Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 27/07/2016 - 10:37 am em | 0 comentários

Divulgação

Casa da Esperança de Santos iniciará programação do Ano Jubilar

Buscar recursos para tratamento gratuito de 285 crianças e adolescentes

Casa da Esperança de Santos iniciará programação do Ano Jubilar

Para comemorar os 60 anos de fundação, que serão completados em 2017, a Casa da Esperança de Santos inicia na sexta-feira a programação do Ano Jubilar: às 19h30, será feito o lançamento da pedra fundamental da obra de ampliação da sede, na Rua Imperatriz Leopoldina, 15, na Ponta da Praia, oportunidade em que haverá a apresentação da Orquestra e Coral Mário Tirolli.

A programação terá várias atividades até 24 de julho de 2017. Entre os destaques, será lançado livro que contará a história da instituição, escrito pela jornalista Vera Leon, exposição de fotografias históricas e seminário.

Presidida pelo engenheiro Roberto Luiz Barroso, a Casa da Esperança de Santos foi criada pelo médico Samuel Augusto Leão de Moura com o apoio do Rotary Club de Santos em 1957. Atualmente 280 crianças/adolescentes com variadas patologias, de zero a 18 anos de toda a Baixada Santista, Litoral Norte e Sul do Estado, recebem tratamento gratuito. A maioria (58,24%) é portadora de paralisia cerebral. Os recursos para esse trabalho são provenientes dos setores governamentais, operacionais e predominantemente comunitários, por intermédio de associados, padrinhos, promoções beneficentes, tele doações e Nota Fiscal Paulista.

Além do tratamento das crianças/adolescentes, a Casa também atua no apoio às famílias possibilitando, por intermédio do Núcleo de Promoção de Mães D. Vanjú, aulas de artesanato, culinária, panificação e informática oferecidas aos cuidadores durante o período das terapias dos pacientes. As aulas contribuem para o fortalecimento familiar e possibilitam geração de renda. Toda a produção artesanal é comercializada por intermédio da Feirinha da Esperança (loja instalada no térreo da sede) e bazares. Os produtos de panificação e confeitaria através da Cafeteria Sabor de Esperança (também instalada na instituição) revertendo parte da renda para os cuidadores participantes dos cursos. Também são aceitas encomendas.

Na monitoria dos cursos de artesanato, apoio às atividades da brinquedoteca, triagem de doações e realização de bazares, entre outras ações, a Casa da Esperança de Santos conta com o trabalho voluntário de aproximadamente 50 pessoas. Além disso, existe ainda o Grupo Fadinhas, que se reúne uma vez por semana para a produção de peças artesanais que são vendidas em Bazar realizado anualmente na Casa.

A Casa da Esperança de Santos possui salas equipadas para atendimento nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Serviço Social, piscina terapêutica, além de consultórios médico e odontológico. A instituição tem ainda auditório, cozinha industrial, refeitórios para pacientes/familiares e funcionários, salas para a Brinquedoteca, aulas de artesanato, tele doações, oficina e loja ortopédica. Compõe ainda a infraestrutura o setor de fisioterapia de adultos que presta atendimento particular, SUS e planos de saúde.

No início de 2014 a Instituição ampliou suas atividades com a inauguração de dois novos setores: a Unidade de Fisioterapia Respiratória, para o tratamento das doenças que atingem o sistema respiratório das crianças e a Sala de Atividades de Vida Diária, que objetiva capacitar os pacientes para maior participação e/ou independência nas funções cotidianas.

Em 2015 implantou o Programa de Intervenção Precoce ao Recém Nato de Risco que tem o objetivo de promover, o mais cedo possível, a recuperação ou amenizar as limitações que podem se desenvolver nos bebês prematuros.

Em 2016 inicia a ampliação de sua sede com a finalidade de expandir e aprimorar sua missão de atendimento de crianças e adolescentes com deficiências físicas e intelectuais. O projeto foi elaborado pelo engenheiro Ricardo Soares Gomes de Oliveira Filho e a arquiteta Daniela Silveira e prevê a construção de um novo prédio com dois andares. Mais em www.casadaesperancasantos.org.br

Responder