Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 256 Maio 2016

Reprodução

Fórum aborda fotografia como pensamento

Evento é importante espaço de reflexão e difusão da fotografia

Fórum aborda fotografia como pensamento

Leandro Ayres

Imagem_ItauculturalRealizado a cada três anos no Itaú Cultural, o IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo acontecerá de 16 a 19 de junho, com um programa de entrevistas, debates, leituras de portfólio, workshops e uma exposição coletiva – que ficará em cartaz até 7 de agosto. Uma excelente oportunidade para os fotógrafos debaterem em alto nível aspectos inerentes à profissão.

A quarta edição do fórum tem como tema “A Fotografia como Pensamento” e visa propor uma reflexão sobre o conceito de arquivo num momento de diluição do protagonismo do autor. É a criatura sobrepondo-se ao criador.

Ao longo dos últimos anos, o evento consolidou-se como um dos mais importantes espaços de reflexão e difusão da fotografia que se faz na e sobre a América Latina. Nas três edições anteriores, o fórum somou mais de 130 convidados nacionais e internacionais – entre filósofos, escritores, gestores culturais, representantes de instituições, críticos, editores, curadores e pesquisadores da fotografia. Foram realizados, ainda, 18 workshops e mais de 300 leituras de portfólio.

As inscrições para participar dos workshops e das leituras de portfólio aconteceram de 23 de fevereiro a 5 de abril. As demais atividades – mesas de debate, entrevistas e exposição – são abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Grandes empresas reconhecem no incentivo à cultura um permanente ganho. Prova disso são setores inteiros criados dentro destas empresas com o propósito de estimular a criação de eventos nos mais diversos âmbitos artísticos.

Incentivos fiscais promovidos pelo poder público e o apelo de marketing são ferramentas eficazes para fomentar a produção cultural. O resultado é o aumento da produção cultural, a maior empatia com o público e inserção da empresa na sociedade. O Itaú Cultural é um instituto voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Dessa maneira, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.

O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149, na capital paulista, (Estação Brigadeiro do metrô). Mais em www.itaucultural.org.br/programe-se/agenda/evento/iv-forum-latino-americano-de-fotografia-de-sao-paulo

Responder