Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias
Edição 283 Agosto 2018

Edição 283 Agosto 2018

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Epidemia ética II

Luiz Carlos Ferraz

A nação brasileira necessita de uma vacina para salvar a ética. Desde Aristóteles, ela é estudada no planeta e se faz alerta para a sua falta; mas até hoje não se inventou a fórmula ou se descobriu o gene – quem sabe o desvio seja genético? – que faz com que este ou aquele cidadão tenha ou não ética. No Brasil, por algum motivo que não me atrevo a especificar, reconhecendo a dificuldade de uma comprovação cientifica, prolifera uma elite claramente sem ética. Não que …

Leia mais

Acordo de leniência

Acordo de leniência

Edmo Colnaghi Neves

A tradição jurídica brasileira, por muito tempo, foi avessa a quaisquer espécies de negociações entre o Poder Público e os cidadãos e empresas no que dizia respeito à aplicação de penalidades, diferentemente do que ocorria, por exemplo, no direito norte-americano, em que as negociações eram comuns. No início deste milênio, no entanto, a situação começou a mudar.

Na área de direito concorrencial foi criada a possibilidade de se firmar o chamado acordo de leniência, sob certas condições, por meio do qual empresas poderiam buscar a …

Leia mais

O controle da pressão na hidráulica predial

Na medida em que os edifícios crescem em altura, aumenta também a preocupação em manter a pressão, vazão e velocidade da água, controlar os níveis de ruído, segurança etc., dentro dos parâmetros estabelecidos nas normas brasileiras em todos os pontos das instalações hidráulicas. Para resolver estas questões satisfatoriamente, Daniel Rezende, diretor comercial da Hidrotech, afirma que é preciso adotar soluções específicas. Em alguns casos o problema é a falta de espaço suficiente para instalar todos os equipamentos de controle necessários, enquanto em outros as normas em vigor ainda …

Leia mais

Consumidores querem a portabilidade da conta de luz

Consumidores querem a portabilidade da conta de luz

Pesquisa Ibope sob encomenda da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) constatou que 83% dos entrevistados consideram as tarifas de energia caras ou muito caras no país, um salto de 16% nessa percepção nos últimos cinco anos; e 69% querem a portabilidade da conta de luz, do mesmo modo como ocorre no setor de telefonia. Se tivessem a possibilidade de escolher o fornecedor de energia elétrica, 61% dos consumidores migrariam imediatamente as suas contas para outras empresas. A íntegra da pesquisa está em www.queroenergialivre.com.br


O Índice de …

Leia mais

O imóvel mais atraente

O imóvel mais atraente

Leandro Ayres

NA DÉCADA de 40 nos Estados Unidos, após o período conhecido como a Grande Depressão, a retomada do crescimento econômico se apoiou nos mercados automotivo e imobiliário. Nesta época as câmeras fotográficas analógicas estavam se popularizando. Diante da nova realidade, cresceu a tendência da fotografia de arquitetura e de ambientes com o propósito de mostrar esses espaços aos possíveis compradores sem que eles tivessem a necessidade de se deslocar até os endereços. Claro que hoje, como os interessados em negociar não fecham a compra sem antes …

Leia mais

Exposição mostra insetos na natureza

Exposição mostra insetos na natureza

A UNIVERSIDADE de São Paulo (USP) em São Carlos, no interior do Estado, realiza até 8 de outubro a exposição fotográfica “Interações”. Criada pelo biólogo André Rangel Nascimento, a mostra de 41 fotografias acontece nos corredores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. As fotografias apresentam a microfauna, em especial os insetos, atuando em espaços naturais do país e interagindo com outras espécies, entre elas, …

Leia mais

Acelerando negócios de impacto social

Acelerando negócios de impacto social

Programa de aceleração de curto prazo, que visa potencializar negócios de impacto social com soluções inovadoras no setor de habitação, o “Lab Habitação: Inovação e Moradia” está com inscrições abertas até 24 de setembro. A iniciativa é da Artemisia e Gerdau, com apoio do Instituto Vedacit, Eternit e Grupo Tigre (por meio do Instituto Carlos Roberto Hansen), e selecionará 15 startups para uma jornada de cinco semanas de aceleração, com uma programação composta por workshops presenciais e webinares (encontros online). Os três negócios que se destacarem ao longo …

Leia mais

Equilíbrio, harmonia e luxo

Equilíbrio, harmonia e luxo

A Nina Martinelli apresenta a coleção Cemento na cor branca, de revestimentos em concreto arquitetônico com diferenciados formatos e relevos, que combinam aconchego, leveza e calma para o ambiente.

