Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 21/08/2018 - 11:48 am em | 0 comentários

Divulgação

Brasil recebe caminhões elétricos

Veículos fazem parte do primeiro lote de 21 unidades

Brasil recebe caminhões elétricos

Nelson Tucci

Já estão no Brasil os primeiros seis caminhões BYD 100% elétricos de um total de 200 unidades encomendadas pela Corpus Saneamento e Obras, para serem utilizados no serviço de coleta e transporte de resíduos. Os veículos foram embarcados no início de junho último, na cidade de Changsha, na China, e fazem parte do primeiro lote de 21 unidades com entrega programa para este ano.

Os caminhões não emitem gases de escapamento ou fumaça na atmosfera, possuem manutenção simplificada e são mais silenciosos que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana, garante o fabricante. Eles utilizam como fonte de energia bateria especialmente desenvolvida para a eletrificação veicular, com tecnologia exclusiva de fosfato de ferro lítio (reciclável e com vida útil de até 30 anos). Têm PBT técnico de 21 toneladas na versão 4×2 e autonomia estimada de 8 horas de operação por recarga (cerca de 200 quilômetros).

“Antes de entrar em operação, os novos caminhões passarão por uma revisão de entrega e receberão o compactador de resíduos com sistema eletro hidráulico, desenvolvido em parceria com a Danfoss. Esse sistema substitui as tradicionais alavancas e garante maior eficiência energética e redução do nível de ruído no funcionamento do equipamento”, explica Charles Fioravante, gerente de manutenção de frota da Corpus, acrescentando que os caminhões BYD contam também com modernos sistemas “one pedal drive” e KERS de recuperação de energia elétrica pela energia cinética obtida no uso dos freios.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder