eventos virtuais e gratuitos em seu canal do YouTube, apresentando as novidades dos setores de estruturas, instalações prediais e BIM (Building Information Modeling), com a abordagem dos seguintes temas: Tecnologia de estruturas: projeto e produção com foco na racionalização e qualidade; A valorização do empreendimento pela “Certificação Energética”; A Industrialização e o BIM nos Sistemas Prediais; BIM – 5D – Definição, desafios e seus benefícios. A Semana da Construção tem patrocínio de Atlas Schindler, Gerdau e Saint-Gobain.

Amanhã – 17h às 18h30 – 21º Seminário de Estruturas

17:00 – Abertura, Odair Garcia Senra, presidente do SindusCon-SP e Jorge Batlouni, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP

17:05 – “Edifício comercial urbano: Processo de industrialização por necessidade”, eng. Roberto Clara, diretor técnico da Lucio Engenharia, membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon/SP

17:35 – “Os desafios da Construção do Edifício Faria Lima Plaza”, eng. Marcos Vicelli, diretor da Construtora Fonseca & Mercadante, e eng. Francisco Paulo Graziano, diretor da Pasqua & Graziano

18:15 – Debates

Terça-feira – 17h as 18h30 – 21º Seminário de Estruturas

17:00 – “Soluções Industrializadas para o segmento Imobiliário”, eng. Rosane Bevilaqua, coordenadora da área de Construção Metálica da Gerdau, eng. Guilherme Andreucci, desenvolvedor técnico de mercado da área de maketing da construção civil da Gerdau.

17:45 – “O Desafio na Execução de Estruturas de Concreto”, eng. Aloysio Cyrino, diretor de construção da Conx Empreendimentos

18:15 – Debates

Quarta-feira – 16h as 18h30 – 16° Seminário de Tecnologia de Sistemas Prediais

16:00 – Abertura, Odair Garcia Senra, presidente do SindusCon-SP, e Renato Genioli Jr., coordenador do Grupo de Sistemas Prediais do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, e Paulo Sanchez, vice-presidente do SindusCon-SP e diretor da Sinco Engenharia

16:10 – Industrialização de componentes dos sistemas prediais, Francisco Pedro Oggi, engenheiro civil, consultor especialista em sistemas pré-moldados, diretor da Empório do Pré-Moldado.

Painel: Benefícios do BIM para os sistemas prediais do projeto à operação da edificação, coordenação: Paulo Sanchez

16:40 – BIM na prática – a experiência aplicada em projetos elétricos, Brazil Alvim Versoza, eng. eletricista, diretor executivo da Engebrazil Projetos Elétricos e de Telecomunicações e Arthur B. Stersa Versoza, diretor de projetos e tecnologia da Engebrazil Projetos Elétricos e de Telecomunicações.

Casos práticos:

17:10 – Benefícios do BIM em projeto de sistemas prediais para a execução da obra, Priscila de Castro Ribeiro, arquiteta e urbanista, gerente de projetos e gerente BIM da Sinco Engenharia.

17:40 – BIM no projeto de sistemas prediais para atendimento a requisitos de operação da edificação, Marcelo Pulcinelli, eng. civil, vice-presidente de engenharia da Matec Engenharia e Construções.

18:10 – Debates

18:30 – Conclusões e encerramento

Quinta-feira – 16h as 18h00 – 16° Seminário de Tecnologia de Sistemas Prediais

16:00 – Abertura, Renato Soffiati Mesquita de Oliveira, membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e coordenador do Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais.

16:10 – Solução digital integrando equipamentos e usuários em sistemas de transporte vertical: tecnologia Schindler Ahead para empreendimentos residenciais e comerciais, Fábio Dans, gerente de gestão de vendas e serviços da Atlas Schindler

Painel: Certificação energética como estratégia de valorização dos empreendimentos residenciais, coordenação: Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, engenheiro civil, vice-presidente do Sinduscon-SP, diretor da Dox Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Imobiliário.

16:30 – A etiquetagem energética e selo Procel como estratégia de valorização dos empreendimentos residenciais, Estefânia Mello, arquiteta e urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo, coordenadora pela Eletrobrás do Grupo Técnico para Eficientização de Energia em Edificações, do Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética presidido pelo Ministério das Minas e Energia no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

17:10 – Casos práticos de empreendimentos etiquetados e Selo Procel e os benefícios na visão das empresas incorporadoras/construtoras, Roberto Pastor Júnior, engenheiro civil, MBA em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios pela Escola Politécnica da USP, diretor técnico da Trisul S.A., Fábio Villas Bôas, engenheiro civil, diretor vice-presidente institucional da Tecnisa S.A., coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP.

17:40 – Debates

Debatedor convidado: Roberto Lamberts, eng. civil, PhD pela University of Leeds, professor do Departamento de Engenharia Civil e do LabEEE, Laboratório de Eficiência Energética das Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina

18:00 – Conclusões e encerramento

Sexta-feira– 10h as 11h30 – 11 ° Seminário Internacional BIM

10h – 10h05 – Abertura, Odair Garcia Senra, presidente do SindusCon-SP, Fernando Fernandes, membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e coordenador do Seminário Internacional BIM.

10h05 – 10h25 – Conceito BIM 5D, Rogerio Suzuki, RS Consultoria

10h25 – 10h45 – Case BIM 5D, Estefânia Graciela Carre, Construtora Tegra

10h45 – 11h05 – Case BIM 5D, arq. Didier Arancibia Alvarez, Construtora Laguna

11h05 – 11h30- Debates

11h30 – Encerramento, Odair Garcia Senra, presidente SindusCon-SP.

Responder