Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 17/03/2020 - 2:48 pm em | 0 comentários

Reprodução

Brasil registra primeira morte por coronavírus na cidade de São Paulo

Covid-19: Santos sem nenhum caso confirmado

Brasil registra primeira morte por coronavírus na cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo registrou a primeira morte por coronavírus no país, confirmou a Secretaria de Estado da Saúde, ao informar que se trata de um homem, 62 anos, com histórico de diabetes e hipertensão, mas sem relato de viagem. A Secretaria acrescentou que existem quatro outros óbitos no mesmo hospital, ainda sem definição do agente causador.

Santos continua sem nenhum caso confirmado do Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento há 50 casos suspeitos da doença em investigação pela Seção de Vigilância Epidemiológica, após as notificações repassadas pelas unidades de saúde da Cidade. As amostras dos pacientes serão analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz.

A Dersa anunciou restrição no número de pedestres e ciclistas transportados nos catamarãs em razão da atual pandemia do coronavírus. A medida está em consonância com as ações anunciadas pelo governo de São Paulo para reduzir a disseminação da nova doença.

No litoral Norte, o sistema de São Sebastião/Ilhabela é atendido pelas lanchas LS 02 (capacidade de 370 pessoas) e a LS 05 (capacidade de 450 pessoas). Com a nova determinação, só será permitido o embarque de 50 pessoas na LS 02 e 70 na LS 05. Em caso de necessidade, os pedestres também poderão contar com as balsas de veículos.

Já na travessia Santos/Vicente de Carvalho a estratégia prevê o uso de quatro lanchas no horário de pico. Com a capacidade máxima garantida é possível aumentar a frequência de viagem e diminuir o número de pessoas nas embarcações. Fora do horário de pico, serão disponibilizadas três embarcações.

A lancha Paicará (capacidade de 728 pessoas), a Itapema (capacidade de 185 pessoas), LS 03 e LS 04 (ambas com capacidade de 370 pessoas) também terão seu embarque limitado. A Paicará irá transportar 220 usuários e a Itapema passará a permitir 80 pessoas. As duas LS passam a permitir 160 usuários cada.

Em Santos e Guarujá, a travessia de ciclistas nas balsas será limitada a 150 usuários por viagem. As travessias contarão com o apoio da Polícia Militar. O objetivo é diminuir a propagação do vírus e atende às diretrizes do Governo de São Paulo, que criou um Centro de Contingência.

A Dersa também reforçou a limpeza e a higienização das lanchas, que estão sendo feitas a cada viagem. Também foi disponibilizado material visual contendo informações sobre as medidas de prevenção.

A principal recomendação é higienizar as mãos. São cuidados simples, mas importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas. Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%.

O Governo do Estado de São Paulo criou um comitê administrativo extraordinário com poder de decisão para tomar medidas emergenciais durante a pandemia de coronavírus. O grupo é comandado pelo vice-governador Rodrigo Garcia, que também é secretário de Governo.

Dois shoppings da Baixada Santista, o Praiamar, em Santos, e o Brisamar, em São Vicente, divulgou comunicado para informar que devido a situação envolvendo o Covid-19 no Brasil e seguindo as recomendações da Associação Brasileira de Shopping Centers, reduzirão o horário de funcionamento a partir de hoje, passando a operar das 12 às 20 horas, até o dia 31 deste mês.

Responder