A arquiteta Lara Amado escolheu o modelo Diamante para revestir as paredes, com iluminação que valorizou os seus relevos: “Nesta sala usei três spots de 6w embutidos, com luz branca quente, um lustre pendente clássico de cristal, e uma ilha iluminada embutida no gesso, de 2 x 2 m, com lâmpadas tubulares brancas neutras”.

O branco é uma das …

Leia mais

Novidades na CasaCor Ribeirão Preto

Novidades na CasaCor Ribeirão Preto

Em sua primeira edição, a CasaCor Ribeirão Preto reúne profissionais da região que criaram ambientes com as novas tendências nas áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo. A mostra acontece até 30 de setembro na Rua Garibaldi, 2.760, no bairro Alto da Boa Vista.

Entre os parceiros, a Cosentino participa de três ambientes com a superfície ultracompacta Dekton, que possui altíssima resistência a riscos, abrasão, manchas raios UV, baixíssima porosidade e absorção de água, grandes formatos (placas de 3,20 x 1,44 m), espessuras mínimas (8, 12 e …

Leia mais

Arquitetos e urbanistas divulgam carta

Cinquenta e três propostas por cidades mais democráticas e inclusivas estão em uma carta aberta destinada aos candidatos à Presidência da República nas eleições de 2018. Essa seleção de ideias é resultado do encontro de arquitetos e urbanistas no seminário de política urbana que aconteceu em São Paulo, organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O material pode ser acessado na íntegra pelo link https://goo.gl/4wXzSe

No documento, as 53 propostas aparecem distribuídas em três eixos centrais: projeto nacional baseado …

Leia mais

Porcelanatos técnicos com design!

Porcelanatos técnicos com design!

A Portinari lançou o Pietra Portinari Prime – porcelanato técnico com design de alta performance –, com cinco coleções, que agregam alta durabilidade, resistência e possuem tecnologia de impressão digital. “Com esses lançamentos, trazemos ao mercado uma nova tecnologia que permite a impressão digital também em porcelanatos técnicos, algo inédito no Brasil”, afirma Gelcy Torquato, diretor de marketing da Portinari.

Resultado de investimentos em pesquisas e equipamentos, os produtos, indicados para uso em locais de alto tráfego, como ambientes comerciais, são inspirados em pedras naturais, como o mármore …

Leia mais

Golfe no Caribe

Golfe no Caribe

A República Dominicana quer ser conhecida como o melhor destino turístico do Caribe para o golfe. Visitantes do mundo todo desfrutam a chance de combinar a experiência de jogar em excelentes campos de desenhos desafiadores com paisagens naturais imponentes, hotéis de primeira classe e serviços de qualidade.

“A República Dominicana é o destino favorito dos golfistas que viajam ao Caribe. Muito mais que campos de primeira categoria, nosso país oferece uma variedade de experiências ideais para que tanto o golfista, quando seus acompanhantes, aproveitem férias inesquecíveis, com serviços …

Leia mais

Vila Galé Touros contrata profissionais

Vila Galé Touros contrata profissionais

A rede de resorts Vila Galé abriu 400 vagas de trabalho para seu novo empreendimento no Rio Grande do Norte, o Vila Galé Touros Hotel Resort, Conference & Spa, com investimento de R$ 150 milhões de reais e inauguração prevista para setembro. As vagas são para os diversos departamentos do hotel e incluem posições no setor de alimentação e bebidas, cozinha, padaria, pastelaria, governança, limpeza, almoxarifado, spa, recreação, hospedagem, manutenção, entre outras. Os interessados em trabalhar no empreendimento deverão cadastrar seu currículo no link http://emprego.vilagale.com/send ou enviá-lo para …

Leia mais

Cruzeiros internacionais na temporada 2019/2020

Cruzeiros internacionais na temporada 2019/2020

A Costa Cruzeiros anunciou novos roteiros internacionais para o período de novembro de 2019 a abril de 2020. Os destaques são os dois novos navios da companhia que entram em atividade em 2019: o Costa Smeralda e o Costa Venezia.

