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Publicado em 30/09/2020 - 7:04 am em | 0 comentários

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Combustível para que as empresas possam superar a crise

Intraempreendedorismo: incentivar ações dos colaboradores

Combustível para que as empresas possam superar a crise

A crise mundial provocada pela pandemia do novo coronavírus tem forçado muitas organizações a repensarem seus negócios e, infelizmente, algumas consideram que reduzir o quadro de funcionários é a única solução. Contudo, um conceito antigo, mas até então pouco disseminado, pode ser o caminho para que muitas empresas encontrem em seu time de colaboradores o combustível necessário para superar a crise: é o intraempreendedorismo.

Utilizado pela primeira vez na década de 1980 pelo consultor e educador americano, Gifford Pinchot III, o termo intraempreendedorismo significa, de forma prática, promover ações empreendedoras dentro de uma companhia partindo dos profissionais que ali estão.

Mais do que nunca, a capacidade de “intraempreender” é vista por muitos recrutadores como uma das soft skills cada vez mais valorizadas pelas empresas que, em contrapartida, têm estimulado e proporcionado ótimas condições para que seus colaboradores tenham ideias criativas, inovem e busquem soluções para cenários que estão fora dos principais planos de ação.

Diferente do empreendedorismo, que está mais relacionado a implementar novos negócios do zero, o intraempreendedorismo visa sim incentivar os profissionais para que ajam como donos e líderes da organização em que trabalham, com liberdade para propor soluções diferentes do que já é feito na rotina do negócio.

“Algumas empresas estão descobrindo só agora, durante a crise, o poder do intraempreendedorismo”, avalia Arnaldo Maluf Gesuele, sócio-fundador da Walk Skills: “Mas muitas outras já aplicam isso no dia a dia da companhia e têm alcançado bons resultados de uma maneira geral, tanto para o negócio como na melhora das relações com os funcionários”.

Isso porque, incentivar o intraempreendedorismo eleva o bem-estar do colaborador, tornando-o muito mais engajado, além de gerar oportunidades reais de crescimento para ele dentro da companhia, contribuindo, assim, com a retenção de talentos.

Assim como todas as soft skills, intraempreendedorismo pode ser desenvolvido e aprimorado por meio de treinamentos e estímulos externos que, em conjunto com outras habilidades comportamentais, como trabalho em equipe, liderança, iniciativa e criatividade, podem garantir ótimas ideias e grandes projetos para as empresas partindo diretamente da equipe.

Por isso, é importante que as empresas criem programas de incentivos e treinamentos que estimulem seus times, fazendo com que todos assumam sua verdadeira importância dentro da organização e sejam protagonistas em seu ambiente de trabalho.

Segundo a especialista em gestão por competências Maria Odete Rabaglio, todo profissional, independente do seu cargo e posição hierárquica, é capaz de praticar o intraempreendedorismo e de prover soluções inovadores dentro da companhia: “A empresa inteligente quer o intraempreendedor. Ela vai em busca de formar intraempreendedores que busquem os melhores resultados possíveis. E isso vale para os colaboradores de todas as áreas, desde o operacional até os cargos de alto escalão”.

Mas as empresas não são as únicas beneficiadas pelo intraempreendedorismo. Esta é uma ótima chance para o colaborador se destacar e se desenvolver como profissional e, para isso, é preciso ter interesse, força de vontade, estar aberto ao novo e manter uma mente flexível direcionada para o crescimento.

Gaya Machado, diretora de conteúdo da Walk Skills, explica que precisamos aprender e reaprender sempre que necessário: “Este é o primeiro passo para que todo profissional desenvolva o intraempreendedorismo. Todos nós somos capazes de aprender e nos adaptar, mas temos que nos desafiar todos os dias. É preciso ter comprometimento, manter a mente aberta e aceitar críticas e feedbacks, mesmo que negativos, sempre tirando um aprendizado de cada situação. Essa atitude abre o caminho para que o indivíduo se desenvolva e aprimore suas habilidades, incluindo o intraempreendedorismo, mas é preciso dedicação e algumas ações simples, mas extremamente importantes”.

Ela relaciona:

Procure e aproveite todas as oportunidades. Seja proativo, esteja aberto a desafios e mantenha um bom relacionamento com profissionais de outros setores e, quando menos esperar, uma ótima oportunidade pode surgir.

Transforme ideias em projetos que possam ser comerciais. Não tenha medo de expor ideias que possam ser bem aproveitadas dentro da sua empresa. Coloque-as em prática.

Tenha maturidade para lidar com riscos e possíveis falhas. Assuma riscos e aceite as falhas como um aprendizado, faz parte do processo.

Seja um executor de planos. Tire seus planos do papel. Ótimas ideias não têm valor se são forem colocadas em prática.

O profissional intraempreendedor é um dos principais motores de inovação e criatividade que uma empresa atenta ao novo mercado pode ter. Por isso, é importante incentivar e aproveitar as oportunidades para transformar o atual cenário e propor soluções eficazes e competitivas dentro de uma companha.

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