Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Reprodução KopywritingKourse.com

Ser fotógrafo é…

Importante aprender sobre gestão de carreira e de negócio

Ser fotógrafo é…

Leandro Ayres

…É REUNIR habilidades e percepções para expressar uma mensagem visual, ou melhor, sensorial (*), captada através de um dispositivo fotográfico.

A definição acima é bem abrangente, serve para todos que fotografam. Da adolescente que faz bico de pato para publicar a selfie no Instagram, passando pela confeiteira que publica o seu bolo recém-assado, até chegar ao fotógrafo profissional, que tem nesta área de atuação a fonte do seu sustento. E, para esta última categoria, ser fotógrafo é ir muito além da fotografia. É ser administrador, pesquisador e empreendedor.

O interessado em se tornar profissional deverá entender que ter um equipamento caro, boa formação e habilidade não o conduz ao sucesso profissional. É imprescindível aprender sobre gestão de carreira e de negócio, conhecer o mercado e seu público alvo, estabelecer uma sólida rede de bons contatos e apostar em maneiras eficazes de promover seus trabalhos. São vários os caminhos. Antes de seguir, o postulante deverá se conhecer e concentrar suas energias e tempo no segmento que ele deseja se especializar, seja como fotógrafo de casamento, de produtos, fotojornalista etc.

Dado o primeiro passo, ingressar em um curso que transmita conhecimentos sobre a gestão da carreira fotográfica, avaliação do mercado, formalização fiscal, como atingir o seu público alvo identificando a melhor plataforma e linguagem para isso. Sim, essa é a parte menos atraente da nossa profissão. Longe do ideal artístico que os atraiu para a luz, como moscas muitos são queimados pelo que os cegou e sucumbem, desistem de ser fotógrafo. Para estes, só restará o desejo de diminuírem o prejuízo do investimento vendendo seus equipamentos por um preço justo.

Existem diversos cursos de gestão, presencial ou não, que estão espalhados pelo país. O Instituto Internacional de Fotografia (www.online.iif.com.br), baseado na capital paulista, oferece treinamento com duração de dois dias, excelente para quem não dispõe de muito tempo. Com o investimento de R$ 600, o interessado poderá participar do Photo Meeting, curso presencial que acontecerá nos dias 20 e 21 de março, no qual o aluno aprenderá sobre o planejamento da carreira de forma estruturada, sequencial e prática para aplicação no seu dia a dia. Este evento reunirá oito nomes de peso, atuantes no mercado fotográfico há muitos anos, que irão dividir com os presentes suas experiências e dar o caminho das pedras…

(*) Já há impressoras 3D que fazem impressões de fotografias em relevo para que deficientes visuais possam também “ver” as imagens, que quase sempre vêm acompanhadas de descrições auditivas.

Equipamento caro, boa formação e habilidade não conduz ao sucesso

Responder