O Costa Smeralda espelha a hospitalidade e o estilo italiano. O mega navio parte de Hamburgo, na Alemanha, no dia 20 de outubro de 2019 para um cruzeiro vernissage de 15 dias rumo a Savona. O itinerário inclui paradas de dois dias nas cidades de Roterdã, Lisboa, Barcelona, …

Leia mais

Desejável economia

Desejável economia

Nelson Tucci

O design é o estilo clássico, três volumes, com atualizações (vincos na lataria e faróis mais arrojados). O conforto para um carro médio é apreciável, tanto na cidade quanto na estrada. E se tudo isto ainda não for suficiente, confira a economia do Novo Voyage: você vai se surpreender!

Andamos no Voyage 1.6F Trend, modelo 2019, inaugurando a unidade cedida para avaliação. É um sedan interessante. Internamente tem o necessário – direção hidráulica, vidros elétricos, ar, travas, volante multifuncional e computador marcando distância percorrida, consumo médio …

Leia mais

Setor náutico de lazer mostra vigor

São Paulo Boat Show 2018 acontece de 27 de setembro a 2 de outubro, no Centro de Exposições São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, comemorando pesquisa que revelou que o setor náutico de lazer no estado de São Paulo movimenta cerca de R$ 5,3 bilhões por ano e emprega aproximadamente 27,5 mil pessoas direta e indiretamente. Com os postos de trabalho, o setor gera renda de R$ 45,7 milhões.

Elaborado pela Lidera Consultoria, o levantamento foi encomendado pelo Fórum Náutico Paulista e Governo do Estado, com …

Leia mais

R$ 50 milhões em obras ferroviárias

R$ 50 milhões em obras ferroviárias

A Rumo está investindo este ano cerca de R$ 50 milhões em diversas frentes de obras de suas operações no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A companhia responde pelo arrendamento da malha ferroviária da Portofer, que dá acesso aos terminais instalados dentro da área do porto organizado.

Chamado de “Revitalização de Santos”, o projeto iniciado em 2015 prevê o aporte de R$ 204 milhões em obras de melhorias e modernização até 2021. Nos últimos três anos, já foram aplicados R$ 109,8 milhões. Para os próximos …

Leia mais

Engeplus, 30 anos

Engeplus, 30 anos

Família Barroso: Diogo, dona Isa, Roberto, Juliana e Roberto Filho

Engeplus Construtora e Incorporadora comemorou em agosto seus 30 anos de atuação no mercado da Baixada Santista. Para marcar a data, a Família Barroso recepcionou amigos e colaboradores com uma movimentada churrascada, com Simone Anselmo encantando com grandes sucessos da MPB e samba raiz e Marcel Kogos, mostrando hits do sertanejo universitário.

Simone Anselmo e Roberto Barroso Filho

Simone Anselmo e banda animaram o seleto grupo de amigos da Engeplus, com a incentivadora Soraya: MPB e samba raiz

Leia mais

Bem-vindos a bordo!

Bem-vindos a bordo!

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado em Santos, sob o comando de Roberto Souto, Bruno Souto e Gabriela Marin, o Naus é um bar restaurante com temática marinha e conceito inovador. Os ambientes são temáticos, como o salão Navio Pirata, e a casa tem até um “mascote”, um personagem vestido de marujo que anima o local e é sucesso, especialmente entre as crianças, já que a casa também possui espaço kids com monitor.

No cardápio as opções são diferenciadas. Um dos pratos preferidos é o Camarão do Naus, que consiste em …

Leia mais

Mandioca Cozinha

O Mandioca Cozinha, da chef pernambucana Madu Melo, na Vila Buarque, capital paulista, explora todas as possibilidades gastronômicas da raiz 100% nacional e 100% aproveitável. A mandioca é a estrela em todo o menu, carta de bebidas e em alguns itens da decoração – que explora elementos como o concreto, madeira e aço, combinando modernidade e pop art, com exposições de artistas de todo o país. No Mandioca Cozinha, da folha à raiz, tudo se aproveita para formar tapiocas, beijus, farinhas, polvilhos, caldos, bebidas fermentadas e destiladas. Entre …

Leia mais

A Champs-Élysées santista

A Champs-Élysées santista

Dona Anna Costa, com duas letras “n” mesmo, na grafia original da época em que foi aberta a mando e expensas do marido, Mathias Casimiro Alberto da Costa, o dono da “Vila Mathias”. Nada poderia ser mais romântico do que criar uma via dedicada à esposa a partir de seu próprio “corpo”, quase uma simbiose equivalente a de Adão e a costela que devirou sua companheira Eva. E, assim como a lenda bíblica, onde a maçã da discórdia repeliu ambos do Paraíso para um mundo repleto de angústias, …

Leia mais