Edição 298Novembro 2019
Domingo, 08 De Dezembro De 2019
Editorias

Publicado em 22/05/2019 - 7:27 am em | 0 comentários

Divulgação

Equoterapia reabilita crianças e adultos com dificuldades múltiplas

Método terapêutico é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina desde 1997

Equoterapia reabilita crianças e adultos com dificuldades múltiplas

A equoterapia proporciona ganhos à saúde física e emocional de seus praticantes. É uma terapia que tem o cavalo como aliado no tratamento de reabilitações diversas, como o autismo, favorecendo ganhos como a melhora do equilíbrio, da postura e o desenvolvimento da coordenação motora, além de facilitar a integração social e desenvolvimento da autonomia. “São questões muito importantes no desenvolvimento de nós humanos”, afirma a psicóloga e coordenadora do Cavalo Amigo, Silvia Scheffer.

O centro especializado Cavalo Amigo está localizado em Porto Alegre e beneficia crianças com deficiências neurológicas, motoras e principalmente crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sob a liderança dos psicólogos Sandro Fernandes e Silvia.

Conforme Silvia, a equoterapia faz uma grande diferença na vida dos praticantes, promovendo ganhos na área da saúde e a educação. A profissional juntamente com uma equipe multidisciplinar busca atividades que visam o estimulo do desenvolvimento humano por meio da relação com o cavalo. A psicóloga acumula mais de trinta anos de experiência em atividades equestres.

No Brasil, a equoterapia é reconhecido método terapêutico pelo Conselho Federal de Medicina desde 1997. “A partir da década de cinquenta, em função da grande adesão na Dinamarca ela evoluiu”, completa Sílvia. Atualmente, países como Alemanha e Suíça são grandes conhecedores de suas técnicas e fazem uso delas. Assim como, a homeopatia, a acupuntura e o pilates, a equoterapia é reconhecida por entidade mundiais da área da saúde.

Localizado na Sociedade Hípica Porto Alegrense, o Cavalo Amigo realiza suas atividades há quase 20 anos. A empresa desenvolve diversos programas de atendimentos terapêuticos e esportivos, além dos projetos de responsabilidade social que estreitam laços com a comunidade. O Cavalo Amigo tem como missão alcançar a todos, através dessa relação com o cavalo, uma melhoria na sua qualidade de vida. Mais www.cavaloamigo.com.br