Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias
Edição 290 Março 2019

Edição 290 Março 2019

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

A hora de cada um

Luiz Carlos Ferraz

Em meio à patifaria que há décadas turbina a República do Brasil, a Operação Lava Jato segue contabilizando resultados positivos, ainda que a passos tímidos, colocando alguns poucos corruptos na cadeia, mesmo que apenas por horas ou dias, dando a sensação de que o império da impunidade está sendo solapado. Será? Evidente que não é bem assim, pois ao mesmo tempo em que se comemora a decisão de juízes insuspeitos – em contraponto à proliferação de habeas corpus concedidos por ministros suspeitos –, é possível …

Leia mais

O valor da perda de uma vida

O valor da perda de uma vida

João Vítor S. Garcez

Lê-se em diversos meios de imprensa, inúmeras manchetes acerca das duas principais tragédias que assolaram nosso país recentemente (Brumadinho e Suzano). Dentre essas notícias, chamam a atenção algumas contendo o seguinte teor: “Governo de São Paulo cria comissão para propor critérios de indenização às vítimas de massacre em Suzano”; e “Vale começa a pagar indenizações pela tragédia com barragem em Brumadinho”.

É irrefutável que o direito à vida é o mais fundamental de todos os direitos, já que se constitui em pré-requisito à existência …

Leia mais

Revestimento sustentável

Revestimento sustentável

A Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas apresentou 45 novos produtos durante a 17ª Expo Revestir, em março, na capital paulista. A empresa aplica conceitos sustentáveis na produção de seus bricks, valorizando o uso da argila, as cores únicas obtidas no processo de queima e o aspecto artesanal da fabricação. O aspecto natural das peças facilita a combinação de estilos, o que garante projetos únicos e personalizados.

Entre os lançamentos, a coleção Anticatto – caracterizada pelo seu toque aveludado, textura lisa e bordas com acabamento envelhecido, obtido em seu …

Leia mais

O desejado Calacata

O desejado Calacata

Inspirado no mármore Calacata, o porcelanato Calacata Gold na versão polida é novidade da ViaRosa Porcelanato. O Calacata está entre as pedras naturais mais desejadas para o acabamento de interiores. Símbolo de sofisticação há séculos, foi utilizado para revestir palácios e chama a atenção pelos veios marcantes em seu desenho – que o diferencia de outro conhecido mármore branco, o Carrara, de veios mais suaves e coloração mais próxima do cinza.

A exclusiva nanotecnologia VR UltraShine adotada pela ViaRosa garante às peças altíssimo brilho e maior resistência às …

Leia mais

Diferentes tamanhos, formatos, cores

Diferentes tamanhos, formatos, cores

A Cerâmica Atlas lançou na Expo Revestir um portfólio inovador e sensorial. Além do detalhe no acabamento, a empresa conta com laboratório especializado na produção de nuances e novas tonalidades, aliadas a uma infinidade de formatos e tamanhos, visando atender clientes que buscam personalizar projetos de arquitetura e interiores. Entre as novidades, está a pastilha de porcelana Ardósia, no formato hexagonal 2,5 x 2,5 cm. A peça, que reforça a linha de hexagonais, recebe um esmalte reativo. Após a esmaltação, as peças são submetidas à queima (1.280º). Assim, …

Leia mais

jumpthegap

jumpthegap

O arquiteto Ruy Ohtake participou de encontro em março, na capital paulista, para falar sobre sua experiência profissional e convidar jovens arquitetos e designers ao concurso jumpthegap, promovido pela Roca com a colaboração do BCD Barcelona Design Center, cujo júri é presidido por ele.…

Leia mais

Santos regulamenta uso de patinete elétrico

Santos regulamenta uso de patinete elétrico

Veículo que prolifera em Santos, o patinete elétrico recebeu regulamentação para circular em calçadas e ciclovias da cidade, com definição de velocidade e estacionamento, em sintonia com a Resolução nº 315 do Contran (alterada pela Resolução nº 465), que regulamenta a circulação de equipamentos de mobilidade individual impulsionados pelo próprio usuário e estabelece regras gerais de uso. Velocidade até 6 km/h, em áreas de circulação de pedestre; e velocidade de até 20 km/h, em ciclovias e ciclofaixas. Outra questão é que o patinete não pode ser deixado na …

Leia mais

Wedding Brasil 2019

Leandro Ayres

“É no Wedding Brasil que tudo acontece”, diz a chamada no site oficial do evento, que acontecerá de 23 a 25 de abril, no Anhembi, na capital paulista, contando com a participação de mais de 100 palestrantes de renome. De fato, para os fotógrafos cujos rendimentos provém de eventos relacionados a casamentos, a Wedding Brasil reúne o que há de melhor no país e no mundo em material humano e tecnológico. Uma excelente oportunidade para fotógrafos e film makers, sejam amadores ou profissionais, fazerem net working, …

