Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 20/06/2020 - 7:19 am em | 0 comentários

Divulgação

Atividade física melhora condicionamento e auxilia asmáticos

Caminhada para quem tem problemas respiratórios

Atividade física melhora condicionamento e auxilia asmáticos

Em atenção ao Dia Nacional do Controle da Asma, amanhã, especialistas falam sobre a importância de manter o corpo ativo para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e auxiliar na melhora da qualidade de vida de quem sofre com a doença. Segundo o educador físico da Selfit Academias, Rafael Oliveira, a prática de exercícios aeróbicos fortalece o corpo e tende a aumentar a tolerância da pessoa com asma na realização de esforços físicos da vida cotidiana, como caminhar, subir escadas e correr, entre outros.

“Em outras palavras, a prática regular de atividade física aeróbica melhora a qualidade de vida do paciente asmático”, concorda o pneumologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Celso Padovesi.

O médico ressalta a importância de estar com os sintomas controlados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente há cerca de 235 milhões de pessoas com asma no mundo. No Brasil, mais de 30% da população asmática não faz o tratamento de forma correta, levando a um descontrole da doença, conforme dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Sem o acompanhamento médico adequado, o paciente poderá sentir dificuldade para praticar exercícios físicos, correndo o risco de ter crises de falta de ar e tosse durante ou logo após a atividade. “É recomendado que o paciente passe em uma avaliação com pneumologista antes de iniciar a prática de exercícios e siga fazendo o acompanhamento”, diz Padovesi.

Oliveira recomenda treinos de intensidade moderada: “A pessoa que tem asma pode realizar atividades de três a cinco vezes por semana com exercícios aeróbicos, iniciando com 20 minutos por dia”. Segundo ele, com a evolução do seu condicionamento, é possível ampliar o tempo de treino para até 60 minutos por dia, sempre respeitando o intervalo de dez minutos entre cada atividade.

Para aumentar a resistência muscular, a dica do especialista é intercalar com exercícios focados nos grandes grupos musculares. “A prática contínua moderada proporcionará o suporte necessário para atender ao aumento de estímulo gerado pelas atividades aeróbicas”, salienta, ao relacionar algumas sugestões:

Agachamento. Em pé, com as pernas afastadas e os pés posicionados para frente, flexione os joelhos como se fosse sentar. Repetição de duas séries de 10, com pausas de 30 segundos.

Flexões de braço. Na mesma posição da prancha frontal, porém com as mãos apoiadas no chão, flexione os braços e retorne à posição inicial. Repetição de duas séries de seis flexões, com pausas de 30 segundos.

Abdominais. Deitado com a barriga para cima, estique as pernas para o alto, apontando o calcanhar para cima. Faça um pêndulo com as pernas de forma sutil, sem tirar a lombar do chão. Repetição de três séries de 15 flexões, com pausas de 30 segundos.

Nessa época do ano, os pacientes asmáticos costumam sofrer com a falta de ar, pois variações abruptas da temperatura e umidade do ar, muito frequentes no outono e inverno, são fatores que podem desencadear uma crise asmática.

Por isso, o pneumologista da Rede São Camilo recomenda ao paciente atenção especial ao aumento dos sintomas após o treino aeróbico, especialmente se o fizer ao ar livre em dias mais frios e secos:  “Não há contraindicação para praticar atividade física em dias mais frios, mas é crucial que o paciente mantenha seu tratamento medicamentoso e procure um pneumologista se houver sintomas de crise, para que seja precocemente tratado”.

Responder