Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias
Edição 303 Abril 2020

Edição 303 Abril 2020

→ Visualizar versão impressa em PDF

Bolsões de compras

Nelson Tucci

O impacto da Covid-19 nas demonstrações financeiras das companhias abertas é uma das pautas do mercado financeiro atualmente. Uma discussão necessária para se avaliar impactos reais e se desenhar rotas a partir daqui, mas aparentemente sofisticada demais para o grande público. Contudo, como o Perspectiva é um jornal que permeia amplos setores da economia e da vida das pessoas, vale simplificar, pois o fato de que a vida será diferente pós-Covid todos sabemos; até porque ela já o é hoje – quando ainda estamos na linha …

Leia mais

Pandemia e os contratos

Pandemia e os contratos

Isabella Silva Machado

A pandemia de Covid-19 que vem alastrando-se pelo mundo desde novembro de 2019 gerará impactos imprevisíveis nos mais diversos setores da sociedade. Um dos pontos mais sensíveis e que deve ser analisado cautelosamente são os contratos, firmados nos mais diversos âmbitos – civis, imobiliários, consumeristas, dentre outros.

É sabido que a situação atual é singular e não foi antes enfrentada pelo mundo, em tamanha proporção. Por este motivo, juristas e demais especialistas no setor de atendimento ao público alegam que a negociação, o bom-senso e …

Leia mais

Paisagismo estimula sustentabilidade

Paisagismo estimula sustentabilidade

A Construtora Miramar, do Grupo Mendes, implantará em Santos, no Bairro Aparecida, o Residencial Reserva Brasil, que apresenta novo conceito de paisagismo, com elementos naturais que incentivam atividades e geram sustentabilidade. Para trazer esta harmonização de maneira educativa e transformadora, a Miramar reuniu conhecidos profissionais: Benedito Abbud assina o projeto de paisagismo, Claudia Vianna o projeto de interiores e Roberto Saviello o projeto arquitetônico.

“Nosso desafio vai além da estética e do bem-estar. Buscamos satisfazer os moradores com um empreendimento que fomente a sustentabilidade”, afirma Benedito Abbud: “Tivemos …

Leia mais

95% das unidades vendidas no lançamento!

95% das unidades vendidas no lançamento!

Aderindo à tendência de empreendimentos junto à áreas verdes, que proporcionam belas paisagens e temperaturas mais amenas, a Elmo Incorporações lançou o residencial Oásis Design, em frente ao Parque Águas Claras, em Brasília, com apartamentos de 3 e 4 suítes, com metragens de 130 m² a 190 m², todos com vista definitiva para área verde com 86 hectares.

Segundo o gerente comercial da Elmo em Brasília, Alex Nunes, em um final de semana foram vendidas 95% das unidades: “Basicamente, nosso cliente é aquela pessoa que já é moradora …

Leia mais

Reduzir o impacto ambiental

Reduzir o impacto ambiental

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece em 5 de junho, a premiada rede chilena Tierra Hotels, presente no Deserto de Atacama, no Arquipélago de Chiloé e na Patagônia, acaba de anunciar mais medidas importantes para diminuição de seu impacto ambiental. São pequenas ações que muito têm contribuído para a preservação dos entornos dos três hotéis.

Algumas das iniciativas já implantadas são a mudança das embalagens dos sanduíches e wraps das excursões para de papel biodegradável e compostável; substituição das garrafas plásticas de único uso …

Leia mais

Roteiros no Uruguai sem sair de casa

Roteiros no Uruguai sem sair de casa

Viajar para fazer turismo não está na agenda de ninguém, mas ninguém diz que sua imaginação não pode levá-lo aonde quiser. Nesse contexto, uma viagem virtual pelo Uruguai no UruguayNatural.tv, o canal do YouTube do Ministério de Turismo do país vizinho, oferece mais de 2.000 conteúdos próprios, muitos legendados em português, que o tornam o maior banco de imagens turísticas do Uruguai. Um excelente passaporte para viajar virtualmente.

