Dia Mundial do Fusca
Nelson Tucci
Celebrado internacionalmente na última sexta-feira, 22, o modelo ainda hoje é um dos mais fabricados da história (quase 22 milhões de unidades). No “Dia Mundial do Fusca”, o Detran de São Paulo informa que existem 827.234 exemplares no estado. Destes, 6.430 têm a placa preta, para colecionadores.
Ícone de veículo automotor nos anos 1950/60 no Brasil, o “besouro” é criação do alemão Ferdinand Porsche – o mesmo da marca de esportivos. Lançado em 1935, foi chamado de Volkswagen ou o “carro do povo”, na língua materna. Logo ganhou o mundo, fazendo história em muitos países com nomes ou apelidos, como Beetle, Bug, Käfer, Type 1, Carocha, Coccinelle, Escarabajo, Maggiolino e, no Brasil, era Fusca e por fim “Fuketa”…
O Fusca – batizado de Volkswagen Sedan – é quem iniciou a história da Volkswagen no Brasil, em 1953. Naquele ano começou a montagem, na capital paulista, de modelos com peças importadas da Alemanha. A fabricação brasileira começou em 1959 e foi até 1986. De seu projeto, surgiram outros filhotes como a Brasília e a Variant. Em 1993, o Fusca voltou à linha de produção, a pedido do então presidente Itamar Franco, mas durou pouco – só até 1996. No Brasil, foram fabricados 3,3 milhões de Fuscas. No mundo todo, a produção foi de mais de 21,5 milhões de unidades.
Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br
Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.