Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias
Edição 309 Outubro 2020

Edição 309 Outubro 2020

→ Visualizar versão impressa em PDF

Algo em comum

Luiz Carlos Ferraz

Tragédias que revelam faces sombrias da mesma deteriorada moeda, o Brasil exibiu ao cosmos – mais uma vez, nesta era de conexão instantânea interplanetária! – dois episódios emblemáticos da decadência moral a que está sendo submetido (numa vã tentativa de lavagem) o cérebro de seus cidadãos. No cume do poder político do país tornou-se ainda mais afamado o pernambucano Francisco de Assis Rodrigues, ex-governador de Roraima e atual senador da República por este estado – o que lhe garantia, também pela ligação efetiva (e afetiva, …

Leia mais

Planos de saúde e cobertura no tratamento da Covid-19

Planos de saúde e cobertura no tratamento da Covid-19

Alberto Murray Neto

A pandemia do novo coronavírus tem afetado milhões de brasileiros e muitos deles requerem tratamento hospitalar. Nos casos mais graves, o paciente fica internado por semanas e recebe diferentes tipos de medicamentos para combater os efeitos que a moléstia causa no organismo. Os médicos e hospitais não medem esforços para salvar as vidas dos enfermos. O volume de pessoas que têm sido internadas e que necessitam de tratamento intensivo é naturalmente dispendioso e isso acarreta elevação de custos para planos de saúde.

Recentemente viu-se um …

Leia mais

O ladrilho elegante

O ladrilho elegante

O sucesso do ladrilho hidráulico na decoração não se deve somente ao design alegre das peças, mas por sua alta resistência e fabricação artesanal, que lhe dá identidade e elegância. Pensando na paixão de clientes e profissionais, a Adamá, de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo, listou recomendações para quem quer incluir a peça no projeto.

O ladrilho hidráulico pode ser usado em pisos e paredes de áreas internas, além de varandas cobertas. Seu uso em áreas externas, onde ficará exposto ao sol, requer a aplicação …

Leia mais

Tecnologia antiviral e antibacteriana

Tecnologia antiviral e antibacteriana

Duratex colocou no mercado painéis de madeira revestidos (MDF e MDP) e pisos laminados com proteção antiviral e antibacteriana. A inovação acontece num momento em que a casa se transformou em escritório, escola, espaço de lazer e descanso, exigindo cuidados para que permaneça um lugar saudável, livre da propagação de vírus, germes e bactérias.

Pioneira no país a oferecer a proteção antibacteriana com a marca Protekto, a Duratex reforça sua posição ao oferecer os produtos que protegem contra bactérias e vírus, incluindo os vírus envelopados, como é classificado …

Leia mais

Museu da Inclusão amplia atuação

Museu da Inclusão amplia atuação

Com a mudança de Memorial para Museu da Inclusão, o equipamento da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do estado de São Paulo assumirá sua atuação de forma ampla e como uma rede de preservação de memórias da luta por direitos das pessoas com deficiência. Com operações geridas pela OS Abaçaí Cultura e Arte, além da reforma estrutural no espaço, prevista para 2021, será lançada em novembro uma exposição virtual totalmente acessível sobre Direitos Humanos.

Procon-SP enviou ofício à Federação Brasileira de Bancos para que comunique aos …

Leia mais

Privilégio em morar

Privilégio em morar

Sandra Netto

A Âncora Construtora está entregando o Residencial Privilège Gonzaga, na Avenida Marechal Deodoro, 138, no charmoso Bairro do Gonzaga, em Santos. Atuando desde 1976, a empresa é referência em credibilidade e solidez no mercado imobiliário da região, com qualidade certificada pelo selo ISO 9001 – além do Nível A do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, PBQP-H.

“Ao longo de 44 anos, a Âncora construiu 23 empreendimentos, que aliam modernidade e inovação e estão presentes na Baixada Santista, ABC e São Paulo”, afirma a …

Leia mais

As ilhas mais bonitas!

As ilhas mais bonitas!

Avaliação promovida pela revista norte-americana Travel + Leisure incluiu, na classificação deste ano, quatro ilhas das Bahamas, no Oceano Atlântico, entre as 25 mais votadas: The Abacos, Harbour Island, The Exumas e Eleuthera. Muitos elogiaram as “águas cristalinas” e as “areias açucaradas” das Exumas, lar de “algumas das praias mais bonitas do mundo”. O resultado da premiação World’s Best Awards reflete as experiências dos leitores antes da pandemia.

