Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 16/12/2019 - 7:15 am em | 0 comentários

Divulgação

Dpvat, o quase adeus à proteção…

Mais de 300 mil pessoas perderão o direito ao seguro

Dpvat, o quase adeus à proteção…

Nelson Tucci

Nos últimos 10 anos, cerca de 4 milhões de vítimas de acidentes de trânsito foram indenizadas pelo seguro Dpvat em todo o país. A partir do histórico de dados fornecido a esta coluna pela seguradora Líder, é possível projetar um cenário de como será o próximo ano sem a existência do seguro de acidente de trânsito, utilizando modelos estatísticos aplicados em previsões de séries temporais.

Caso seja realmente extinto (como sinalizou o presidente da República, enviando Medida Provisória ao Congresso, no dia 11 de novembro), mais de 300 mil pessoas perderão o direito ao seguro. E isto só em 2020! O estudo indica ainda que, a se confirmar as projeções, serão mais de 38 mil casos de vítimas fatais no trânsito e mais de 205 mil pessoas que ficariam com alguma sequela permanente depois de um acidente. Para 2020, a maior incidência de ocorrências de trânsito não indenizadas projetadas é para vítimas do sexo masculino, mantendo o mesmo comportamento dos anos anteriores na base indenizatória do seguro Dpvat. A faixa etária mais atingida no período será a de 18 a 34 anos, representando 46% do total das indenizações, o que corresponde a cerca de 144 mil benefícios que poderão não ser pagos. A projeção de ocorrências para o próximo ano também mostra que a motocicleta seria responsável pela maior parte das indenizações, com cerca de 77% do total.

No mesmo período, a maioria dos benefícios concedidos seria para motoristas (58%); os pedestres ficariam em segundo lugar nas indenizações por acidentes fatais (28%), assim como nos sinistros envolvendo vítimas com invalidez permanente (35%).

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder