Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 19/01/2023 - 7:06 am em | 0 comentários

Divulgação

Curso promove treinamento sobre instalação de geomembranas de pead

Geossintético atua como barreira

Curso promove treinamento sobre instalação de geomembranas de pead

O Laboratório de Geossintéticos da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC – USP) em parceria com o Grupo Nortène promovem treinamento presencial de 25 a 27 de janeiro sobre instalação de geomembranas de pead, o polietileno de alta densidade. A geomembrana é um geossintético que atua como barreira e impede a passagem de líquidos e gases, sendo usada em diferentes setores, como na mineração, construção civil, piscicultura, aterros e obras agrícolas e ambientais.

Devido ao aumento da utilização de geomembranas, houve crescimento na preocupação com a qualidade na instalação desse tipo de material. As aulas teóricas e práticas acontecerão em São Carlos/SP e são voltadas para toda a comunidade interessada em conhecer e instalar geomembranas conforme especificações técnicas vigentes hoje no Brasil.

Os ministrantes são o professor Jefferson Lins da Silva, o Clever Valentin, técnico do laboratório, o engenheiro Paulo Açakura, instalador da empresa Tecnoplas, a engenheira Carolina Palomino do Grupo Nortène, com mais de 18 anos de experiência no mercado, e a engenheira Alejandra Aparicio também do Grupo Nortène e secretária da ABNT/CEE-175 desde 2021.

“Para o melhor aproveitamento do curso, limitamos para 40 vagas. Houve uma grande procura e as vagas foram preenchidas rapidamente. Possivelmente, iremos divulgar nov0as datas para acolhermos os que não conseguiram vaga na primeira turma”, diz Silva.

Em 2003 a Associação Brasileira de Geossintéticos (IGS Brasil) publicou uma recomendação para a instalação de geomembranas que em 2013 foi substituída pela norma ABNT NBR 16199. Em 2015 e 2017 foi realizado um workshop com apoio da IGS Brasil e patrocínio de empresas do setor (entre elas o grupo Nortene). Também associações têm disponibilizado material sobre o tema como a “Cartilha de instalação de geomembranas”, do CTG-Abint, baseada na versão mais recente da norma ABNT NBR 16199, revisada em 2020.

Até o momento, porém, não havia um curso no Brasil que seja certificado por uma instituição de ensino que capacite os instaladores, como é o caso do que está sendo ofertado pela parceria entre a USP e o Grupo Nortène.  O curso não é equivalente à certificação do IAGI (Associação Internacional de Instaladores de Geossintéticos), contudo fornece uma qualificação básica para os interessados na instalação de geomembranas.

O Laboratório de Geossintéticos da EESC-USP, idealizado pelo professor Benedito de Souza Bueno (in memoriam) é coordenado pelo professor Jefferson Lins da Silva há uma década. Jefferson foi coordenador da ABNT/CEE-175 no período em que foi realizada a última revisão da norma ABNT NBR 16199. Nos últimos anos tem publicado artigos relacionados com a durabilidade dos geossintéticos, especificamente com a durabilidade de geomembrana e de geotêxteis exumados em campo.

O Grupo Nortène atua no setor há mais de 40 anos e segundo Palomino, a iniciativa partiu da necessidade visualizada no campo. “O intuito é incentivar as melhores práticas de instalação, visto que até o momento não houve consenso para oferecer este tipo de capacitação muito solicitada pelos instaladores do mercado brasileiro”, diz.

Responder