Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Popular com certificação AQUA-HQE

Amadis: em sintonia com o programa Minha Casa, Minha Vida

Popular com certificação AQUA-HQE

A incorporadora Tarjab realiza o primeiro empreendimento residencial do Brasil com o selo AQUA-HQE Habitação Social Sustentável. Desenvolvida pela Fundação Vanzolini, a certificação tem como objetivo avaliar e dar uma chancela exclusiva às habitações de interesse social elegíveis às linhas de crédito de 1 a 3 do Programa de Financiamento do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida.

O Amadis é o 500º edifício a receber o selo AQUA-HQE e teve assessoria da proActive Consultoria para obter a chancela. A partir de agora, a Tarjab, certificada como Empreendedora AQUA, irá submeter todos os seus empreendimentos residenciais de interesse social à certificação AQUA e com essa estratégia ajudará a melhorar o padrão das habitações.

O selo AQUA-HQE é baseado no sistema de avaliação de sustentabilidade internacional HQE (Haute Qualité Environnementale), que teve origem na França e exige que o empreendimento esteja de acordo com as 14 categorias de desempenho que compõem o seu processo, agrupadas nos temas: conforto, saúde e baixo impacto ambiental.

No caso do Amadis, para atender a esses requisitos, começando pelo processo construtivo, foi definido um canteiro de obras com baixo impacto ambiental. Nele serão executadas medidas como a proteção da vegetação, coleta seletiva de resíduos e o uso de tintas a base de água que emitem menos odores, entre outros.

Em relação à operação, o condomínio será provido de detector de presença e sensores fotoelétricos dia/noite para o acionamento e desligamento da iluminação exterior, reduzindo assim o consumo de energia; de sistemas economizadores de água, entre eles bacias sanitárias de duplo fluxo, torneiras das áreas comuns com fechamento automático e restritores de vazão arejadores.

“A ideia é proporcionar uma redução de aproximadamente 40% no consumo de água e de 25% no consumo de energia com as medidas adotadas”, explica o diretor-técnico da Tarjab, Sérgio Domingues: “Através de certificações ambientais conseguimos garantir a avaliação e ter atestado que estamos cumprindo normas técnicas e referenciais de sustentabilidade consagrados, como é o caso da certificação AQUA-HQE. Com esse tipo de diretriz, o cliente consegue analisar com um olhar técnico e comparar empreendimentos com a mesma qualidade técnica. Acreditamos que as construções sustentáveis têm maior vida útil, redução do custo de manutenção e maior valorização do empreendimento”.

Localizado na Rua Amadis, 81, Ipiranga, o Amadis possui uma torre de 22 pavimentos, totalizando 177 apartamentos. As unidades variam de 36,68 m² a 44,79 m² privativos, 2 dormitórios e 1 vaga de garagem.

Responder