Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias
Edição 285 Outubro 2018

Edição 285 Outubro 2018

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

(Re) unir com diálogo

Luiz Carlos Ferraz

Numa Democracia, a voz das urnas é insofismável. Não tem o que discutir; embora admita gemer e espernear… Quem ganha, conquista absoluta autoridade para comemorar à exaustão e, durante o período do mandato, exercer plenamente o poder delegado pelo povo – procurando, é claro, honrar as promessas feitas e repetidas na campanha; enfim, governar para todos com ética e responsabilidade. Quem perde… Ora, quem perde telefona para o vitorioso e deseja sucesso, agradece ao eleitor os votos que recebeu, mas que não foram suficientes. Se …

Leia mais

A Inovação no Brasil

A Inovação no Brasil

João Vítor Silva Garcez

A Lei de Inovação Tecnológica foi introduzida no Brasil em 2004, reconhecida como o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Este primeiro enquadramento legal para a inovação procurou estimular as parcerias entre poder público, a academia e o setor privado, apoiando inventores independentes, estimulando a inovação nas empresas e criando fundos de investimentos específicos, bem como ambientes especializados e cooperativos para a inovação.

Enquanto tudo isso, em teoria, soava bem, a aplicação dessas disposições foi uma história totalmente diferente. A criação de uma …

Leia mais

Procon-Santos e Santander assinam “Solução 100%”

Procon-Santos e Santander assinam “Solução 100%”

Está em vigor o protocolo “Solução 100%” assinado entre o Procon-Santos e o banco Santander, assumindo boas práticas para solucionar de forma mais rápida – e sem a necessidade de uma audiência de conciliação – reclamações entre a instituição financeira e o cliente. A iniciativa ocorreu após outras instituições financeiras, assim como empresas de telefonia e administradoras de planos de saúde, firmarem parceria semelhante com resultados satisfatórios, comemorou Rafael Quaresma, coordenador do Procon-Santos. Objetivo é resolver as ocorrências em até cinco dias úteis, metade do tempo atual, com …

Leia mais

Fotografia autoral…

Fotografia autoral…

Leandro Ayres

FOTOGRAFIA é arte?

A resposta para a pergunta acima não está na qualidade, no conceito ou na estética da foto, mas na sua demanda. Explico. Se, inspirado pelo convidativo dia de céu azul, você sai pelas ruas fotografando as belezas que encontra nas paisagens, nas pessoas, nas situações, nas mensagens e em cada detalhe observado durante o seu flanar para fazer uso pessoal destas imagens, sem demanda prévia de um contratante, você atuou artisticamente. Se a sua arte vai ou não ser bem-sucedida, aí sim, é …

Leia mais

Samsung Electronics no Best Global Brands

A Samsung Electronics manteve a sexta posição na lista “Best Global Brands 2018” da Interbrand, valendo US$ 59,9 bilhões – um aumento de 6,5% no valor da marca. Segundo o relatório, os principais fatores foram: lançamento contínuo de inovações voltadas para pessoas, incluindo o smartphone Galaxy Note9; potencial de crescimento sustentável baseado em tecnologias para inovações futuras; maior empresa do mercado de semicondutores; fortalecimento da competitividade; e alinhamento para oferecer a experiência da marca ao consumidor.…

Leia mais

Decoração sofisticada no lavabo

Decoração sofisticada no lavabo

O lavabo ganha cada vez mais destaque em casas e apartamentos, com diferentes tipos de composições. Geralmente, está localizado nas áreas sociais, para que as visitas possam fazer sua higiene pessoal. Diferente do banheiro tradicional, a área não exige grandes medidas, pois um lavatório com torneira, porta toalhas, bacia sanitária e espelho são suficientes.

Por essas características, o lavabo costuma proporcionar a oportunidade de uma decoração agradável, atraente e divertida, para oferecer conforto aos frequentadores, afirmam as arquitetas Devienne Contatto e Leila Caviquia da Contatto & Caviquia Arquitetura.…

Leia mais

Moderna, com tecnologia de ponta

Moderna, com tecnologia de ponta

A Codda Metais apresenta a linha Vesna, em homenagem à obra “The Seasons” do compositor russo Tchaikovsky. Vesna, que significa “Primavera” em Russo, é a primeira linha da Codda composta por torneiras de cozinha mono e duplo comando; torneiras de água fria, misturadores monocomando e todos os acessórios essenciais para banheiros: ducha higiênica, cabides, papeleira, saboneteira e porta toalha barra. Inteiramente fabricada em latão, a linha Vesna possui design característico, com desenhos simétricos de linhas planas e redondas. A Codda une experiência e tecnologia de manufaturas com mais …

Leia mais

Brinquedoteca em contêiner

Brinquedoteca em contêiner

A Trisoft, que produz itens com lã de PET, está presente na montagem do estande da Audium Acústica, na Casa Cor de Salvador, na Bahia. A mostra acontece até 11 de novembro, na Chácara Baluarte, Ladeira do Baluarte, 20, Santo Antônio.