The Abacos, a capital náutica das Bahamas, conquistou o segundo lugar. É um destino que oferece águas calmas, pesca magnífica …

Leia mais

Caminho verde, seguro e sustentável

Caminho verde, seguro e sustentável

O setor de viagens e turismo tem se organizando para uma retomada verde diante das perdas provocadas pela pandemia. Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam uma queda de 65% nas viagens internacionais no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. O número equivale a 440 milhões de viajantes a menos e a um prejuízo de US$ 460 bilhões em arrecadação.

Para reverter esse quadro e criar uma indústria turística alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com o Acordo …

Leia mais

Conselho mundial reconhece protocolos

Conselho mundial reconhece protocolos

Os protocolos de segurança previstos pelo Plano SP foram reconhecidos pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC na sigla em inglês) que concedeu ao estado de São Paulo o “Safe Travel”, selo que atesta as boas práticas dos governos e empresas quanto à higiene e segurança sanitária.

O WTTC acredita em um futuro de viagens que seja seguro, protegido e que forneça uma experiência autêntica e significativa ao viajante durante a viagem, para que o turismo seja o sustento de milhões e contribua para o crescimento econômico …

Leia mais

Jipeiros na trilha solidária

A Trilha Solidária 5 acontecerá em 8 de novembro, a partir das 10 horas, em prol da Chácara Cloric, de São Bernardo do Campo, que abriga cães e gatos abandonados ou resgatados de maus-tratos. Ponto de encontro será no estacionamento de supermercado ao lado de posto de combustível em Riacho Grande. De lá, os jipeiros seguirão até a vila de Taquarussu, em Mogi das Cruzes, onde haverá feijoada de confraternização.…

Leia mais

Elétricos caminham. Sem pressa.

Elétricos caminham. Sem pressa.

Nelson Tucci

O processo de eletrificação dos automóveis vai caminhando no Brasil. É frequente a notícia de lançamentos de variadas marcas. A criação de uma estrutura é bem complexa, não só pelos custos de implantação – lembrando sempre o tamanho do Brasil –, mas pela escala e a matriz produtora da energia a ser disponibilizada. O preço dos automóveis elétricos ainda é alto, mas a ideia da mobilidade compartilhada pode ser boa alternativa.

É previsível que em algum momento as ruas das capitais brasileiras estejam cheias de carros …

Leia mais

ABB adquire Codian

AABB adquiriu em outubro a Codian Robotics B.V., fornecedor de robôs delta, que são usados principalmente para aplicações de pick and place de alta precisão. A Codian Robotics está localizada em Ede, Holanda, emprega 20 pessoas no mundo, e desenvolve linha ideal para indústrias sensíveis à higiene, incluindo alimentos e bebidas e produtos farmacêuticos. A empresa continuará atendendo seus clientes diretamente.

“Nossa aquisição ressalta nosso foco em tecnologia inovadora, ajudando nossos clientes a perceberem totalmente o potencial da automação e a aumentar sua flexibilidade em um cenário de …

Leia mais

Mutirão de Renegociação Tributária

Mutirão de Renegociação Tributária está disponível até 29 de dezembro no Portal Regularize em www.regularize.pgfn.gov.br A iniciativa tem apoio do Sebrae e possibilita a donos de pequenos negócios regularizarem seus débitos inscritos em Dívida Ativa da União com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e com a Receita Federal, no que diz respeito a débitos ainda não inscritos. Inserido no Programa de Retomada Fiscal, o mutirão oferece seis modalidades com condições diferenciadas para as micro e pequenas empresas, com redução de até 100% sobre juros, multas e encargos …

Leia mais

Precificação competitiva

A Black Friday ocorre em novembro e já está na hora de os empresários se prepararem para a data, que no ano passado ficou apenas atrás do Natal em vendas. O especialista em processos gerenciais e fundador do Predify, software de precificação inteligente, Carlos Schmiedel, afirma que a tarefa de dar preço a um produto ou serviço ainda é subestimada por muitos empresários: “Muitos empresários calculam a diferença entre o custo do produto ou serviço e o seu preço de venda para a precificação, uma estratégia chamada de …

Leia mais

Esquizofrenia. Pandemia pode dificultar tratamento

Esquizofrenia. Pandemia pode dificultar tratamento

Estudo mostra que a pandemia do novo coronavírus tende a piorar o cenário da esquizofrenia. Além de dificultar o diagnóstico, potencializado pelo isolamento social, pode aumentar o risco de recaídas em pacientes com esquizofrenia, pois o estresse e restrições resultantes da quarentena podem acarretar a piora dos sintomas psiquiátricos que, quando não estabilizados, têm mais chances de resultar em novos surtos.

