Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 23/02/2018 - 8:25 am em | 0 comentários

Reprodução

Escolas da Baixada Santista já podem se inscrever na Olimpíada de Astronomia

Site da OBA: iniciativa recebe inscrições até 18 de março

Escolas da Baixada Santista já podem se inscrever na Olimpíada de Astronomia

Estudantes das 157 escolas da Secretaria da Educação de São Paulo na região da Baixada Santista podem testar o seu conhecimento sobre planetas e estrelas na nova edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Para participar, as unidades interessadas devem se inscrever até 18 de março no site da organização (www.oba.org.br) e preencher a ficha cadastral. Em 2017, foram mais mil medalhas conquistadas por alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual.

Dividida em quatro níveis de dificuldade, a competição tem como principal objetivo incentivar estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio a se interessarem pela ciência. Não é necessário um número mínimo de inscritos por escola. As provas devem ser realizadas obrigatoriamente no dia 18 de maio, com o horário estabelecido pela própria unidade.

Além de consultar os próprios livros didáticos, alunos e professores também contam com material extra disponível pelos organizadores para se preparar. No portal da Sociedade Astronômica Brasileira é possível acessar simulados, provas dos anos anteriores e conteúdos exclusivos para tablets, smartphones e computadores. Todos os estudantes recebem certificados de participação.

A E.E Glauber Rocha, em Guarulhos, é a líder do quadro de medalhas da rede estadual. Em 2017, a unidade participou de idas a exposições, visitas a planetários, observação no telescópio da unidade e palestras para preparar os estudantes. Em sua 15ª participação na OBA, a escola atingiu o número recorde de 127 medalhas.

Responder