Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias
Edição 276 Janeiro 2018

Edição 276 Janeiro 2018

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Por um Brasil decente

Este 2018 promete. Crescimento econômico – com geração de empregos, naturalmente –, inflação baixa, acesso ao crédito, comida mais barata na mesa, exportação gerando dólares, corruptos sendo lacrados em suas celas, tudo conquistado “por direito”… e o povo torcendo muito na Copa (para justificar a perda de importantes dias de trabalho com esta paixão). A mãe de todas essas ações será a eleição que escolherá, entre outros, o novo presidente da República. Tudo o que foi listado acima, contudo, na boca de certos candidatos poderá não valer nada. …

Leia mais

Sucesso de empresas familiares

Sucesso de empresas familiares

Lucas Antonio França de Macedo

O planejamento sucessório e societário são dois institutos do direito que ganham cada vez mais importância no contexto empresarial, sendo que os empresários, em especial aqueles detentores de empresas familiares, cujo objetivo é passar adiante o legado da sociedade aos seus herdeiros, devem estar atentos aos reflexos positivos que um bom planejamento garante. Para empresários mais conservadores, falar em planejamento sucessório, ou societário, ainda pode gerar certo desconforto, pois para eles isso pode se relacionar com um “encerramento” antecipado de sua carreira empresarial.…

Leia mais

Juntos, conforto e economia

Juntos, conforto e economia

Nelson Tucci

Esqueça o motor 1.4 tradicional. Quem anda no Jetta 1.4 TSI, da mesma família EA211 que equipa o Golf e o Audi A3, se surpreende. Apesar de seus robustos 1.298 kg, o carro é econômico. Ah, e anda muito. São 150 cv para você se divertir no torque (25,4 kgfm).

O carro é bonito por fora e por dentro. Avaliamos o modelo Comfortline 1.4, que tem bancos de couro, uma excelente direção elétrica, volante multifuncional, espelhos elétricos, controle de estabilidade, central multimídia e teto solar, conferindo …

Leia mais

Planos têm prazo até 2019

Municípios que ainda não possuem plano de mobilidade urbana terão até abril de 2019 para elaborá-lo. O novo prazo está previsto na Medida Provisória nº 818/2018 e caso não cumpram esta obrigatoriedade ficarão impedidos de contratar recursos federais. O programa “Avançar Cidades – Mobilidade Urbana” disponibiliza recursos para financiamento de planos em municípios com mais de 100 mil habitantes. Objetivo é melhorar a circulação das pessoas nas cidades e as condições de saúde e da qualidade de vida da população urbana. O cadastramento das propostas é feito por …

Leia mais

Crescimento profissional em 2018

Crescimento profissional em 2018

Sugerindo o curso L2 de Auto Liderança Transformadora, de 9 a 11 de março, no Hotel Fazenda Guararema, no interior do Estado de São Paulo, a palestrante Luciana Passadori enumerou seis orientações para o crescimento profissional em 2018: eleve a autoestima e tenha confiança em si mesmo; aumente sua capacidade de quebrar paradigmas; aumente sua capacidade de produzir melhores resultados; expanda a forma como lida com os padrões emocionais e adquira técnicas para ressignificá-los; melhore a capacidade de adaptação e pró-atividade; e aumente a capacidade de liderança e …

Leia mais

De volta ao passado

De volta ao passado

Leandro Ayres

O MUSEU do Café, importante polo cultural de Santos, passou recentemente por uma transformação no tocante as atrações oferecidas. Dentre as opções de entretenimento, destaco o Studio Photo Café, idealizado pelos fotógrafos Leandro Ayres e André Leite, cuja proposta é transportar os visitantes ao passado, vestindo-os com figurinos dos anos 1920 e 1930, em um cenário vintage.

Desde a sua inauguração, em 21 de dezembro passado até o fechamento desta edição, foram fotografadas mais de 800 pessoas e impressas mais de 500 fotos, o que demonstra …

Leia mais

Tomógrafo computadorizado móvel

Tomógrafo computadorizado móvel

A SAMSUNG Electronics apresentou na Radiological Society of North America (RSNA), em Chicago, Estados Unidos, o scanner portátil de tomografia computadorizada (TC) OmniTom de 16 cortes. O aparelho recebeu autorização 510 (k) da FDA, órgão do governo americano que controla os alimentos e medicamentos no país.