Dados de pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 130 países, mostra que a pandemia interrompeu os serviços essenciais de saúde mental em 93% dos …

Leia mais

Mais queixas de dores na coluna

Mais queixas de dores na coluna

O corpo sente as consequências da nova rotina imposta pela pandemia. Uma pesquisa da Fiocruz revelou que 50% das pessoas que tinham dor crônica na coluna pioraram durante o isolamento social e o trabalho em home office. Neste contexto, combinam a falta de atividade física, o uso excessivo do computador e as mudanças nas tarefas domésticas.

Entre os problemas elencados está a dor no nervo ciático. Segundo o médico ortopedista Rafael Barreto, o ciático é o nervo mais longo do corpo humano e responsável pelos movimentos dos músculos …

Leia mais

Apneia Obstrutiva do Sono

O Hospital Paulista alerta para a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), que pode afetar pequenos de todas as idades, sendo mais prevalente entre 3 e 5 anos. As crianças que apresentam essa condição têm paradas respiratórias durante o sono, prejudicando a ventilação pulmonar e a oxigenação.

De acordo com Renata Christofe Garrafa, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, é muito importante que os pais fiquem atentos aos principais sinais emitidos pelas crianças durante o sono, para que possam consultar um médico e indicar os problemas. “O principal sintoma …

Leia mais

Confinado em casa com seu pet!

Confinado em casa com seu pet!

Exercícios físicos são importantes para ambos

“EM tempo de isolamento social, ter seus humanos confinados dentro de casa é o prêmio máximo da loteria de muitos pets”, afirma a professora de Educação Física Ana Zattar, do Centro Universitário Internacional Uninter: “Companhia garantida, troca de carinhos que alimentam a afetividade tão deficitária de abraços e beijos que a sociedade pré-pandemia estava habituada”.

Ana recorreu a estudos realizados por especialistas, que afirmam que ter seu bichinho por perto, principalmente cães e gatos, durante o período de trabalho, pode trazer benefícios, …

Leia mais

Aguardente de cacau!

Aguardente de cacau!

André Scampini, de Vitória/ES: decidido a investir no ramo de cachaça, após ser desafiado pela esposa, empresário criou aguardente de cacau, batizada “Cacahuatl”, com lançamento programado ainda esse ano.

Juliany Moraes: modelo brasileira agenciada pela Rock MGT, de Clovis Pessoa, foi destaque na Semana de Moda de Paris, em desfile da Miu Mil, mostrando na passarela três looks da marca.

Cristiane Schiavoni: arquiteta foi destaque na mostra D&D Home Office Design, em outubro, na capital paulista, ao reunir elementos naturais e neutros para criar um home office acolhedor …

Leia mais

Japonês de cara nova

Japonês de cara nova

Bruno Scarpa

Com um ano e sete meses de atividades, o C3 Sushi Bar, sob o comando de Natália Sponton, traz o melhor da culinária japonesa com várias especialidades orientais. Repaginada, após o período inicial da pandemia, a casa dispõe do tradicional rodízio japonês aos combinados da preferência de cada cliente.

Dentre os principais pratos, destaques para o gunkan de camarão, envoltini e a casquinha de siri/camarão. O joy com cream cheese e geleia de pimenta juntamente com o crispy de alho poró com camarão à doré são …

Leia mais

Sopas funcionais

Linha de sopas Libre aliam praticidade e sabor à funcionalidade. Os produtos são preparados com ingredientes frescos e ricos em fibras, isentos de glúten e lactose. Congeladas, estão disponíveis em potes com 400 ml que podem ser aquecidos em forno microondas. Entre os diferenciais, a desintoxicante é um caldo verde vegano à base de batata e couve manteiga, levando cebola, alho, chimichurri e um toque de pimenta calabresa. A nutrição é uma canja com filé de frango, cenoura, alho poró e arroz integral, temperada com cebola e salsa. …

Leia mais

Pioneira no judô feminino brasileiro

Pioneira no judô feminino brasileiro

A ex-atleta olímpica, atual jornalista e gestora de esportes Danielle Zangrando foi entrevistada pelo Programa Memória-História Oral no dia primeiro de outubro de 2020, no Centro de Memória Esportiva Museu De Vaney. Suas lembranças se referem à infância passada em Santos, no bairro do José Menino, dos tempos de juventude morando no bairro do Campo Grande, sua vida como atleta olímpica de judô e a profissão de jornalista, que exerce atualmente.

Danielle Zangrando nasceu em São Paulo, capital, em 25 de julho de 1979, mas sempre foi criada …

Leia mais