Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 7/09/2019 - 7:50 am em | 0 comentários

Divulgação

Cubatão realiza amanhã a 3ª Ecocaminhada da Independência

Rancho da Maioridade: um dos monumentos do percurso

Cubatão realiza amanhã a 3ª Ecocaminhada da Independência

Amanhã, a partir das 9 horas, será realizada a subida da Serra Velha, de Cubatão ao Rancho da Maioridade, um dos 8 monumentos construídos em 1922 pelo então presidente da República Washington Luiz em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Mais de 200 participantes de todas as idades estão inscritos para participar do evento promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Cubatão.

A concentração para o percurso de 8 quilômetros (entre subida e descida) acontece a partir das 8 horas na portaria da Refinaria Presidente Bernardes, onde haverá a conferência das inscrições e um exercício de aquecimento para enfrentar os desafios da subida da “Serra Velha”.

“Além do apelo ecoturístico, a trilha também é um programa histórico-cultural”, explica Antônio Ribeiro, secretário municipal de Turismo, que organiza o evento em homenagem à Semana da Pátria. Encravados na Mata Atlântica estão os oito monumentos que reconstituem a importância do caminho na história da colonização do Brasil Império e da interligação entre o litoral e o planalto paulista.

Entre os inscritos está o prefeito Ademário Oliveira. Cada um dos inscritos fez a doação de alimentos não perecíveis que foram encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade.

O secretário de Turismo lembra que somente os participantes previamente inscritos podem participar e que devem vestir roupas leves e confortáveis, levar lanche e bastante água – além, claro, de máquina fotográfica (ou celular) para gravar as belas paisagens da Serra do Mar. A caminhada será acompanhada por uma ambulância e uma viatura da Defesa Civil.

De acordo com o secretário, os serviços de meteorologia indicam tempo bom, com sol. “No entanto, se chover forte a 3ª Ecocaminhada será transferida para outra data”, avisa.

Além da ecocaminhada, a programação conta com o espetáculo “Caminhos da Independência” até amanhã no Teatro do Kaos (Praça Cel. Joaquim Montenegro, 34 – Largo do Sapo). Desta vez, as mulheres são protagonistas da peça “Imperatriz”, em cartaz às 20 horas. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível.

A programação conta com a exposição “Projeto Recordações – Desfiles Cívicos de Cubatão”, com fotos garimpadas pelo curador Francisco Torres no Arquivo Histórico da cidade. As 24 imagens, flagrantes das apresentações realizadas no Dia da Independência e no aniversário da Cidade, 9 de abril, nos últimos 50 anos, ficarão expostas de segunda-feira, 9, a 27, no saguão da Prefeitura (Praça dos Emancipadores, s/nº) das 9 às 17 horas, com entrada franca.

Responder