Leia mais

Confiança no mercado

Confiança no mercado

Sandra Netto

A Macuco Incorporadora e Construtora Ltda. realiza em Santos o edifício Unique Offices Avenue. Com arquitetônica sofisticada, o corporativo reúne praticidade e eficiência, que combinam com a localização estratégica, na Avenida Ana Costa, 230, uma das mais importantes vias de acesso da cidade. O Unique Offices Avenue possui 25 pavimentos, com opção de conjuntos de 45 a 650 metros quadrados, projetados com especificações essenciais que permitem fácil ajuste às necessidades do cliente. As 250 vagas de estacionamento estão distribuídas no subsolo, térreo e em quatro pavimentos.…

Leia mais

Ilhas exclusivas

Ilhas exclusivas

Seychelles é um arquipélago paradisíaco composto por 115 ilhas no Oceano Índico, cada vez mais procurado por brasileiros. Além das principais, há diversas ilhas com uma única opção de acomodação. A experiência de se hospedar em uma delas é única e os hóspedes, tratados com todos os mimos, se sentem como reis e rainhas por alguns dias.

Se hospedar em uma ilha exclusiva de Seychelles é um item indispensável em uma lista de desejos e metas de pessoas que buscam um local de natureza preservada e cultura autêntica. …

Leia mais

Prado é opção para casais em lua de mel

Prado é opção para casais em lua de mel

Localizado no extremo Sul da Bahia, Prado integra a região da Costa das Baleias e se tornou o cenário ideal para casais apaixonados aproveitarem a lua de mel. Cidade conhecida como um verdadeiro paraíso intocado, Prado possui o maior e mais diversificado conjunto de recifes de corais do Atlântico Sul, além de uma vasta fauna e flora, ilhas vulcânicas, manguezais e canais de maré. Através de embarcações, é possível visitar as formações de corais ideais para a prática do mergulho, além de fotografar as baleias Jubarte que costumam …

Leia mais

O melhor hotel de golfe do Brasil!

O melhor hotel de golfe do Brasil!

O Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf, que conquistou duas categorias do Word Travel Awards, como “Melhor Resort de Praia da América do Sul” e “Melhor Resort do Brasil”, foi agraciado na categoria “Melhor Hotel de Golfe do Brasil”, pelo World Golf Awards 2018, prêmio prestigiado da indústria do turismo de golfe e considerado “irmão” do WTA.

Localizado no maior complexo turístico-imobiliário do Ceará, o Aquiraz Riviera Golf Course é um campo de padrão internacional, em um espaço de 80 hectares, que possui 18 buracos par 72 …

Leia mais

Seguro e eficiente

Seguro e eficiente

Nelson Tucci

O Civic EX CVT 2018/19 proporciona duas boas sensações: a visual, de um modelo redesenhado; e a de dirigir. O sedã, que se ajustou para brigar com a concorrência, assumindo um perfil mais esportivo em suas linhas, pode ser uma boa pedida para quem gosta de carros maiores.

Com um pouco de habilidade, o/a motorista contorna facilmente o tamanho do carro em meio ao trânsito de uma cidade como São Paulo e se adequa às apertadas vagas de garagem de edifícios residenciais.

O bom mesmo, contudo, …

Leia mais

Trimble lança Tekla Bridge Creator

Trimble lança Tekla Bridge Creator

A Trimble apresenta o Tekla Bridge Creator, uma nova extensão do Tekla Structures Building Information Modeling (BIM), que integra o fluxo de trabalho completo de projetos de pontes, desde geometria de projeto até modelagem e detalhamento construíveis. Essa nova solução se expande com o processo construtivo da Trimble, uma abordagem inovadora para permitir a transformação digital de fluxos de trabalho de arquitetura, engenharia e construção (AEC).

