Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias
Edição 286 Novembro 2018

Edição 286 Novembro 2018

→ Visualizar versão impressa em PDF

Choque de confiança

Luiz Carlos Ferraz

Ainda que as urnas tenham revelado um profundo abismo entre as mentes e corações dos eleitores brasileiros, notadamente na escolha do novo presidente, é impossível desprezar o fato de que a eleição do sr. Jair Bolsonaro gera uma onda com reflexos positivos na economia. É certo, da mesma forma, que a “resistência” aglutinada nos partidos de esquerda já questiona: na economia de quem? Longe de se retomar a polêmica de campanha, o que se busca neste breve espaço é ressaltar a aceitação do projeto neoliberal, …

Leia mais

Sociedades limitadas de “grande porte” e a publicação de balanços

Sociedades limitadas de “grande porte” e a publicação de balanços

Alberto Murray Neto

O Código Civil estabelece no artigo 1.078 que as sociedades por ele regidas devem, entre outras coisas, até o final do quarto mês subsequente ao fim do exercício social, “tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.

Para as sociedades empresárias, na prática, isso significa que até o final do mês de abril de cada ano (considerando o encerramento do exercício social em 31 de dezembro), devem realizar assembleia, ou reunião de quotistas, para deliberar sobre o …

Leia mais

Projetos online de decoração

Projetos online de decoração

A Archie, plataforma digital que reúne arquitetos e decoradores no atendimento a clientes de forma rápida, simples e prática com custos mais reduzidos para a transformação de ambientes, assinou contrato com a rede de lojas Leroy Merlin, especializada em construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem, para a venda de projetos de planejamento de móveis e espaços customizados ao consumidor. O acordo contempla linhas de cozinha, área de serviço e varanda gourmet, com a consultoria da Archie, para a Grande São Paulo.

A solicitação do projeto é feita inicialmente …

Leia mais

Dicas para revestir a cozinha

Dicas para revestir a cozinha

Investindo no design e na tecnologia dos produtos de seu catálogo, entre os mais recentes lançamentos da Biancogres destacam-se modelos perfeitos para compor a cozinha. A ideia é cobrir as mais diversas áreas, como bancada, piso e parede. Os revestimentos são versáteis, como o Organic, por exemplo, que pode tanto servir para destacar o vão entre a bancada e os armários, como cobrir todo o balcão.

Um dos maiores fabricantes de porcelanato do país, com mais de 50 anos de mercado, a Biancogres tem raízes na Itália, mundialmente …

Leia mais

Assédio moral em empresas brasileiras

Assédio moral em empresas brasileiras

Entre 2008 e 2017 foram denunciados 21.258 relatos de assédio moral nos canais de denúncias de 213 empresas brasileiras, de diferentes portes e segmentos, apurou levantamento da ICTS Outsourcing. Só no ano passado, oito em cada 10 empresas tiveram ao menos um caso, totalizando uma média de 29,4 denúncias de assédio moral recebidas ao longo de 2017, e demonstrando que o número de denúncias de assédio moral vem aumentado ao longo dos últimos anos.


Iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), o projeto Costurando o Futuro …

Leia mais

Manutenção e conservação

Manutenção e conservação

Leandro Ayres

COMO sabemos, equipamento fotográfico não é barato, pois se trata de produto importado, cotado em dólar. E o cenário econômico para o país no curto e médio prazo não indica uma valorização significativa do nosso real frente à moeda americana. Por isso, conservar o equipamento fotográfico é mais que desejável, é obrigatório.

Um profissional investe na aquisição de um equipamento básico algo em torno de R$ 20 mil, que inclui câmera, objetiva, flash, tripé, softwares de edição e outros acessórios menores. A vida útil destes dispositivos …

Leia mais

Tecnologia incrementa cuidados com a saúde

DESTINADO à investigação de alterações e controle da próstata durante os procedimentos de biópsia guiada por ultrassom, o recurso S-FusionTM, da Samsung, surpreende pela precisão da integração de imagens de ultrassom com outros métodos diagnósticos. O recurso faz parte dos diferenciais do modelo de ultrassom RS85. Com modernos sistemas de navegação volumétrica, que contam com dados de ressonância magnética, é possível rastrear pequenas alterações na glândula e indicar a presença de alterações de forma eficiente, ágil e assertiva.

A localização de uma lesão é permitida, pois a máquina …

Leia mais

Paisagens e a mureta

O FOTÓGRAFO Leandro Ayres une as paisagens de Santos à estrutura arquitetônica mais emblemática da cidade na exposição “Santos nas Muretas”, na Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade, no prédio da Prodesan, na Praça dos Expedicionários, 10, Gonzaga.

