Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 29/03/2017 - 11:35 am em | 0 comentários

Divulgação

ConstruSer valoriza o trabalhador para a retomada e um novo começo

Participantes aproveitaram diversas atividades, como dança, atrações culturais e sorteios

ConstruSer valoriza o trabalhador para a retomada e um novo começo

A 10ª edição do ConstruSer realizada no sábado passado no SESI Cubatão reuniu cerca de 1.200 pessoas que puderam ter um dia inteiro de lazer em família. Este ano o tema central do evento foi “Construir um Novo Começo” e focou a importância da capacitação do profissional como ferramenta para o retorno ao mercado de trabalho ou na busca de melhores oportunidades. Além das oficinas de economia doméstica e sugestão de comercialização de comidas no pote (saladas, bolos e café da manhã ou lanche) a programação contou com oficina de artesanato para a reutilização de canos de PVC, latas de tinta e palets para o mobiliário – que são descartados nos canteiros de obra e podem ser transformados em objetos de decoração para serem comercializados e se tornar um complemento da renda familiar.

Nas áreas de lazer foram realizados jogos lúdicos e oficinas de dança, apresentação musical com o Coral Zanzalá e de dança com a Cia de Dança de Cubatão. Outro ponto alto foi a apresentação dos cães da Polícia Militar que participaram da simulação na busca de criminosos e na localização de entorpecentes com o auxílio desses animais. Para as crianças também foram montados brinquedos pula- pula, piscina de bolinhas e estações de maquiagem artística e para orientação de trânsito. A saúde do trabalhador também teve espaço com testes de visão, glicemia e pressão arterial. No escovódromo as crianças receberam dicas de escovação e ganharam kits de higiene bucal. Com o calor as atividades na piscina também foram concorridas.

A meta deste ano era atender 900 pessoas, mas, ao final, foram contabilizados 1.200 atendimentos. Os trabalhadores puderem conhecer todos os serviços oferecidos pelos parceiros do evento o ano todo.

Para o diretor das unidades Santos e Cubatão do SESI, Alexandre Conte, essa parceria que já dura 10 anos só reforça a vocação do serviço social da indústria para com a comunidade: “É uma forma de darmos uma devolutiva para a sociedade com um dia de lazer, de oportunidades para o despertar da consciência de responsabilidade social, do empreendedorismo e de colaborar para uma nova visão de mundo”.

O coordenador de Relações com a Indústria do Senai Santos, Roberto Ferreira de Carvalho, destaca que o mais importante para as escolas técnicas da instituição é estar formando profissionais melhor capacitados. “Nossa história começou há 75 anos e só vem crescendo com os grandes parceiros nessa empreitada, a exemplo do SindusCon-SP. Aqui podemos concentrar no mesmo espaço diversas opções de cursos e dar opções para a formação técnica e desenvolvimento dos trabalhadores da indústria da construção, cumprindo nossa missão”.

Em todo o Estado de São Paulo o encontro anual da família da construção reuniu mais de 20 mil pessoas em 10 unidades do SESI de municípios paulistas. O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa 650 construtoras associadas e 22,5 mil filiadas em todo o estado. A construção paulista representa 27,5% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 5,3% do Produto Interno Bruto do Brasil.

Responder