A nova extensão de software para projetistas de pontes fornece uma solução para problemas comuns: importar um alinhamento de rodovia diretamente do …

Leia mais

Impacto da tecnologia no trabalho

Pesquisa realizada pela Randstad apurou que 87% dos brasileiros entrevistados enxergam o crescente impacto da tecnologia no trabalho como uma oportunidade. O levantamento analisou o sentimento dos profissionais de 33 países em relação à influência da tecnologia em sua rotina de trabalho. Segundo o estudo, 67% entendem que a automação, robótica e inteligência artificial terão efeito positivo em seus trabalhos nos próximos 5 ou 10 anos. Visando tornar-se mais atraentes para o mercado de trabalho, 89% dos brasileiros querem adquirir novas habilidades tecnológicas e 51% afirmam que se …

Leia mais

Silenciosa e perigosa

O monitoramento da saúde e o diagnóstico devem ser realizados com frequência para prevenir o câncer de próstata. Segundo o médico Sebastião Zanforlin, professor do Cetrus, dentre os mais letais, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Para o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

A …

Leia mais

Cuidados para não agravar o ceratocone

Cuidados para não agravar o ceratocone

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 30% dos brasileiros têm algum tipo de alergia. Desses, mais da metade desenvolve alergia nos olhos, importante fator de risco do ceratocone. A doença degenera, afina e deforma a córnea. Por isso, causa 70% dos transplantes no Brasil. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas, no interior do estado de São Paulo, o hábito de coçar os olhos é tão perigoso para quem tem ceratocone quanto o uso de lentes mal ajustadas.

Pesquisa realizada por …

Leia mais

Exercício físico combate radicais livres

Além de creme diário para ter uma pele mais saudável, existem outras coisas que influenciam na boa hidratação, viço e luminosidade cutânea. “Os exercícios físicos, quando praticados de forma regular, na dose certa e bem orientados, trazem uma série de benefícios para a saúde, inclusive para a pele”, afirma a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.

A cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, acrescenta que quando realizamos atividade física regular, diminuímos o nível de cortisol, melhorando a elasticidade, controle de acne e oleosidade, além de aumentarmos a própria barreira de …

Leia mais

Vai viajar e não tem onde deixar o pet?

Vai viajar e não tem onde deixar o pet?

DogHero: aplicativo conecta tutores e anfitriões

PARA resolver o impasse na hora de viajar e não ter onde deixar o pet, foi desenvolvido o DogHero. O aplicativo funciona nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, além das cidades de Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul e conecta o tutor ao anfitrião que hospedará seu amiguinho. O app também oferece o serviço de passeios, que duram de 30 minutos a 1 hora e podem ser agendados diretamente pelo aplicativo.

Criada em …

Leia mais

O casamento de Juliana Godinho Barroso

O casamento de Juliana Godinho Barroso

A bela Juliana Godinho Barroso, em dia de grande felicidade, levada ao altar pelo pai Roberto Luiz Barroso Filho, na cerimônia de casamento com Lucas Ferraz do Amaral, em março, na Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré, em Santos.

Jennifer Klein, Antoniele Fagundes e Esther Schattan: Esther e Jeniffer receberam no showroom Ornare, na capital paulista, a personal organizer Antoniele para um bate-papo sobre organização de tempo, casa e trabalho.

Francesca Pini, Stefan Schattan e Andrea Funaro

Alessandro Gil: novo diretor executivo de omnichannel, e-commerce e marketplace

Leia mais

Uma década de tradição!

Uma década de tradição!

Bruno Scarpa

Perto de completar 10 anos de atividades, a rede Haru Sushi cresce cada vez mais na Baixada Santista. A rede oferece um mix da culinária oriental tradicional com muita criatividade e diversidade de opções em seus pratos, combinados e temakis. O público frequentador é bem variado, desde famílias e executivos até grupos de amigos.

Os temakis preferidos pelo público são, sem dúvida, os feitos com salmão, com destaque para o de salmão com cream cheese e cebolinha. O hot holl também é um dos queridinhos da …

Leia mais

Cerveja com artemisia absinthium

O mestre cervejeiro da Way Beer, Alessandro Oliveira, misturou cerveja com o sabor clássico do absinto para criar a India Pale Ale da cervejaria paranaense. Denominada Ipa Loka, a cerveja está disponível em chope e engarrafada (355 ml e 600 ml) e conta em sua composição com artemisia absinthium, a planta utilizada no destilado Absinto. Com 6,6% de teor alcoólico e 68 de IBU, a Ipa Loka é uma cerveja com amargor acentuado e um aroma inconfundível de lúpulo cítrico. A planta Artemisia Absinthium foi adicionada na …

Leia mais

Paixão pelo esporte e jornalismo

Paixão pelo esporte e jornalismo

O jornalista e escritor Vladir Lemos foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), em 27 de dezembro de 2016. Na entrevista, Vladir fala sobre sua infância, a sua juventude e a relação com o mar e as praias da região, os estudos no curso de Comunicação, seu trabalho, seus livros e sua paixão pelo futebol: “Tenho uma paixão muito grande pelo esporte, além do jornalismo. Acho que jogar bola foi a coisa que eu mais fiz, desde criança. Como adoro o …

Leia mais