Edição 327Abril 2022
Terça, 17 De Maio De 2022
Editorias

Publicado em 8/03/2022 - 6:30 am em | 0 comentários

Divulgação

Conteúdo, convidados especiais e reflexão sobre o papel da cor na história

Coral marca presença na Expo Revestir 2022

Conteúdo, convidados especiais e reflexão sobre o papel da cor na história

Expo Revestir 2022: Presencial + Digital, acontece de hoje a sexta-feira, das 10 às 19 horas, no Transamerica Expo Center, na capital paulista. Entre os expositores, a Tintas Coral estará com espaço que propõe conteúdo, convidados especiais – como o ás das cores, misturas e estampas Sig Bergamin – e uma reflexão sobre o uso das cores através dos tempos.

Esta é a segunda participação consecutiva da marca de tintas no evento, que nesta versão terá formato híbrido. A Coral marcará presença na feira e atividades on-line e também em estande de 135 m2, que será palco de bate-papos retransmitidos nas redes sociais da marca.

“Cor é revolução. Ultrapasse o limite da criatividade” é o conceito que permeia a participação. “Buscamos grandes momentos que marcaram a história e percebemos a presença da cor em cada um deles. Há décadas, movimentos históricos e cores vivem e caminham juntos. Isso porque as cores não mudam apenas superfícies. Elas transformam nossa perspectiva perante o mundo”, diz Juliana Zaponi, gerente de Comunicação em marketing e cor para América do Sul da AkzoNobel.

As referências encontradas são inúmeras. Em 1942, por exemplo, em plena segunda guerra mundial, Winston Churchill entendeu que usar batom vermelho fazia as mulheres se sentirem fortes e seguras, sentimentos especialmente valiosos em tempos de crise. Já no pós-guerra, em 1945, casas eram pintadas de rosa, azul, amarelo: cores vivas que evocavam forte efeito restaurador. Entre 1960 e 1970, artistas abusavam das cores em suas obras, usando pinceladas para mostrar seus ideais em uma época marcada por lutas pelos direitos civis. E foi no final da década de 1970 que Gilbert Baker criou a bandeira símbolo do movimento Lgbtqia+, exibida pela primeira vez na parada gay da liberdade de San Francisco, na Califórnia, EUA. O estandarte original tinha oito cores, das quais seis permanecem até hoje.

Pensando na história brasileira, a Semana de Arte Moderna completa um século este ano e inaugurou o movimento modernista, criando uma arte autenticamente nacional e levando as cores de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti para o mundo.

“São todos exemplos nos quais percebemos a cor como força de transformação, que traz autenticidade, atrevimento, orgulho, mudança, coragem e criatividade. Nossa ideia com esse conceito é também criar um efeito provocativo. Nosso desejo é impactar os profissionais que visitarem o estande da Coral e convidá-los a saírem do conforto dos projetos em branco e off-white e se jogarem nas mais de 2 mil cores disponíveis no leque de cores da Coral, afinal, projetos coloridos causam efeitos positivos na vida de quem habita os ambientes e traz visibilidade ao profissional”, acrescenta Tamara Goes, gerente de Marketing Brasil da AkzoNobel.

Para essa jornada, a Coral convidou um time de relevância, que vivencia as cores em seu dia a dia e em seus trabalhos. A cor faz parte da história de cada um dos convidados. Cada um com sua particularidade, o elenco fala de cor com propriedade. Estes são os destaques da programação do estande da Coral na Expo Revestir 2022, com transmissão simultânea no Instagram @tintascoral:

Hoje, às 14h – Thaís Lauton – Talk “Projetos colorido são mais publicáveis”. A programação na Expo Revestir 2022 será aberta com a jornalista e diretora de redação da revista Casa e Jardim, Thaís Lauton. A profissional sabe como ninguém o impacto que projetos coloridos causam em seus leitores e em sua audiência, e levará suas considerações aos visitantes.

