Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 10/06/2022 - 4:45 am em | 0 comentários

Divulgação

Apreensão com desaparecimento de indigenista brasileiro e jornalista inglês

Comissão Arns: contexto anormal

Apreensão com desaparecimento de indigenista brasileiro e jornalista inglês

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns acompanha com apreensão o desaparecimento de Bruno Araújo Pereira e Dom Philips, na Terra Indígena do Vale do Javari, no Amazonas, em condições até agora não esclarecidas.

A excepcionalidade da situação e o agravamento do risco de vida dos profissionais cobram do Estado brasileiro que adote, com a máxima urgência, todas as medidas necessárias para a localização dos desaparecidos, tais como, a intensificação das buscas, de forma ágil e eficiente; cumprimento da decisão da 1ª Vara Cível da Justiça Federal do Amazonas, que requisitou o emprego de todos os meios necessários para o sucesso das operações, constatando que a União negligenciou seus deveres de proteção dos indígenas e de fiscalização de suas terras ameaçadas; engajamento pessoal do general Achilles Furlan, comandante Militar da Amazônia, para que prossiga no alto comando das ações de salvamento, prestando contas às famílias, aos povos indígenas, à cidadania brasileira e à opinião pública internacional; investigação dos fatos, bem como de sua possível conexão com delitos praticados por organizações criminosas, naquela região fronteiriça habitada por indígenas isolados e particularmente vulneráveis.

A Comissão Arns destaca que a desaparição aconteceu em contexto anormal, que se acentuou nos últimos anos com a desproteção das terras indígenas, o desmonte dos órgãos de controle ambiental, a diminuição da fiscalização de atividades predatórias, a crônica insegurança pública e a promoção do ódio contra indígenas, servidores da Funai, técnicos do Ibama e jornalistas profissionais.

O acontecimento ressalta a necessidade de proteger os indígenas e suas terras, como Bruno Pereira e Dom Phillips sempre buscaram em sua atuação profissional. “Às famílias de ambos, transmitimos a nossa solidariedade, neste momento de compartilhada aflição. Que eles sejam logo encontrados vivos”, afirma José Carlos Dias, presidente da Comissão Arns.

Responder