Edição 273Outubro 2017
Quinta, 23 De Novembro De 2017
Editorias

Publicado em 26/08/2016 - 9:30 am em | 0 comentários

Ciete Silvério

Alckmin entrega Medalha de Mérito Esportivo no Palácio dos Bandeirantes

Zeca, medalhista ouro nas Olimpíadas, foi um dos homenageados

Alckmin entrega Medalha de Mérito Esportivo no Palácio dos Bandeirantes

O governador Geraldo Alckmin recebeu ontem, no Palácio dos Bandeirantes, atletas que participaram com destaque dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para homenageá-los com a Medalha de Mérito Esportivo do Estado de São Paulo.

“A Medalha do Mérito Esportivo é a maior homenagem que o povo de São Paulo, de maneira singela, simples, mas com enorme orgulho, presta aos seus atletas. Uma justíssima homenagem aos nossos medalhistas e àqueles que não foram medalhistas, mas participaram, dando o melhor de si, nesta grande Olimpíada que fez tão bem ao Brasil. Reafirmamos nosso compromisso com o esporte através do nosso Bolsa Talento, da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e do Centro de Formação de Excelência”, disse o governador.

Estiveram presentes os medalhistas Arthur Nory, bronze na Ginástica Artística; Gabriel Barbosa (Gabigol), Thiago Maia e José Carlos Cracco Neto (Zeca), ouro no Futebol; Maicon de Andrade Siqueira, bronze no Taekwondo; Poliana Okimoto, bronze na Maratona Aquática; Sérgio Dutra dos Santos (Serginho), ouro no Vôlei, entre outros esportistas que representaram o país na maior competição esportiva do planeta.

Além dos atletas, os técnicos Cristiano Albino, da Ginástica Artística; Ricardo Cintra, da Maratona Aquática; Eduardo Alba, do Pólo Aquático Masculino e Cláudio Roberto Castilho, do Atletismo Masculino, também receberam a honraria do governador, diferentemente do que ocorre na Olimpíada, quando apenas o esportista recebe as medalhas.

“O Brasil demonstrou que tem alto potencial esportivo. Cabe a nós, gestores, oferecer oportunidades por meio de programas, ações e estrutura adequada, visando muito mais que medalhas, sobretudo a formação de cidadãos que, por meio do esporte, transformem suas vidas e o ambiente em que vivem”, disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Paulo Maiurino.

Dos 456 atletas brasileiros que participaram dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, 156 eram paulistas. São Paulo é o Estado com maior número de representantes em modalidades olímpicas.

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) investe no capital humano dos atletas paulistas e com isso contribui para o desenvolvimento do desporto brasileiro. A SELJ apoia tanto atletas em formação, por meio dos programas Bolsa Talento Esportivo e Formação Esportiva, como atletas de alto rendimento, em Centros de Excelência.

O programa Centro de Excelência disponibiliza locais para treinamento de atletas de alto rendimento, numa parceria entre a SELJ e federações responsáveis por cada modalidade esportiva. Em 2015, foram criados os Centros de Formação Esportiva, onde atletas iniciantes têm à disposição treinadores, médicos e a estrutura necessária para prática esportiva. O investimento feito nesses programas, entre 2015 e 2016, totaliza mais de R$ 20 milhões.

O Centro de Excelência de Natação, por exemplo, é administrado pela Federação Aquática Paulista, atende 120 usuários e está instalado no Complexo Aquático do Ibirapuera. Outra parceria em curso, atualmente, é com o Centro de Formação de Boxe, instalado no município de Itanhaém, que atende 184 crianças e jovens. O projeto é desenvolvido pela Federação de Boxe do Estado de São Paulo.

Vale citar também o convênio estabelecido com a Associação Brasileira dos profissionais de Educação Física e Esporte para manutenção do Centro Esportivo Comunitário “Etec na comunidade”, localizado na região do Parque Novo Mundo.