Edição 301Fevereiro 2020
Sexta, 28 De Fevereiro De 2020
Editorias

Publicado em 22/01/2020 - 3:18 pm em | 0 comentários

Fotos Anderson Bianchi/Secom-PMS

Dia do Surfe é celebrado com homenagens a pioneiros do esporte

Fernando, Ricardo, Sá, Álvaro: pioneiros do surfe

Dia do Surfe é celebrado com homenagens a pioneiros do esporte

Jorge de Sá Filho, Álvaro Antônio Cardoso de Souza, Ricardo Paulo dos Santos e Fernando Alberto Lima, pioneiros do surfe santista na década de 1960, foram homenageados nas comemorações do Dia do Surfista, ontem, no Salão Nobre do Paço Municipal.

O encontro foi celebrado em clima de alegria e amizade, na presença de autoridades, esportistas, amigos de longa data e jovens praticantes da modalidade.

Representando os homenageados, Sá, como era conhecido entre os brothers do Canal 1, onde era “local”, discursou sobre a satisfação de fazer parte da história do esporte: “Quero lembrar a todos vocês que essa geração aqui foi a que quebrou muitos tabus, começando em casa. Um esporte, mesmo em seu início, não deve ser colocado à margem de uma sociedade. Éramos visionários, tivemos a oportunidade efetiva de reconhecer aquilo que era mais prazeroso para a juventude na época e, assim, a gente espera que sirva de exemplo para esses meninos: não é só sobre surfar, mas sobre estudar também”.

O presidente da Associação Santos de Surf, Reginaldo Ferreira Lima Filho, agradeceu à dedicação dos homenageados: “A gente sempre fala da necessidade de conhecer a história, para saber para onde iremos. A presença de vocês aqui, testemunhando e trazendo vida a esse momento, isso é extremamente importante para a molecada que está começando, não apenas os inspirando como atletas, mas como cidadãos”.

Cisco Araña, coordenador da Escola Radical – Posto 2 e da Escola Radical de Surfe Adaptado – Posto 3, disse estar maravilhado com o cenário atual: “Me sinto vivendo um sonho. Nós, que viemos lá de trás, batalhando muito, trabalhando em cima das bases de consolidação do esporte, vemos o surfe retornando ao Gonzaga, no Posto 3, isso é um presente. Voltamos ao local onde a sociedade contrapôs tanto nossas ideias e hoje o surfe mostra que é um dos principais esportes do mundo, com apoio do governo, iniciativa privada, sociedade e dos amigos, todos unidos. Aloha”.

O incentivo ao esporte, nos últimos anos, foi citado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa. “Pudemos avançar bastante nos últimos anos. Temos hoje a Escola de Surfe Sênior, a primeira Escola de Surfe do Brasil, a primeira Escola Pública de Surfe Adaptado do País, investimos na modernização do Centro de Treinamento Público, na nova Torre de Jurados, no Museu do Surfe e a iluminação noturna do Emissário para a prática do surfe. Enfim, os desafios são grandes, mas ficamos com consciência de dever cumprido, com muito esforço e ajuda de um grande time, pudemos trazer melhorias para o surfe e para a cidade”.

Sá recebeu placa do prefeito Paulo Alexandre

Sá discursou a seleto público: “Éramos visionários”

Responder