Edição 306Julho 2020
Sexta, 14 De Agosto De 2020
Editorias

Publicado em 18/12/2019 - 7:33 am em | 0 comentários

Luiz Carlos Ferraz

A expressão facial dos cães e como ela conquista os humanos

Billy: forma rápida para tocar corações

A expressão facial dos cães e como ela conquista os humanos

Os pets têm talento para encantar os seres humanos, conseguindo hipnotizar com suas peripécias e fazer o coração bater mais rápido. Foi o que a Universidade de Portsmouth, da Inglaterra, em parceria com o Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal Waltham, parte da Mars Petcare, constataram ao testar a capacidade de cães que estavam para adoção de alterar suas expressões faciais e assim chamar a atenção de possíveis novos tutores.

Um aspecto curioso apurado pelos cientistas é que os cães em determinado momento perceberam que ao variar a musculatura da parte interna de suas sobrancelhas, seus olhos ficavam maiores e adquiriam um olhar mais entristecido e isso atraia mais a atenção dos humanos. Segundo os pesquisadores, a preferência por pets com essa expressão é porque remete a feições mais infantis.

Uma ferramenta foi desenvolvida pelos pesquisadores de ambas as instituições e ela consegue analisar de uma forma bem prática a famosa “carinha de dó” que alguns cães fazem quando humanos se aproximam. Ela foi nomeada de “DogFACS”, que em tradução livre seria Sistema de Codificação de Ações Faciais para Cães. Em resumo, ela decodifica e identifica as expressões faciais e musculares dos cães e suas alterações, ajudando a entender a evolução que os pets tiveram em relação a comunicação e interação humano x animal.

A pesquisa foi realizada com 27 cães que estavam à espera da adoção e foi medido o momento exato em que um humano se aproximava e a mudança na feição dos cachorros. O “olhar de coitadinho” deu certo – o olhar foi decisivo para os futuros tutores na hora da adoção.

A Waltham é o centro científico da Mars Petcare e se concentra na nutrição e no bem-estar de cães, gatos, cavalos e peixes e em seus benefícios para os seres humanos. Desde seu primeiro artigo científico, há mais de 50 anos, compartilhou sua experiência através de 1.700 publicações, incluindo mais de 600 artigos de periódicos revisados por pares. Além disso, os pesquisadores da instituição colaboram com cientistas veterinários e nutricionais do mundo. Em colaboração com institutos de pesquisa, fornece a ciência e a experiência subjacentes às principais marcas da Mars Petcare.

A Mars, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como Royal Canin, Pedigree, Whiskas, Eukanuba, Optimum, M&M’S, Twix, Snickers, Uncle Ben’s, Masterfoods, Orbit, Extra, Skittles e Starburst. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus quatro segmentos de negócio: petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), confeitos (chocolates, balas e gomas), alimentos e pesquisa. Cerca de 125 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os cinco princípios da empresa: qualidade, eficiência, responsabilidade, mutualidade e liberdade, trabalhando diariamente para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos. Mais informações em www.mars.com/brazil/pt

Responder