Com fotografias impressas em papel fine art Canson e laminadas, a mostra reúne imagens de pontos relevantes e paisagens de Santos. Tomando como referência as icônicas muretas, influenciadas pelo estilo artístico art déco, o fotógrafo criou, no início de 2016, molduras com o mesmo formato. A exposição fica aberta …

Leia mais

Economia e produtividade

Economia e produtividade

Criados inicialmente para auxiliar exércitos em missões de espionagem, os drones vêm ganhando novas utilizações em diversos setores da sociedade. Na construção civil, as pequenas aeronaves não tripuladas já são consideradas soluções viáveis para reduzir o tempo de obras e auxiliar os softwares na modelagem de edificações.

“Equipados com sensores, os drones podem ser usados para capturar uma enorme gama de dados, tornando mais eficientes vários processos da construção”, explica o engenheiro Roberto de Souza, idealizador da Rede Construção Digital, iniciativa que reúne 32 empresas do setor, entre …

Leia mais

Viagens inesquecíveis

Viagens inesquecíveis

Viajar na passagem do ano sugere destinos com combinem alta qualidade, praias, piscina, diversão para as crianças, novas experiências, lazer, gastronomia, entretenimento e principalmente atividades que remetam às festas – como a troca de presentes, espumantes, fogos de artifício e familiares e amigos reunidos.

Uma excelente opção são os resorts, que costumam atingir 100% de ocupação nesse período, envolvendo públicos de diferentes idades. Espalhados pelo Brasil, eles apresentam programações especiais com propostas temáticas, muito conforto e dias inesquecíveis.

A Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts apresenta alguns …

Leia mais

“The World’s Most Luxurious Hotels”

“The World’s Most Luxurious Hotels”

Após ser classificado como “Best Hotel” em Londres pela Travel + Leisure Magazine, o The Lanesborough foi nomeado “The World’s Most Luxurious Hotels” pelo prestigiado Forbes Travel Guide. Além de manter a classificação cinco estrelas da publicação, o hotel assegurou pelo terceiro ano consecutivo a estrela Michelin do seu restaurante Céleste e foi coroado em 2017 como “The World’s Best New Hotel Spa” pelo seu exclusivo Club & Spa.

Marco Novella, diretor do The Lanesborough, afirma: “Esta homenagem do prestigioso Forbes Travel Guide reconhece o excepcional compromisso diário …

Leia mais

1.6 com bom rendimento

1.6 com bom rendimento

Nelson Tucci

Moderno e funcional definem muito bem o modelo T40, o SUV compacto da JAC que ganhou nova versão, com câmbio CVT e motorização 1.6 litro. O design é um dos pontos altos do carro que, aliás, não deixa nada a desejar internamente.

Os bancos são revestidos em couro, tem apoiador de braço, volante encapado, multifuncional, computador de bordo, bluetooth, entrada USB, rádio e tudo de mais moderno ao alcance do motorista. Pela projeção da cabine, este mini SUV é confortável, fácil de dirigir, com direção elétrica …

Leia mais

Carro conceito para desenho animado

Carro conceito para desenho animado

A Audi leva para as telas do cinema pela primeira vez um carro conceito totalmente virtual. O Audi RSQ e-tron é fictício e foi criado para a animação da Twentieth Century Fox chamada “Um Espião Animal” (Spies in Disguise). O modelo elétrico, idealizado pela Audi Design em cooperação com a Blue Sky Studios, combina condução autônoma com inteligência artificial. O RSQ e-tron é usado pelo super espião Lance Sterling, dublado pelo ator Will Smith. O trailer foi já divulgado pela Fox e o filme será lançado nos cinemas …

Leia mais

Corrida pelo E2

Corrida pelo E2

Investir em um novo negócio pode ser uma grande chave para residir definitivamente nos Estados Unidos. Por esta razão, muitos empreendedores brasileiros estão buscando informações a respeito de como obter o Visto E2, que permite que os investidores e seus familiares diretos (cônjuges e filhos) possam morar em terras norte-americanas.

De acordo com a diretora da Prospera USA, Inc e expert em International Business, Marcya Machado, o visto geralmente tem duração de 2 a 5 anos, e pode ser continuamente renovado, contanto que o negócio se mantenha operacional.…

Leia mais

Como reconhecer a osteoporose?

Como reconhecer a osteoporose?

