Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 31/07/2021 - 7:12 am em | 0 comentários

Divulgação

Estação meteorológica no porto de Paranaguá informa clima em tempo real

Equipamento emite alertas e facilita cronograma

Estação meteorológica no porto de Paranaguá informa clima em tempo real

A instalação da estação meteorológica Plugfield WS18, em parceria com a Clima e Ambiente, permite que os profissionais que trabalham na área do porto de Paranaguá, no Paraná, recebam alertas climáticos na palma da mão e em tempo real. Com o equipamento é possível programar a carga e descarga de grãos e agendar previamente tudo o que entra e sai do porto, a fim de evitar prejuízos e antecipar o cronograma de trabalho, além de evitar possíveis acidentes, em dias que há excesso de chuva, o que é viabilizado mediante boletins semanais.

Um aplicativo para smartphone e uma plataforma web são disponibilizados para que os profissionais possam acessar os dados de qualquer lugar do mundo. a estação meteorológica possui um conjunto de sensores que medem os dados climáticos, além de um módulo de coleta e transmissão de dados.

Segundo o consultor comercial da Plugfield, Cleverson Braun, esses alertas climáticos são fundamentais, uma vez que a atividade portuária necessita dessa atenção quanto às condições atmosféricas: “Com esses avisos dá para agendar toda a programação de carregamento e descarregamento graneleiro, antecipando eventuais riscos ou, até mesmo, acidentes de trabalho nas plataformas que podem se deslocar em dias que ventam mais”. Os boletins são gerados na web e chegam via aplicativo, em formato de mensagem.

O consultor acrescenta que o conjunto de sensores mede a temperatura, umidade relativa, velocidade e direção do vento, precipitação, pressão atmosférica, luminosidade e índice UV. Outra vantagem do equipamento é que o módulo de coleta e transmissão possui GPS e permite a geolocalização da estação, lê os dados e faz o envio pelo smartphone via wifi.

A estação é alimentada por painéis solares e também funciona offline – nesse modo ela consegue fazer 50 mil leituras em até quatro dias, isso com postagens a cada 10 minutos.

Braun afirma que diante da atual crise hídrica o planejamento precisa ser de longo prazo. Com informações precisas quanto às condições climáticas, é possível antecipar o cronograma de trabalho e evitar prejuízos não só às grandes embarcações como, também, para as pequenas.

A Plugfield é uma indústria brasileira de tecnologia que faz parte do grupo Pumatronix. Sua principal proposta de valor é desenvolver equipamentos que disponibilizam informação em tempo real para a assertividade na tomada de decisão de ações que envolvam o sensoriamento e monitoramento de dados climáticos.

Responder