Em sua décima temporada, reconhecido pela Organização Mundial de Turismo com o prêmio Ulysses, o canal UruguayNatural.tv não apenas apresenta …

Leia mais

Cancelar ou reagendar a viagem?

Cancelar ou reagendar a viagem?

Bárbara Gonçalves, CEO da UAU pelo Mundo, relacionou algumas dicas para quem foi surpreendido com a quarentena determinada no planeta por conta da pandemia da Covid-19 e teve que adiar a viagem para a Disney, em Orlando, nos EUA.

Remarque em vez de cancelar. Tenha comprado sua viagem por meio de agência de viagem ou site, não perca tempo. Vá direto ao ponto e diga que não quer cancelar a viagem e sim remarcar.

Determine uma nova data. “Escolha algum mês no segundo semestre ou quem sabe ano …

Leia mais

Programa proporciona experiência na Mata Atlântica

Escolas públicas, instituições beneficentes e sem fins lucrativos, associações e conselhos municipais do Vale do Ribeira, em São Paulo, podem se inscrever no Programa Portas Abertas do Legado das Águas, apresentada como a maior reserva privada de Mata Atlântica do país. A iniciativa é gratuita e visa fortalecer o relacionamento com a comunidade, apresentando o trabalho realizado nas frentes de Ecoturismo, Educação Ambiental, produção de espécies nativas e conservação com pesquisa científica. “Queremos proporcionar essa aproximação entre a reserva e a comunidade. Entendemos que, para que haja desenvolvimento …

Leia mais

Em ponto morto

Em ponto morto

Nelson Tucci

Como será o amanhã

Responda quem puder (bis)

O que irá me acontecer

O meu destino será como Deus quiser

Samba-Enredo da União da Ilha/RJ, em 1978

O que vai acontecer com a economia mundial daqui a três meses? E com o Brasil? Que setores estarão mais afetados? Quais reagirão primeiro? Como fechará o Produto Interno Bruto em 31 de dezembro?

São perguntas e mais perguntas tomando conta do brasileiro – a exemplo do que ocorre em outros países – que tenta entender o que está …

Leia mais

Alternativas em meio ao desemprego

Alternativas em meio ao desemprego

O Brasil continua sendo um dos mercados com maior potencial para a geração de empregos na área de tecnologia, estimando-se que mais de 70 mil postos de trabalho surgirão nos próximos quatro anos. Para os autônomos da área, a alta na demanda de serviços durante a crise atual chega a 11% (programadores de aplicativos) e 10% (assistência remota), por exemplo.

A Le Wagon, startup francesa de ensino de programação, oferece um bootcamp intensivo de Desenvolvimento Web de, no máximo, seis meses de duração. O curso ensina os alunos …

Leia mais

Crédito para pequenas e médias durante a pandemia

A chegada do novo coronavírus ao Brasil lançou um desafio extra para as empresas nacionais: com as portas fechadas ou expediente reduzido, como pagar os custos fixos mensais? Diversas empresas de pequeno e médio porte já estão com dificuldade para conseguir quitar salários atrasados, encargos, aluguel, energia, telefone, fornecedores, entre inúmeros outros gastos. Para reduzir o problema, o Banco Central anunciou linha emergencial de empréstimos para custear a folha de pagamento de empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 10 milhões.

A medida, que conta …

Leia mais

Vitamina D. O que você precisa saber

Vitamina D. O que você precisa saber

Vários estudos pelo mundo têm mostrado o papel fundamental da vitamina D na modulação da imunidade inata, sendo capaz de atacar agentes agressores de forma a impedir seu avanço e multiplicação dentro do organismo. O nutrólogo e oftalmologista Renato Leça, esclareceu dúvidas sobre o assunto.

Para que serve. A vitamina D é um micronutriente que, entre outras funções no corpo, atua no funcionamento do sistema imunológico, auxilia na absorção de cálcio e tem papel importante no equilíbrio do açúcar no sangue.

