Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 253 Fevereiro 2016

Divulgação

Santos, a nova Meca brasileira da fotografia

Cannabrava: “Foto boa ou ruim pouco importa hoje...”

Santos, a nova Meca brasileira da fotografia

Leandro Ayres

BOA notícia para os criadores de imagens da Baixada Santista, em especial aos fotógrafos: Iatã Cannabrava, um dos mais conceituados fotógrafos brasileiros, diretor do Estúdio Madalena e um dos diretores do consagrado festival de fotografia “Paraty em Foco”, está de malas prontas para vir a Santos trazendo na bagagem ideias e recursos para transformar o nosso Centro Histórico na nova Meca brasileira da fotografia neste ano, mais precisamente em agosto, quando se comemora o Mês Internacional de Fotografia.

Recentemente, Cannabrava rompeu com a direção do “Paraty em Foco” alegando “divergências de estilo”, mas, dando sequência ao seu relevante trabalho a frente da fotografia tupiniquim, escolheu Santos para, segundo ele, em depoimento a jornalista Liv Brandão, do portal G1, acompanhar as transformações pelas quais passou a fotografia nos últimos anos. E elas foram muitas: câmeras digitais, smartphones, GoPro, drones, tudo isso foi discutido. “Nestes anos todos, abordamos os extremos que a sociedade vive através da fotografia. Eu nunca quis fazer um festival de fotografia em si, e sim refletir através dela. Foto boa ou ruim pouco importa hoje, o importante são as narrativas que se constroem com os instrumentos, seja foto, vídeo, literatura”.

Como é possível perceber, aqui a conotação é vanguardista ou “autoral” e as instalações de mídia e infraestrutura deverão seguir este estilo, o que promete fazer deste “new born” festival um sucesso, o primeiro de uma série, um perfeito “wedding”! elevando ainda mais o “portrait” de Santos no cenário cultural mundial, graças às mídias digitais cada vez mais integradas, rápidas e soprando sempre na direção do “faça você mesmo” ou “selfie”.

Aguardaremos por detalhes deste evento que tem o nome provisório de “Festival do Valongo”. A saber: segundo Iatã Cannabrava, o “Paraty em Foco” continuará acontecendo na cidade fluminense no mês de setembro, como acontece há 11 anos. Outra boa notícia!

Responder