Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 30/10/2019 - 7:20 am em | 0 comentários

Divulgação

Empreendimento em Aparecida quer entrar para o Guinness Book

Prédio terá 109,7 metros de altura

Empreendimento em Aparecida quer entrar para o Guinness Book

Destino religioso no interior de São Paulo, Aparecida abrigará um edifício em formato de vela que terá 109,7 metros de altura e visa entrar para o livro dos recordes, o Guinness World Records. O empreendimento é denominado Complexo Vela da Fé e terá shopping, hotel, centro de convenções, além de espaços multifuncionais.

A Vela da Fé prevê investimento de R$ 200 milhões e visa movimentar o turismo e fortalecer a economia do Vale do Paraíba. O empreendimento beneficiará a comunidade do entorno com espaços que irão promover o bem-estar da população de Aparecida, entre eles: horta comunitária, quadra poliesportiva e academia ao ar livre. “Após uma audiência pública para apresentar o projeto aos moradores da cidade, fizemos também um levantamento sobre os espaços comunitários que eles gostariam de ter no bairro São Sebastião, onde ficará a Vela da Fé. Com base no aceite dos moradores definimos esses espaços, que serão todos abertos à população”, afirma Charluan Gamballe, CEO da GCS Capital, empresa curitibana responsável pela estruturação da Vela da Fé.

O corpo da vela abrigará o hotel, padrão quatro estrelas, que se divide em 26 andares, com 140 quartos, e também um restaurante, com vista panorâmica para toda a cidade. O elevador do edifício também será panorâmico, possibilitando ver o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Além disso, o complexo terá área social com lobby bar, shopping com praça de alimentação, auditório, business center e áreas de entretenimento, com espaços de jogos e lazer.

O uso da tecnologia está presente em toda a arquitetura do prédio. A chama da vela terá 17 metros de altura e será coberta por painéis de LED, que simulam uma chama real, em um mirante de 360° para toda a região. Já o corpo da vela terá iluminação inteligente, que permite iluminar o prédio por fora sem que a luz externa atrapalhe quem está dentro do complexo. “Nós buscamos trazer tecnologia, modernidade e sustentabilidade ao projeto, como o aproveitamento da água da chuva e eficiência energética de todo o empreendimento”, explica Maria José Gamballe, diretora executiva da G2 Implantação & Consultoria, empresa responsável pelos projetos da Vela da Fé.

A história do cristianismo e o clima religioso presentes em Aparecida do Norte foram inspiração para a forma de vela e para o desenho do empreendimento quando visto de cima: em vista aérea, o complexo tem o formato da cruz de malta e do peixe, símbolos muito fortes para os cristãos. Além disso, a Vela da Fé terá áreas dedicadas à prática do catolicismo, como capela, sala de todos os santos e velário. O projeto é o resultado de uma promessa feita por Edson Cooper, empresário paranaense e devoto da santa, que recebeu duas curas na família – ambas atribuídas a Nossa Senhora.

A Vela da Fé, além de ser mais um atrativo turístico para todo o Vale do Paraíba, trará novas opções de lazer para Aparecida e região. “O empreendimento vai mudar o formato do turismo na cidade, proporcionando experiências únicas para os visitantes, independente da religião. Sem dúvida, o lazer e a economia da região também serão impactados com a implantação do shopping, do hotel e do centro de convenções”, afirma o CEO da GCS Capital.

Os projetos do complexo são assinados pela G2 Implantação e Consultoria, empresa curitibana, responsável pela implantação de mais de 30 mil unidades habitacionais em todo o Brasil. O empreendimento, lançado em setembro na The Hotel Show, feira em Dubai, deve começar a ser construído em novembro, com conclusão prevista para 2021.

Responder