Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 248 Setembro 2015

Leandro Ayres

50 anos do Super Centro Boqueirão

Até final do mês exposição de fotos decora a praça de eventos

50 anos do Super Centro Boqueirão

Leandro Ayres

A cidade de Santos é conhecida por alguns dados notáveis: foi o berço da República no século XIX com os irmãos Andradas; possui o maior porto da América Latina; é potência esportiva e tem no Santos Futebol Clube o seu maior expoente; e está entre as melhores cidades do país para se viver. Pouca gente sabe, mas aqui também foi construído “o primeiro shopping center das Américas” e que ainda hoje mantém as suas atividades. Refiro-me ao Super Centro Comercial do Boqueirão, que completou 50 anos em setembro. Inserido em um bairro tipicamente residencial, entre as ruas Oswaldo Cruz, Lobo Viana e Álvares de Azevedo, o shopping atende os seus clientes oferecendo uma estrutura com 140 lojas de diversos segmentos – de cafeterias e restaurantes a boutiques e sapataria, de floricultura a lotérica.

O “Super Centro”, como é mais conhecido, passou por algumas transformações ao longo de sua história. Em 1965, quando foi inaugurado, metade do seu espaço era destinado à venda de produtos manufaturados e industrializados e a outra metade eram boxes que vendiam gêneros alimentícios, como na feira livre. Suas praças de lazer já abrigaram chafarizes, que serviam de viveiros para tartarugas e até carpas. Outros animais já fizeram parte do cenário, como os mascotes Chicão (sagui) e Fred (papagaio) na década de 80. Neste ano o centro comercial passou por uma grande reforma e sua fachada foi renovada, se adequando aos novos tempos para seguir atraente.

Para celebrar esta data, durante todo o mês de setembro foi montada uma exposição fotográfica na praça de eventos com 22 painéis que retratam todas estas fases. Este acervo veio dos próprios lojistas, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) e das fotos atuais, que tive o prazer de fazer. Ainda integrando as comemorações, haverá um jantar dançante com a apresentação de Moacyr Franco no Clube de Regatas Vasco da Gama no dia 11 de outubro. O ingresso custa R$ 120 e pode ser adquirido no local.

Responder