Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Divulgação

Individual de Houssein Jarouche

“Stop Sign”: na Taglialatella Gallery, em Nova Yorque

Individual de Houssein Jarouche

ATÉ 15 de julho, o artista Houssein Jarouche apresenta a mostra individual “Life Signs” na Taglialatella Gallery, Chelsea, em Nova Iorque. A nova série de Jarouche é o ápice de um vocabulário semântico que ele vem construindo nos últimos anos. Nela a sua obsessão por fitas adesivas, elemento principal que o conecta ao universo pop, a comunicação direta e o caráter semiótico demonstram um claro questionamento sobre conflitos atuais e questões históricas no Oriente Médio, sua terra de origem e outras regiões.

Neste trabalho, o artista vincula uma pesquisa de arabescos associados a palavras de ordem e paz. São colagens que remetem a serigrafias panfletárias de teor político, muito comuns da vanguarda figurativa na América Latina da década de 1960, mas que neste momento mostra fatos atuais da sociedade global e sua complexidade.

O elemento hexagonal é o foco dessa série, que ao ser abstraído e deslocado de sua função como base do decorativismo, se torna elemento primário de sinalização universal. Com palavras de ordem, o artista chama a atenção para a conscientização da realidade que vivemos hoje. Fundindo a geometria oriental com uma construção imagética da pop art ocidental, há uma forte demarcação do pensamento geopolítico e crítico de Jarouche nas obras, que tem na sua origem o alicerce e ao mesmo tempo o contraponto de sua visão estética.

Responder