Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 306 Julho 2020

Divulgação

RA na construção civil

RA: mais facilidade ao cliente para entender um projeto

RA na construção civil

Com o uso da Realidade Aumentada, ou AR, do inglês Augmented Reality, o mercado da construção civil ganhou um aliado para transformar a apresentação dos projetos – antes restritos ao 2D, com uso de softwares e plantas impressas – em uma experiência de imersão, na qual é possível ter acesso a todos os detalhes de uma construção antes mesmo do assentamento do primeiro tijolo. A AR traz para o mundo real o holograma do que será feito no futuro. A intenção é que se possa tomar decisões comparando o real com holograma do que foi projetado. A tecnologia permite, ainda na fase de projeto, fazer as análises comparativas entre o que já existe e o que ainda está por ser concluído. Na fase de obra, compara a construção em andamento com o que foi projetado, mostrando as inconsistências de execução. Através dos óculos de realidade aumentada, é possível fazer projeções sobre o construído e checar se tudo está de acordo com o projeto.

A Kemp, de São Paulo, apostou no HoloLens, óculos de AR da Microsoft para a visualização plena das obras. Desde então, tornou-se mais fácil para o cliente entender um projeto. Com a ferramenta, pode-se enxergar todo e qualquer item projetado. É possível criar ambientes e layouts e verificar disposição, espaço, altura, enfim, ver um holograma do que se deseja no futuro para aquele ambiente.

Na fase do projeto, modelado em revit com todas as especialidades, demonstra-se o que está sendo executado, projetando o holograma do futuro no local. Também pode-se disponibilizar as reuniões técnicas de obra para o cliente, através do Microsoft Teams. Na fase de obra, com apenas uma pessoa utilizando os óculos, é possível transmitir a visualização para quem que não está presente, através de uma videoconferência no Teams. Ou seja, pode-se realizar uma reunião técnica sem ter que deslocar todos os envolvidos ao local da obra, o que diminui gastos e riscos de acidentes de trânsito ou na própria obra.

Além de os projetos da Kemp serem elaborados com a metodologia BIM, que facilita a identificação de problemas e redução de custos, há a possibilidade de se ver o resultado em AR antes de dar início à execução. As projeções em realidade aumentada reduzem riscos e falhas no canteiro de obras, otimizando a produtividade em todos os processos e, principalmente, viabilizando uma entrega dentro das expectativas da marca.

Responder