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Sexta, 19 De Abril De 2024
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Publicado na Edição 249 Outubro 2015

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Marketing para fotógrafos

Ambiente não deve ser apenas virtual

Marketing para fotógrafos

Leandro Ayres

O TRABALHO de um fotógrafo é bastante complexo. Seja ele fotógrafo de moda, de ambientes, de eventos… não importa. Sempre haverá etapas que deverão ser cumpridas até a entrega do produto final ao seu cliente. Partir de um conceito ou ideia, buscar referências, encontrar locações, determinar o tipo de luz, objetiva e demais aparatos a serem usados, contar com colaboradores ou freelancers, editar e tratar as fotografias de acordo com o desejo do cliente, manter um backup deste material e, por fim, entregá-lo ao contratante. Ops, eu disse “por fim”? Ok, mas o fato é que há ainda outras etapas a serem observadas. Uma delas é o marketing.

O dicionário Priberam define a palavra desta forma:

“Estudo das atividades comerciais que, a partir do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, tende a dirigir os produtos, adaptando-os, para o seu melhor mercado; estudo de mercado”.

Traduzindo para o nosso mundo, trata-se de buscar conhecer o seu cliente para então poder dirigir a sua mensagem com eficácia para este público. E isso é muito importante para não se tornar chato ou cair na vala comum do Facebook. O modo como você se expressa poderá aproximá-lo ou afastá-lo deste público. O excesso de exposição poderá atrapalhar mais do que ajudar. Se o conteúdo das publicações for ruim, então, contente-se com alguns poucos likes de amigos e da família.

Apareça sim, você pode e deve se promover, mas de maneira adequada. Defina o seu ambiente e crie um site ou uma página no Facebook destinada ao seu público. Quando for publicar algo, defina o que é importante, o que poderá gerar novos negócios e, principalmente, não exponha ali assuntos que não interajam diretamente com o seu trabalho. A conta de luz subiu? Xingue a Dilma no seu Facebook pessoal, não na sua página ou site. Tirou uma foto do gatinho dormindo? Meigo, mas publique isso no seu ambiente pessoal.

É essencial também que o seu ambiente mercadológico não seja apenas o virtual. Atue na praça, viva o mundo real! Neste sentido, você poderá contar também com o apoio de material impresso para aumentar o seu alcance. Vale cartões pessoais, folders e folhetos que deverão ser distribuídos aos interessados nos eventos onde há o seu público. E se estão interessados, são consumidores em potencial do seu trabalho. Coloque no texto, de forma resumida, a (s) sua (s) área (s) de atuação e seus contatos. Uma boa foto de sua autoria para ilustrar poderá ser bem-vinda.

Estas dicas são muito importantes, principalmente para os que trabalham, como eu, de forma autônoma. Somos o nosso próprio negócio e, por esta razão, os únicos responsáveis por, não só produzirmos um bom material fotográfico, mas por manter a roda girando.

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