Edição 311Dezembro 2020
Quarta, 20 De Janeiro De 2021
Editorias

Publicado em 18/12/2020 - 7:08 am em | 0 comentários

Divulgação

Começa a operar o roteiro ferroviário histórico entre Salto e Itu

Locomotiva e vagões estão prontos para o início das operações

Começa a operar o roteiro ferroviário histórico entre Salto e Itu

Será inaugurado amanhã o Trem Republicano, roteiro turístico-ferroviário entre as cidades de Itu e Salto, no interior do estado de São Paulo. O projeto teve início há 15 anos. No início será utilizada uma locomotiva a diesel que pertencia à antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, ano 1952, e três carros com capacidade total de 132 passageiros, sendo que no Boutique Pet Friendly os passageiros poderão viajar com seus bichinhos de estimação. Serão dois horários de segunda a quinta-feira, três às sextas-feiras e domingos e quatro aos sábados.

O nome do passeio tem história. Em 17 de abril de 1873 foi inaugurada a Estrada de Ferro Ituana e, no dia seguinte, aconteceu a Convenção Republicana de Itu, o primeiro encontro desse tipo e marco de fundação do Partido Republicano Paulista (PRP), importante para o fim da monarquia que aconteceria em 1889.

Em 2005, a proposta de roteiro ganhou o nome de Trem Republicano. O início das obras foi três anos depois, por meio de liberação de recursos do Ministério do Turismo e, na sequência, a doação de trilhos feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); dois quilômetros chegaram a ser assentados, mas as obras foram interrompidas.

Em 2013, por meio de convênios com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo, começaram os repasses para a conclusão do projeto, incluindo pontes sobre o Rio Tietê, o girador de locomotiva e a reforma das estações das duas cidades. Ao todo, foram R$ 14,1 milhões do governo do estado.

“Os passeios de trem integram as famílias e são um forte atrativo em diversos lugares. Iniciativas como essa, que ultrapassam os limites de apenas uma cidade, têm força para mudar o panorama regional, gerando empregos e qualificando o turismo paulista”, enfatiza o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz.

A operação será privada. Em agosto o Consórcio Intermunicipal formado por Itu e Salto assinou o contrato com a Serra Verde Express, concessionária da ferrovia Curitiba-Paranaguá (PR).

Divulgação

Estações de Itu e Salto foram reformadas com recursos do estado

Responder