Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 264 Janeiro 2017

Leandro Ayres

Fotógrafo, quer mostrar o seu trabalho autoral?

Galeria Patrícia Galvão, na Vila Mathias: espaços da Secult possuem equipamentos de luz tipo spot e staff de montagem, manutenção e segurança

Fotógrafo, quer mostrar o seu trabalho autoral?

Leandro Ayres

NÃO há um número absoluto sobre a quantidade de fotógrafos, profissionais ou não, atuando em Santos, mas é notório que este grupo é grande e crescente. A grande maioria atua onde o retorno financeiro é mais imediato, como a cobertura de eventos sociais, culturais, esportivos, ou se especializando no fotojornalismo. No entanto, há um grupo que vê na fotografia a sua forma de expressão e passa a desenvolver trabalhos autorais.

A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura (Secult), disponibiliza alguns espaços para qualquer fotógrafo interessado em expor o seu trabalho. Refiro-me à Galeria Patrícia Galvão e à Galeria Brás Cubas, ambas situadas na Avenida Pinheiro Machado, 48, na Vila Mathias. Há ainda a Galeria Nelson Penteado, no edifício sede da Prodesan, na Praça dos Expedicionários, 10, no Gonzaga.

Os espaços possuem equipamentos de luz tipo spot e staff de montagem, manutenção e segurança. As exposições são gratuitas e ao artista caberá apenas arcar com os custos da produção da sua exposição, sendo livre a escolha dos materiais, desde que não ofereça riscos de danos aos visitantes ou ao patrimônio.

Segundo informa Inês Rangel, responsável pela Comug, o órgão da Secult que administra as galerias, há poucas datas abertas neste ano para receber material artístico. Por isso, se você tem interesse é bom correr! Para pleitear um período expositivo em uma destas galerias o proponente deverá entregar no próprio órgão um release explicando o seu projeto, o seu currículo artístico e algumas fotos dos materiais que serão mostrados ao público. Este material será analisado por uma banca curadora que poderá liberar ou não a exposição, seguindo critérios qualificatórios.

Informações pelo telefone (13) 3226.8000 ou e-mail cultura@santos.sp.gov.br

Responder