Entre os diferenciais, o OmniTom é o primeiro dispositivo móvel de diagnósticos por imagem do mundo com rodas omnidirecionais que maximizam a mobilidade e permitem fazer movimentos com mais facilidade e silenciosos em espaços pequenos. Além disso, a imagem tem qualidade superior, …

Leia mais

Santos, 472 anos

Santos, 472 anos

O cantor Leonardo é a atração no programa que celebra os 472 anos de fundação da Vila de Santos. Completando os eventos oficiais da data, na sexta-feira, 26, no sábado Leonardo se apresentará no tradicional Baile da Cidade, no Centro de Convenções Mendes, cujos recursos arrecadados com a venda de ingressos serão destinados à implantação da Clínica Escola de Autistas. No domingo, às 20 horas, Leonardo fará show gratuito no palco montado na Praia do Gonzaga.…

Leia mais

Desfiles na passarela do samba

O Carnaval de Santos acontecerá nos dias 2 e 3 de fevereiro, na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. No primeiro dia desfilam as escolas do grupo 1 e do grupo de acesso, com entrada gratuita. No sábado, 3, é a vez das oito agremiações do grupo especial, com ingressos a R$ 10, mesmo valor do ano passado. Mas quem doar 1 quilo de alimento não perecível, menos sal e açúcar, pagará R$ 5.

Uma semana antes, a partir de sexta-feira, 26, os grupos carnavalescos estarão se …

Leia mais

São Vicente comemora 486 anos

São Vicente comemora 486 anos

São Vicente completou dia 22 de janeiro 486 anos e, para celebrar a data, foi realizada cerimônia com hasteamento de bandeiras na Praça 21 Irmãos Amigos, na Praia do Itararé. O evento contou com a presença do prefeito Pedro Gouvêa, entre autoridades civis e militares. “São Vicente tem muitos filhos e merece todo nosso carinho e compromisso”, disse Gouvêa: “Nessa programação, temos a inauguração do cartório eleitoral na área Continental, três creches, AME Mais, entre outras melhorias na cidade”. Outro destaque do programa comemorativo é a encenação da …

Leia mais

Emoção em Praia Grande, 51 anos

Emoção em Praia Grande, 51 anos

Praia Grande comemorou 51 anos de emancipação político-administrativa em 19 de janeiro com homenagem a personalidades da cidade e Baixada Santista. Na ocasião foi entregue a obra de revitalização da praça Duque de Caxias e seu entorno, no Canto do Forte. O prefeito Alberto Mourão aproveitou o momento para elogiar o Legislativo, os secretários municipais e os funcionários públicos: “Vocês são realmente servidores, sem essa colaboração, participação e dedicação nada disso seria possível. Hoje todos têm orgulho de dizer que moram em Praia Grande. Parabéns pela transformação, que …

Leia mais

Joia religiosa da arquitetura barroca

Joia religiosa da arquitetura barroca

Construída em 1777 em homenagem a Nossa Senhora do Monte Carmelo, a singela joia da arquitetura barroca é o destaque entre as 50 igrejas e capelas católicas da estância turística de Itu. Distante 100 km da capital paulista, o município tem grande tradição religiosa e já foi chamada de “Roma Brasileira” pela fé do seu povo e pela diversidade de templos.

A igreja do Carmo foi construída sobre a primeira edificação do Convento Carmelita, que data de 1719, obra do frei João Batista de Jesus, sob ordem de …

Leia mais

Impacto da neuroarquitetura

Impacto da neuroarquitetura

Preparar o ambiente corporativo considerando aspectos que humanizem o espaço é uma demanda crescente na área da arquitetura, fazendo da neuroarquitetura (“impacto do espaço físico no nosso cérebro”) uma das principais tendências em 2018. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram números alarmantes de pessoas sofrendo de depressão e ansiedade no ambiente de trabalho. “É hora de se preocupar com essa humanização e procurar amenizar o sofrimento das pessoas no ambiente de trabalho”, afirma a arquiteta Priscilla Bencke, especialista em neuroarquitetura e projetos corporativos.

Para ela, as …

Leia mais

Volume e movimento

Volume e movimento

Apostando numa linha de revestimentos diferenciados, a Nina Martinelli apresenta variedade de cimentícios com relevos e formatos que conferem volume e movimento aos ambientes. O Floratto é indicado para paredes e fachadas e seu jogo de relevos altos e baixos simulam uma composição floral, com efeito surpreendente. O produto está disponível nas cores griggio, beige, bianco e concreto – mas, também é possível aplicar tinta e customizar o ambiente.