Eu preciso tomar vitamina D? Estudos mostram …

Leia mais

Pânico cria realidades alternativas

Em tempos de quarentena, o nível de stress aumenta, desencadeando crises de ansiedade, levando a um estado de pânico, e até a temida “síndrome do pânico”. Observando as estatísticas, o psicanalista Fabiano de Abreu afirma que o pânico e suas consequências, como em qualquer outro comportamento, depende das nuances e do tamanho de sua potência: “Um ataque de pânico, por exemplo, pode até embaralhar a sua mente com emoções que aceleram o batimento cardíaco, desfocam a visão e aumentam a transpiração levando inclusive, em casos extremos, ser confundido …

Leia mais

Passeando com o pet durante a pandemia

Passeando com o pet durante a pandemia

EM meio à reclusão pela pandemia da novo coronavírus surgem dúvidas em relação aos pets e uma questão frequente nas cidades da Baixada Santista, onde a população canina é gigantesca, é quanto ao tradicional passeio, pois a maioria dos amiguinhos está habituada a fazer suas necessidades na rua. Segundo o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, professor universitário, pós-graduado em Saúde Pública e pós-graduado em clínica de pequenos animais, cirurgia geral em medicina veterinária e fitoterapia animal, a recomendação é que seja um passeio à jato, simples e rápido. …

Leia mais

Claudia Viana comemora parceria com a Facttum

Claudia Viana comemora parceria com a Facttum

Arquiteta Claudia Viana, ladeada por José Roberto Júnior e Felipe Carrilho, da Facttum Construção e Negócios: ecos da exposição “Mulheres de Valor” do ISO Santista, quando Claudia foi homenageada com foto clicada por Bruno Scarpa, feita na área de lazer da cobertura do Residencial Viguer, em Praia Grande, obra da Facttum com projeto da arquiteta.

Fernanda Marques: a cuba Infinity, que a arquiteta desenhou para a marca Roca, foi laureada na categoria Product Design 2020 pelo prêmio Red Dot Awards, referência mundial em design e inovação.

Marcelo Arone: …

Leia mais

Sofisticação e bom atendimento

Sofisticação e bom atendimento

Bruno Scarpa

Com 1 ano e 10 meses de casa, o House Bar, Cozinha e Arte oferece a Santos um conceito de pub londrino com um toque de arte e um ótimo atendimento, buscando transformar seus clientes em verdadeiros amigos.

Dentre seus principais pratos podemos destacar o “ancho” (corte especial argentino servido com creme de queijo suíço acompanhado de batatas assadas com queijo cheddar e bacon, brócolis e molho chimi churri da casa) e as linguiças artesanais de pernil recheada com queijo, acompanhadas de vinagrete, pimenta biquinho e …

Leia mais

Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair

4ª edição da “Wine Trade Fair” e “Cachaça Trade Fair”, que acontecem simultaneamente no Pavilhão de Exposição do Anhembi, na capital paulista, foram adiadas para 4 a 6 de maio de 2021. As feiras reúnem produtores e distribuidores de vinhos, destilados e conexos de todo o Brasil para encontros técnicos, formação de network, troca de experiências, rodadas de negócios e principalmente para vendas no atacado e contatos comerciais com o público convidado, composto unicamente de compradores profissionais. Os organizadores afirmam que os expositores que haviam contratado a participação …

Leia mais

Teatro como forma de autoconhecimento

Teatro como forma de autoconhecimento

A atriz, diretora, preparadora corporal, dubladora, cantora e professora de interpretação, Renata Zhaneta foi entrevistada pelo Programa Memória-História Oral em 9 de outubro de 2019, no Salão Camoniano do Centro Cultural Português de Santos. Em seu depoimento, Zhaneta nos conta sobre suas memórias de infância e juventude, sua vida pessoal e sua trajetória artística.

RENATA Zhaneta nasceu em Mirassol, interior de São Paulo, em 22 de novembro de 1959, e aos seis anos mudou-se com a família para Santos. Já nessa idade mostrava que a vida no palco …

Leia mais