O projeto de interiores foi desenvolvido por Bianca Lopes e Talita Freire, com acústico da Audium e instalação da Construkeruv. O estande foi realizado na estrutura de um contêiner de carga, transformado em brinquedoteca, com inspiração na música “Yellow submarine”, do The Beatles. É totalmente revestido de …

Leia mais

Empresários em busca de inovação

Empresários em busca de inovação

Com o objetivo de acompanhar e entender o avanço das construtechs, startups que desenvolvem tecnologias para o mercado da construção civil, 13 organizações do setor foram ao Vale do Silício, nos Estados Unidos. Os representantes de cada organização puderam conhecer 10 startups do reconhecido polo de inovação mundial, que integram um mapeamento de 255 empresas voltadas ao setor da construção, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), em parceria com a StartSe.

Com a viagem foi possível identificar três grupos de tecnologias que devem impactar a construção …

Leia mais

Atenção, startups da construção!

A Vedacit está com as inscrições abertas para seu primeiro ciclo de aceleração dentro do Vedacit Labs. As construtechs interessadas podem se inscrever até 11 de novembro no site www.vedacitlabs.liga.ventures

Serão selecionadas cinco startups. Cada uma receberá investimento (seed money) de R$ 100 mil, além de seis meses de residência no WeWork em São Paulo, quatro meses de aceleração em parceria com a Liga Ventures e o incentivo para geração de negócios no segmento de construção civil.

A iniciativa é voltada a projetos focados em Digital – entre …

Leia mais

Janelas inteligentes

Janelas inteligentes

A Udinese, que fabrica componentes e acessórios para esquadrias, lança o Udiconnect, solução gratuita para automação de persiana integrada que promete revolucionar o mercado da construção. Aderente ao conceito de Internet das Coisas (IoT), funciona por wifi e pode ser controlada por aplicativo baixado em qualquer modelo de smartphone.

A tecnologia permite múltiplos acessos quando liberados previamente via registro. “Estamos bem otimistas com o lançamento do Uniconnect, pois além de garantir comodidade para ambientes residenciais ao permitir a programação da abertura e fechamento de persianas à distância, oferece …

Leia mais

Parceria na construção de alto padrão na capital

Parceria na construção de alto padrão na capital

Com entrega prevista para 2022, a MPD Engenharia fechou parceria com a incorporadora SDI Desenvolvimento Imobiliário para construção do River One, no Butantã, ao lado da Marginal Pinheiros, na capital paulista. O empreendimento é de uso misto, com 36 pavimentos, sendo 15 residenciais, 14 corporativos, um pavimento térreo para lojas, um espaço para instalação de um teatro e mais um pavimento residencial para utilização de atividades de lazer, como academia, entre outras. Terá também três andares para estacionamento de veículos.

“Estamos muito felizes com a conquista deste importante …

Leia mais

Vendas e lançamentos crescem na Baixada Santista

Estudo do Secovi-SP demonstra que o mercado imobiliário da Baixada Santista está em ritmo de recuperação. Entre julho de 2017 e junho de 2018, foram lançados 3.739 imóveis na região, desempenho 32,8% superior ao verificado nos 12 meses acumulados no período anterior, de julho de 2016 a junho de 2017. Em termos de vendas, foram comercializados 2.941 imóveis no mesmo período, número 66,1% maior que o registrado no período avaliado, quando as vendas totalizaram 1.771 unidades. Nos 12 meses acumulados até junho deste ano, o VGV (Valor Global …

Leia mais

Circuito de arvorismo

Circuito de arvorismo

O Thermas Hot World inaugurou um circuito de arvorismo no Clube Adventure do complexo, visando despertar a atenção de crianças e adultos que buscam atividades desportistas com muito mais adrenalina. O empreendimento está localizado em Águas de Lindóia, a 160 quilômetros da capital paulista, e conta com 134 mil metros quadrados de área, com hospedagem em chalés decorados no típico estilo “casa da montanha”.