Na Casa Cor Espírito Santo, por exemplo, a arquiteta Marcela Carvalho usou o revestimento para valorizar a entrada do …

Leia mais

Projeto Raiz fomenta o design brasileiro

Projeto Raiz fomenta o design brasileiro

Com apoio da Embaixada do Brasil em Estocolmo e do Ministério das Relações Exteriores, o Projeto Raiz, de incentivo à internacionalização de designers nacionais, expõe criações de 18 estúdios brasileiros entre os dias 6 e 28 de fevereiro, na galeria de arte Alma Gallery, e faz parte do catálogo oficial de atrações do circuito da Stockholm Design Week.

Além de expor a qualidade do traço brasileiro, a proposta é estabelecer a conexão direta entre designers, lojistas, fabricantes e investidores para crescente inserção às cadeias de licenciamento e distribuição …

Leia mais

Benefícios dos jardins verticais

“Áreas arborizadas em grandes metrópoles são raras, geralmente restritas a bairros nobres ou de reserva. Entretanto, sobretudo em épocas mais quentes, como janeiro, essas áreas fazem muita falta. Isso porque o clima dessas regiões foi severamente afetado pela urbanização, e quem paga pela ausência de verde é a população”.

A avaliação é do engenheiro civil Danny Braz, para quem uma alternativa tem sido utilizar as fachadas cegas de prédios (lado liso de prédios mais antigos), murais, corredores, entre outros espaços vagos na própria estrutura predial da cidade, para …

Leia mais

Fugindo do Carnaval…

Fugindo do Carnaval…

Destino ideal para quem quer fugir do Carnaval, o Chile oferece experiência exclusiva na Viña Matetic. Localizada no Vale do Rosário, a uma hora de carro da capital Santiago, o empreendimento mescla entretenimento com sustentabilidade e suas atividades contemplam públicos de todas as faixas etárias, seguindo uma filosofia de agricultura orgânica e biodinâmica e compromisso com o meio ambiente e a comunidade.

Fevereiro, marcado pelo início da colheita das uvas, é a melhor época do ano para apreciar por completo o processo de produção dos famosos vinhos, desde …

Leia mais

Folia elegante na Bahia

Folia elegante na Bahia

Em meio ao agitado Carnaval da Bahia, a bela cidade de Arraial d’Ajuda oferece momentos de relaxamento, a 200 metros da Praia de Mucugê, nos apartamentos com vista para o mar do hotel Maitei, que preparou um pacote ideal para quem quer descanso e uma festa mais elegante e privativa.

Durante o feriado, por exemplo, o empreendimento programou aos hóspedes um animado baile de máscaras, feito com a qualidade do Maitei, que ostenta selos de luxo, como do Sul Hotels, Condé Nast Johansens e Exclusive Collection.

Os que …

Leia mais

O 5º melhor parque aquático do mundo!

O 5º melhor parque aquático do mundo!

O Thermas dos Laranjais, em Olímpia, no interior do Estado de São Paulo, foi eleito o 5º melhor parque aquático do mundo e o 3º melhor parque na categoria geral – parque de diversões e aquáticos – da América do Sul pelo Traveller’s Choice Parques de Diversões e Aquáticos de 2017. Esta é a segunda vez que o parque aparece no ranking, criado em 2014.

A avaliação é feita pelos viajantes que utilizam o site TripAdvisor, que contabiliza ao longo de um ano a quantidade e qualidade das …

Leia mais

Atendimento animal eficiente com PPP

Atendimento animal eficiente com PPP

UM GRUPO formado por ativistas ambientais e defensores da vida animal de Santos demonstrou, no ano passado, descontentamento com a atuação da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), subordinado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que não estaria cumprindo sua função e diminuiu substancialmente o atendimento na cidade.