A densitometria óssea é o principal exame para detectar precocemente a osteoporose. “Toda mulher com mais de 65 anos e homens acima de 70 anos devem fazer esse exame. Adultos com mais de 50 anos que tenham doenças que possam trazer fatores de risco também devem ser avaliados”, comenta o médico endocrinologista Bruno Ferraz de Souza, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo (SBEM-SP). Raio X de coluna, exames de sangue e urina também complementam o diagnóstico. No geral, a osteoporose não apresenta …

Leia mais

Alongamento, permanente, curvex…

Alongamento, permanente, curvex…

Aspecto crucial para um look bonito e harmônico, responsáveis por destacar o efeito da sombra e do delineado, cílios longos, volumosos e curvados garantem a finalização perfeita para a make. Para destacar as novas e diferentes opções de produtos e procedimentos para preenchê-los, o maquiador e visagista Pablo Inisio, coordenador do curso de Make Up Design do Centro Europeu de Curitiba, no Paraná, preparou uma lista com dicas e possibilidades.

Alongamento ou extensão. Para quem gosta de praticidade e deseja dormir e acordar com cílios grandes e volumosos, …

Leia mais

Mitos e verdades sobre o estrabismo

Mitos e verdades sobre o estrabismo

Algumas pessoas apresentam problemas nos músculos que controlam os movimentos oculares e, assim, os olhos podem se desviar para dentro, para fora, para cima e para baixo. A falta de tratamento tende a levar ao estrabismo, um distúrbio que atinge de 2 a 5% das crianças e que muitas vezes afeta a visão de forma irreversível.

O oftalmopediatra Marcela Barreira, especialista em estrabismo, listou alguns dos principais mitos e verdades sobre a enfermidade:

Estrabismo é simplesmente uma questão estética. Mito. Ao contrário do que se possa pensar, o …

Leia mais

Mais atrativo ao paladar do amiguinho

Mais atrativo ao paladar do amiguinho

Fórmulas facilitam na hora de dar o remédio

UMA das maiores dificuldades para tratar as doenças dos amiguinhos é medicá-los. Pensando nisso, as farmácias de manipulação lançaram soluções que deixam esse momento mais prazeroso e bem menos traumático. Segundo o farmacêutico e diretor executivo da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Marco Fiaschetti, os medicamentos manipulados facilitam e podem, principalmente, auxiliar na aderência do tratamento médico: “São produzidos na dose certa e de uma forma que facilita a administração, com diversos sabores para atender à preferência do animal”.…

Leia mais

AEAS, 81 Anos

AEAS, 81 Anos

Engenheiro Rui Evangelista dos Santos e a esposa Cláudia Maria Ribeiro: casal presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) iniciou em 31 de outubro, em sua sede do Boqueirão, as comemorações do 81º aniversário de fundação, marcando também o encerramento da exposição sobre o percurso e panorama na área tecnológica de Santos e do programa 80 anos da AEAS.

 

Engenheiro Gerson Carife e a esposa, deputada federal eleita Rosana Valle, e a empresária Alzira Nivoloni

Querido casal amigo, Mara Ruiz e o médico João

Leia mais

Da fazenda à cidade

Da fazenda à cidade

Bruno Scarpa

Com menos de um mês de casa, o Dona Angola, gerido por Gabriel Cicone e Vanda Dinesia, trouxe o clima da fazenda para a cidade. A casa na Rua Jorge Tibiriçá, 26, em Santos, é decorada com objetos, mesas e detalhes do interior, com um toque africano remetendo a Angola, fazendo jus ao nome do local.

No cardápio, são destaques da casa o pastel de massa de farinha de milho nos sabores carne e calabresa; o frango ou filé-mignon à Dinesia, gratinado ao molho branco; a …

Leia mais

Imersão no mundo da uva e do vinho

O Dia Mundial do Enoturismo, no segundo domingo de novembro, foi comemorado com estilo pela Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. A programação se estende por todo o mês, numa iniciativa da Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin), composta por mais de 800 cidades de 10 diferentes países, viabilizada no Brasil por meio da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur) e apoiada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). A Casa Valduga proporciona uma imersão no mundo da uva e do vinho com um …

Leia mais

Escholástica Rosa

Escholástica Rosa

Formar trabalhadores capazes, qualificados e, acima de tudo, cidadãos conscientes. Este era o lema que norteava o pensamento de João Octávio dos Santos, responsável por criar, em 1908, um modelo de escola até então inédito no país. Sua instituição oferecia aos alunos mais do que a formação básica, mas algo que pudessem utilizar para a construção de suas vidas profissionais. Com a ideia, assim, nascia em Santos os primeiros cursos profissionalizantes do país (nutrição e metalurgia).

João Octávio era um vencedor nato. Ele superou todos os preconceitos próprios …

Leia mais