Amanhã, às 14h – Sig Bergamin – Talk “Cores, padrões e texturas. Arquitetura fora da zona de conforto”. Dono de um escritório de arquitetura em São Paulo com base em Nova Iorque e Paris, seus projetos ousados são assunto em publicações mundo afora. O arquiteto é um mestre na arte de combinar estampas e não teme nunca o uso das cores. Ninguém melhor do que esse ícone brasileiro para instigar os profissionais a ter mais coragem na hora de especificar a cor nos seus projetos.

Amanhã, às 17h – Mauricio Arruda – Talk “As cores de 2022”. Fechando o segundo dia de talks, o estande da Coral recebe Mauricio Arruda. Com o arquiteto, apresentador e parceiro da Coral podemos muita inspiração para colorir projetos com as cores do momento. Ele foi diretor criativo do filme de lançamento do Colour Futures – CF22, o estudo global de tendências de cores e comportamento que a AkzoNobel realiza há 19 anos. Com todo seu conhecimento e bagagem profissional, vai inspirar os visitantes a usarem as cores que são tendência em 2022 com sabedoria para, claro, provocar revoluções em cada cantinho do projeto.

Quinta-feira, às 14h – Vanessa Ribeiro e Duda Senna – Talk “Ultrapasse o portal das cores. Cores vibrantes, projetos fascinantes, combinações inusitadas e o match! A dupla de arquitetas traz toda a coragem por trás dos seus trabalhos coloridos, em um convite aos espectadores para abusarem das cores em seus próximos projetos. Elas promovem também cursos que encorajam profissionais a usarem cores com personalidade sem medo.

Quinta-feira, às 17h – Juliana Pretti –“Como a FARM se tornou referência abusando das cores”. Quem disse que moda, arquitetura e cores não ocupam o mesmo espaço? Coordenadora de Cor da Farm Rio, Juliana Pretti traz ao espaço da Coral todas as cores, estampas e ideias que fizeram da marca um ícone da moda brasileira.

Sexta-feira, às 14h – Ester Carro e Darlan Firmato – “Cores que transformam vidas”. A arquiteta e CEO do projeto social Fazendinhando, no Jardim Colombo (SP), e o também arquiteto e gestor de sustentabilidade da Casacor falam sobre o poder transformador da cor na vida das pessoas, por meio de um bate-papo inspirador.

Sexta-feira, às 17h – Beatriz Quinelato e Kátia Perrone – “Decor social. Pequenas revoluções” – Um toque de cor, uma intervenção na decoração. As cores são capazes de mudar ambientes, a atmosfera de um espaço e o dia a dia das pessoas. Se alguém duvida, a arquiteta Beatriz Quinelato e a designer de interiores Kátia Perrone vão provar que sim nessa conversa.

A Coral mostra, há 13 anos, o poder das cores, trocando cenários “sisudos” e apagados das cidades por demãos de tinta colorida, com o Movimento Tudo de Cor. Casas, espaços públicos, comunidades, escolas, abrigos, esculturas que sofrem com a ação do tempo. Tudo pode ser transformado pelas cores, gerando impacto social e refletindo no dia a dia das pessoas. Nesse período, 1,2 milhão de litros de tinta foram utilizados em mais de 2 mil projetos, que impactaram 17 mil imóveis renovados, 5,5 mil pintores formados e mais de 63 mil voluntários. Algumas dessas ações poderão ser vistas em imagens apresentadas no estande.

E agora, os visitantes da Expo Revestir também poderão fazer parte dessa história. Vending machines com o Teste Fácil da Coral (embalagem de 30 ml com tinta de verdade, pronta para uso, para testar as cores na parede) estarão espalhadas pela feira. Toda venda obtida por meio dessas máquinas será revertida para o Projeto Fazendinhando, a fim de incentivar mulheres pintoras.

Quem visitar o evento poderá ver de perto a mais nova ferramenta digital da Coral, disponível na loja on-line da marca. As ações na Expo Revestir também incluem arquitetos e influenciadores convidados que irão percorrer a feira utilizando o Color Sensor em revestimentos e outras superfícies, registrando seu funcionamento nas suas redes sociais. O dispositivo é um importante aliado na pesquisa e identificação de cores, auxiliando na escolha de tonalidades que combinam entre si – o que reforça o conceito de complementaridade das cores – tinta, revestimento e itens de decoração em geral.

Responder