Em São Vicente, neste início do ano, um cão foi mordido por uma jararacuçu (cobra bastante venenosa) no bairro Humaitá. O animal sobreviveu graças ao soro antiofídico fornecido por nossa clínica, que atua 24 horas, pois a Municipalidade não …

Leia mais

Intolerância à lactose

Intolerância à lactose

A dificuldade em digerir o açúcar existente no leite e seus derivados é uma realidade para muitas pessoas. Segundo a nutricionista Kátia Terumi M. R. Ushiama, o diagnóstico, no entanto, não deve ser sinônimo de desespero. Responsável pelo ambulatório de Nutrição do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, Kátia diz que não é preciso viver para sempre sem lactose: “O tratamento inicial é a retirada total da lactose da dieta para reduzir o desconforto, como gases e inchaço abdominal. Mas, após liberação médica, é possível tentar a …

Leia mais

Cisto no cérebro exige cuidados

Embora comum, a descoberta acidental de um cisto no cérebro exige o acompanhamento de um especialista. O tipo aracnoide é o mais frequente e também pode se desenvolver na medula espinhal. Estima-se de 1 a 1,5% da população irá desenvolver um cisto aracnoide, sendo mais prevalente em homens que em mulheres.

Segundo o neurocirurgião, Iuri Weinmann, de São Paulo, o cisto aracnoide se desenvolve no espaço entre o cérebro e a membrana aracnoide, uma das três membranas (meninges) que revestem o encéfalo e a medula espinhal: “O cisto …

Leia mais

Emagrecimento acessível

O Vigilantes do Peso faz parte de uma organização mundial criada nos Estados Unidos nos anos 60, a Weight Watchers, e evoluiu ao longo dos anos incorporando as mais relevantes pesquisas sobre obesidade, com o objetivo de desenvolver uma proposta de emagrecimento confiável e acessível. Hoje, a organização está em 20 países, incluindo o Brasil, onde chegou há 43 anos. Aqui, o grupo oferece reuniões em 11 estados e no Distrito Federal, além do Programa Online, 100% digital e disponível em todo o Brasil. O grupo propõe …

Leia mais

Santos homenageia pioneiros no Dia do Surfista

Santos homenageia pioneiros no Dia do Surfista

O Dia do Surfista foi celebrado em Santos, em solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Iniciativa da Prefeitura e Associação Santos de Surf, foram homenageados os pioneiros Antonio Di Renzo Filho e Jo Hirano, ambos in memorian, Manoel dos Santos, Paulo Miorim e Sérgio Heleno.

Amir Slama e Helena Caio: estilistas firmaram parceria para lançar, em janeiro, na capital paulista, a coleção Collab Tropical Vibes, que reverencia o ar contemporâneo, casual e urbano de Amir, enquanto Helena destaca-se …

Leia mais

Sabores do Pacífico

Sabores do Pacífico

Bruno Scarpa

O Baraçaí em Santos é uma ótima opção para os amantes dos sabores do Pacífico. Um bar bem ao estilo californiano e havaiano, com decoração que remete aos paradisíacos points norte-americanos, tanto na decoração quanto no cardápio. A proprietária Roberta Ramos viaja com frequência para lá, para ficar por dentro das tendências.

Com duas unidades em Santos, a da Ponta da Praia possui duas vertentes: o Baraçaí e o Baraçaí Sushi, com diversas opções de temakis e combinados. Há quatro meses, o Baraçaí abriu a unidade …

Leia mais

Para começar o ano mais saudável…

Entre os primeiros passos para começar 2018 com mais saúde, a nutricionista Joyce Moraes orienta que o ideal é começar aos poucos, pois a reeducação será para toda vida. “Comece ingerindo de dois a três litros de água por dia, comendo frutas e vegetais três vezes ao dia. É interessante também reduzir ou eliminar de vez o açúcar, doces e frituras. Importante também lembrar que tudo leva tempo e que o acúmulo de peso em anos não irá sumir em dias”. Mais dicas: beber água gelada no Verão, …

Leia mais

A edificação mais antiga da Zona Leste

A edificação mais antiga da Zona Leste

Quem passa pela avenida Conselheiro Nébias, quase na esquina da rua Lobo Viana, bem defronte à rua Mato Grosso, pouco percebe a existência de um velho casarão que ali se encontra, acreditando ser apenas mais um dos tantos prédios antigos que ainda resistem ao tempo na mais longa via urbana santista. Ocorre que o sobradão de três pavimentos do número 689 da Conselheiro não é simplesmente mais um em meio aos antigos patrimônios edificados da Zona Leste santista, mas o mais antigo de toda a cidade, fora do …

Leia mais