Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Reprodução

Paraty em Foco

Tema deste ano será “Migrações”: retrato da miséria, angústia, incertezas, morte...

Paraty em Foco

Leandro Ayres

EM junho de 2004, em uma viagem a trabalho ao Brasil, o italiano Giancarlo Mecarelli visitou Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. Encantado pelo Centro Histórico e a beleza ao redor, com ilhas e praias paradisíacas, e a ideia de abrir uma galeria e realizar um evento de fotografia na cidade, Mecarelli decide deixar a Itália onde vivia há 22 anos. Em janeiro de 2005, se instalou no Centro Histórico, abriu a Galeria Zoom de Fotografia e criou o Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia.

Na edição deste ano, de 18 a 22 de setembro, o tema será “Migrações”, alinhado com o drama que os povos de regiões em desenvolvimento sofrem em decorrência de guerras, regimes políticos tiranos e até da escassez de terras cultiváveis e água pela degradação do meio ambiente.

Com a falta de repasse de verbas para ações culturais pelo governo federal, o PEF recorreu às convocatórias públicas, já encerradas, e aos parceiros comerciais para se sustentar, prometendo manter a qualidade do evento.

O objetivo do PEF é usar a arte fotográfica para chamar a atenção dos visitantes e formadores de opinião para este problema. Vivemos no antagonismo do mundo globalizado, mas cercado de muros. O retrato que se verá será de miséria, angústia, incertezas, morte. E também de ajuda humanitária, esperança e fé. Tudo dependerá da perspectiva do fotógrafo e de suas experiências.

O Paraty em Foco 2019 tem a fotógrafa Claudia Andujar como Homenageada do Ano. Nascida na Suíça, em 1931, ela chegou em 1955 ao Brasil, após perder grande parte de sua família na Segunda Guerra Mundial. Aqui, sentiu-se atraída pela vida e a causa dos povos indígenas, que sofriam e até hoje sofrem um extermínio lento, com a paulatina migração do homem branco, o avanço do desmatamento e da grilagem, da mineração, das madeireiras e da agricultura de exportação.

Mais informações sobre a programação em www.pefparatyemfoco.com.br

Responder