O circuito radical reúne 15 estações com desafios e diferentes graus de dificuldade, e conta com infraestrutura que combina conforto e estímulos, e inclui …

Leia mais

Atrações no Réveillon em Arraial D’Ajuda

Atrações no Réveillon em Arraial D’Ajuda

Arraial D’Ajuda, na Bahia, é destino perfeito para os mais diferentes perfis de viajantes durante o ano todo e não poderia ser diferente no Réveillon. Este distrito de Porto Seguro promete atrações tanto para os baladeiros quanto para quem procura sossego.

No primeiro caso, a dica é a festa Sundance, que na noite de 31 de dezembro contará com open bar e a presença dos DJs JP e KVSH e das duplas Cat Dealers e Evokings.

Já para os mais tranquilos, a melhor pedida é passar as manhãs …

Leia mais

Brazil Week na Primavera 2019

Brazil Week na Primavera 2019

O Club Med promoverá em um dos seus mais novos resorts da Europa, o Grand Massif Samoëns Morillon, a Brazil Week, uma semana temática brasileira. O resort, localizado nos Alpes Franceses, sediará o evento no feriado da Semana Santa, de 14 a 21 de abril de 2019, e promete aquecer as temperaturas negativas com um clima descontraído e animado, típico do povo brasileiro.

Os hóspedes poderão se divertir com atividades temáticas, deixando a data ainda mais especial, além de toda a infraestrutura que o resort já oferece. São …

Leia mais

Opção para as férias de fim de ano

Opção para as férias de fim de ano

Depois de passar a Primavera e Verão nas águas do Mediterrâneo, os transatlânticos chegarão à América do Sul para que os turistas aproveitem os meses mais quentes dessa parte do mundo. De novembro a março, os navios levam seus passageiros para diversas cidades do litoral sul-americano, como Salvador, Ilhabela, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Montevidéu e Buenos Aires. De acordo com a operadora Abreu, esses cruzeiros são uma oportunidade de conhecer novos lugares em uma experiência confortável. Os viajantes têm acesso a entretenimento para todas as idades, …

Leia mais

Agrada no conjunto

Agrada no conjunto

Nelson Tucci

É prazeroso dirigir um Honda City. Andamos no modelo EXL CVT 2018, a versão top, que agradou no conjunto. Design moderno, internamente bem acabado e espaço melhorado para o motorista, em relação a seus irmãos Fit e WR-V.

Direção elétrica, com ajustes, volante multifuncional e uma série de apetrechos – como bluetooth, ar condicionado eficiente, porta objetos, entrada USB etc. – tornam a sua cabine atraente. O câmbio CVT vai “de boa” no modelo, mas se o motorista quiser passar para manual, também tem a opção, …

Leia mais

Top no Índice de Transparência da Moda Brasil

A Malwee, do Grupo Malwee, ficou no topo do ranking, com 51% dos pontos, na primeira edição brasileira do Índice de Transparência da Moda. Foram avaliadas 20 marcas e varejistas da moda, selecionadas de acordo com critérios de diversidade setorial e representatividade no segmento de atuação, e a pontuação geral média foi 17%, ou 41 de 250 pontos possíveis.

O estudo começou em 2016, como uma iniciativa do Fashion Revolution global, e teve a sua terceira edição publicada em abril de 2018, com a análise de 150 marcas …

Leia mais

Inovação, um passo do sucesso

A inovação tem ocupado vários setores da economia mundial; a de veículos, entre outros. No Brasil, a plataforma de repasse online de veículos seminovos da AutoAvaliar, marketplace líder no Brasil na comercialização de automóveis entre concessionárias e lojistas, é finalista de “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, estudo do IT Mídia em parceria com a PwC, que reúne e avalia projetos tecnológicos com impactos nos negócios de empresas brasileiras.

Após a seleção das empresas mais inovadoras do país, a startup AutoAvaliar figura ao lado de grandes companhias, …

Leia mais

Dietas de baixo índice glicêmico

Dietas de baixo índice glicêmico

Considerando que a alimentação implica diretamente na saúde e aparência da pele, uma pesquisa publicada no Journal of the Nutrition and Dietetics revela que esta relação pode ser ainda mais importante. “O estudo indicou que uma dieta de baixo índice glicêmico pode ser fundamental na redução do impacto da acne, pois ajuda a diminuir as concentrações de IGF-1, um mediador do crescimento celular conhecido por ser um fator de risco da acne, já que estimula a síntese de andrógenos e o crescimento de sebócitos, o que, consequentemente, aumenta …

