Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 12/09/2016 - 9:51 am em | 0 comentários

Divulgação

Colab-USP treinará cidadãos para monitorar orçamento público

Observadores sociais em encontro semanal

Colab-USP treinará cidadãos para monitorar orçamento público

A lei brasileira obriga que todos os gastos públicos sejam disponibilizados de forma detalhada e em tempo real na internet. Mesmo assim, os portais de transparência ainda necessitam da legibilidade e maior acessibilidade dos dados abertos, merecendo atenção especial dos cidadãos. É por esta necessidade que o Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP) firmou convênio com o grupo de pesquisa Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (Colab), da Universidade de São Paulo (USP).

Entre setembro e novembro de 2016, os observadores sociais aprenderão gratuitamente como funciona o projeto “Cuidando do Meu Bairro”, que busca contribuir para a cidadania como uma ferramenta de controle e participação social na capital paulista. Por meio de ações de mapeamento das despesas públicas da cidade de São Paulo, e exibição dos resultados em um mapa, é possível acompanhar o progresso de gastos, em tempo real.

“A partir das lições aprendidas e sugestões dos usuários, houve a ampliação do escopo da ferramenta, que busca aliar os fluxos verticais de informação do governo para a cidadania, por meio da captação de dados abertos e por respostas às solicitações de informações para a prefeitura. Nossa ferramenta também é capaz de atuar com o fluxo horizontal, compartilhando os pedidos, respostas e comentários entre os usuários”, garante a docente responsável pelo “Cuidando do Meu Bairro”, professora Gisele S. Craveiro.

O objetivo do convênio é entre o Observatório Social de São Paulo e o grupo de pesquisa Colaboratório de Desenvolvimento e Participação é gerar um estudo do uso de alternativas tecnológicas para o acompanhamento do orçamento público da cidade de São Paulo pela rede de voluntários e participantes das atividades de monitoramento e engajamento cidadão, desenvolvidas pelo OSB-SP.

“Esse convênio almeja compreender os fatores limitantes ou potencializadores para o acesso à informação mediada, pela plataforma ‘Cuidando do Meu Bairro’, que foi desenvolvida por alunos e professores do Colab-USP”, frisa Leonilda Silva, diretora do Observatório Social do Brasil – São Paulo.

O treinamento ocorrerá em três etapas: no dia 19 de setembro, das 17h30 às 18h30; no dia 24 de outubro, 17h30 as 18h30 e no dia 21 de novembro, em horário a definir. Estão disponíveis 50 vagas e os treinamentos ocorrerão no laboratório da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), na Avenida Liberdade, 532, Liberdade, capital paulista.

Para inscrições, cadastro pelo link: https://goo.gl/forms/SkBt9zcNNEx64T883 ou entrar em contato pelo e-mail fobsampa@yahoo.com.br

Responder