Edição 298Novembro 2019
Quarta, 11 De Dezembro De 2019
Editorias

Publicado em 30/08/2019 - 7:51 am em | 0 comentários

Divulgação

Capacitação on-line e gratuita para impulsionar negócios

Tamo Junto: mais de 30 mil usuários no país

Capacitação on-line e gratuita para impulsionar negócios

Nos últimos cinco anos, o número de microempreendedores no Brasil cresceu mais de 120%, ultrapassando a marca de 8 milhões, segundo dados do Portal do Empreendedor. Muitas vezes, são pessoas que iniciam seus negócios para só depois buscar uma capacitação. Com isso, cursos on-line e gratuitos têm se tornado uma alternativa para esse público adquirir mais conhecimento.

A plataforma Tamo Junto, da Aliança Empreendedora, já atingiu 30 mil cadastros desde que foi criada, em 2014. Ela oferece conteúdos gratuitos – cursos, videoaulas, artigos e ferramentas – para os microempreendedores desenvolverem e profissionalizarem seu negócio.

Cerca de um terço dos 30 mil usuários inscreveram-se em cursos e, dentre esses, 2.844 finalizaram as atividades, recebendo certificação. Desde o início, o Tamo Junto registrou mais de 250 mil visitas e quase 560 mil visualizações de páginas.

“O microempreendedor precisa de praticidade, agilidade e rapidez, pois muitas vezes concilia o trabalho com estudos, família e outras atividades”, explica a coordenadora do projeto, Taysa Holocheski: “Por isso, busca cada vez mais nossas capacitações on-line e gratuitas, que aliam um conteúdo de qualidade a uma linguagem leve”.

São 10 cursos e mais de 100 artigos e videoaulas avulsas. Um dos cursos mais buscados, “Como cuidar do dinheiro do seu negócio”, aborda a gestão financeira em nove videoaulas e oito artigos, além de oferecer ferramentas práticas, como planilhas de controle financeiro. Até julho, o curso teve 4.108 inscritos e 714 certificados emitidos. Entre as aulas avulsas, a mais procurada é “Como parar de vender fiado de uma vez por todas”, que soma 8,58% das visualizações do site.

O Tamo Junto começou com videoaulas e realizou seu primeiro curso em 2016, o Empreender Modo On, que trata de aspectos essenciais para quem quer iniciar o negócio ou desenvolver o que já possui – habilidades empreendedoras, modelo de negócio, relacionamento com clientes e fornecedores, formalização, entre outros.

Dentre os usuários, 63% são mulheres. Quando segmentados por raça, a maioria são negros (54%), seguidos por brancos (44%) e indígenas (0,5%). Já quando analisados por faixa etária, os usuários têm majoritariamente de 26 a 35 anos (44%), seguidos pelos de 36 a 45 anos (22%) e pelos mais jovens, de 18 a 25 anos (21%). A grande maioria dos usuários também já tem algum empreendimento (61%).

Para acessar conteúdos, basta se cadastrar em https://aliancaempreendedora.org.br/tamojunto/