Leia mais

Minúsculo inimigo dos olhos

Minúsculo inimigo dos olhos

Até 21 de dezembro, o hemisfério Sul recebe a Primavera, a estação em que são mais comuns os casos de crises alérgicas nos olhos. O grande vilão é o pólen – minúsculos grãos que são produzidos pelas flores e se espalham pelo ar nesta época do ano, causando muita coceira e irritação. O indicado é agir preventivamente e, se o alérgico já sabe do problema, deve procurar seu oftalmologista antes da alergia se manifestar. “A procura por um especialista pode evitar muitos equívocos, como o uso de colírios …

Leia mais

Cirurgia plástica em adolescentes

Fase de grandes transformações, tanto físicas quanto psicológicas, é na adolescência que muitos jovens insistem em fazer cirurgias plásticas para remodelar o corpo de acordo com aquilo que acham ideais. A situação gera muitas dúvidas aos pais, que quase sempre hesitam entre o sim e o não. Existem diferentes tipos e questões para tais cirurgias, como deformidades causadas por algum tipo de problema – como as da face, que podem provocar dificuldades respiratórias ou alimentar. Algumas podem ser mais estéticas, como a rinoplastia, que pode corrigir a aparência …

Leia mais

Superando a dor de forma menos invasiva

Superando a dor de forma menos invasiva

Fisioterapia para melhorar a qualidade de vida do nosso amiguinho

A FISIOTERAPIA Veterinária é indicada para o tratamento de doenças e lesões ortopédicas e neurológicas que atingem os animais, seja por traumas, atividades físicas, idade, sobrepeso, entre outros. O objetivo é restabelecer a saúde, prevenir o avanço das patologias e melhorar a qualidade de vida do nosso amiguinho.

Nesta tarefa, o profissional de saúde conta com equipamentos modernos e procedimentos eficientes para a reabilitação, garantindo o bem-estar do animal de forma não invasiva e indolor – muitos da …

Leia mais

24º Prêmio Master Imobiliário

24º Prêmio Master Imobiliário

Elie Horn, fundador e atual presidente do Conselho do Instituto Cyrela: premiado na companhia do neto, filho de Efraim Horn

Os vencedores da 24ª edição do Prêmio Master Imobiliário foram anunciados em cerimônia no Clube Atlético Monte Líbano, na capital paulista. A iniciativa é uma parceria do Secovi-SP, presidido por Flavio Amary, e Fiabci-Brasil, presidida por Rodrigo Luna. Foram contemplados 22 trabalhos, nas categorias empreendimento e profissional, e um hors-concours, o Instituto Cyrela.

Flavio Amary, do Secovi-SP, e Rodrigo Luna, e da Fiabci-Brasil: no palco, homenagem a ex-dirigentes

Leia mais

Seja Local

Seja Local

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado em Santos, o Lo.cal trouxe um conceito inovador para a cidade, com a ideia de ser 100% sustentável e inspirado nos fast foods americanos – mas de uma maneira saudável. Esta é a proposta dos três proprietários, dois já com know how no ramo da gastronomia, e o terceiro, um arquiteto.

Com atendimento rápido e exclusivamente no balcão, o Lo.cal possui mais de 30 opções para montar seu prato, com saladas, folhas, grãos, proteínas, entre outros itens. Para quem prefere sanduíche, pode ser preparado com …

Leia mais

Picanha vegetal no Rio de Janeiro

O açougue vegano No Bones já está uma vez por semana na capital carioca. A estratégia se ajusta à mudança de hábitos alimentares que cresce no país, seja pela redução do consumo de carne ou o consumo zero de produtos que tenham origem animal. Segundo pesquisa Ibope, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), 30 milhões de brasileiros são adeptos da alimentação vegetariana e quase 5 milhões de pessoas já praticam o veganismo. O mercado vegano registra um aumento de 40% ao ano no país. O No Bones está …

Leia mais

Forte da Estacada

Forte da Estacada

O local onde hoje está situado o Museu de Pesca, no passado, já foi uma fortaleza. Construída, em 1734, por João de Castro Oliveira, esta fortificação tinha a missão de atuar como “fogo cruzado” ao lado do Forte da Barra Grande, de modo a fechar real e totalmente a entrada do porto. O lugar, segundo alguns historiadores, foi nos primeiros tempos coloniais um dos pontos de desembarque do Porto de S. Vicente ou da Capitania de S. Vicente, onde teria fundeada a armada de Martim Afonso e seu …

Leia mais