Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 315 Abril 2021

Divulgação

Segurança operacional e eficiência energética

Ventura Corporate Towers atualizou sistemas eletrônicos

Segurança operacional e eficiência energética

Em parceria com a Schneider Electric, a BR Properties modernizou os sistemas eletrônicos do Ventura Corporate Towers, no Rio de Janeiro. O empreendimento passou por atualização e ampliação dos sistemas eletrônicos, para melhorar a segurança operacional e a eficiência energética.

“Nosso desafio inicial era a modernização dos sistemas eletrônicos do Ventura, visto que a primeira torre foi construída em 2008, e a segunda, em 2010”, afirmou Fernando Carrasqueira, responsável pela administração predial no Ventura Corporate Towers: “Observamos que o edifício necessitava de recursos tecnológicos compatíveis com a grandeza do empreendimento”.

Foram renovados o Sistema de Controle de Acesso (SCA) e o Sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV). Além desses, o Sistema de Detecção e Alarmes de Incêndio (SDAI) e o Sistema de Supervisão Predial (Building Management System – BMS). O projeto de retrofit teve início em 2018, e a implementação durou 120 dias. “Entre os fatores que precisávamos melhorar estavam as ‘zonas escuras’ no CFTV em áreas comuns, locais que deveriam ter equipamentos de monitoramento. Com isso, ampliamos o número de câmeras de 100 para 250 e migramos do sistema analógico para 100% digital”, explica Rafael Rodrigues, gestor de engenharia no condomínio. As ações permitiram que o sistema contemplasse a instalação de uma rede de equipamentos com cabeamento estruturado totalmente dedicada aos sistemas eletrônicos.

Responder