Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias
Edição 275 Dezembro 2017

Edição 275 Dezembro 2017

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Muda, 2018!

Luiz Carlos Ferraz

Por mais que não se queiram demonstrar sinais de derrota nestes últimos dias do ano – um sentimento que não ousamos sequer cogitar –, o tom de qualquer mensagem sincera ao cidadão brasileiro carrega neste momento a convicção de que foi realizado um esforço extenuante para não se ter evoluído um degrau sequer. Ou seja, da mesma forma em que não é possível reclamar que não se chegou a lugar algum, também não é admissível comemorar que se atingiu qualquer meta. 2017, na sabedoria popular, …

Leia mais

Brasil precisa ser desburocratizado

Brasil precisa ser desburocratizado

Alberto Murray Neto

Ainda na ditadura militar, o então presidente Figueiredo criou o Ministério da Desburocratização, cuja Pasta era dirigida por Hélio Beltrão. De lá para cá, ainda que a ritmo lento, o Brasil se desburocratiza em alguns setores. Mas ainda há um longo caminho a percorrer para que nosso país possa equiparar-se às economias mais modernas do planeta. Uma das atribuições do Estado é tornar o cotidiano das pessoas físicas e jurídicas mais fáceis e ágeis. Muito do mau humor das pessoas reputo aos obstáculos que o …

Leia mais

Um mínimo de prudência!

Um mínimo de prudência!

Nelson Tucci

As férias chegaram e a maioria dos brasileiros já sabe o que fará nas próximas semanas; enquanto outros adotam o estilo Zeca Pagodinho, praticando o “deixa a vida me levar”… Quem vai viajar precisa ter um mínimo de prudência, e isto significa, entre muitas coisas, planejar o roteiro (especialmente quando se tem criança junto) e fazer uma revisão no carro. Afinal, com mais pessoas botando o pé na estrada é grande a contribuição para o aumento do tráfego de veículos.

Diante disso, um mínimo de planejamento …

Leia mais

Ônix dá olé e Kwid desce a ladeira

No início de dezembro, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores divulgou relação dos mais vendidos de novembro. Com 18.611 unidades comercializadas, o Chevrolet Onix vendeu mais em um mês que o Ford Fiesta no ano inteiro! Já o Ford Ka, com 9.067 unidades, e o HB20 (Hyundai), com 8.527, disputam firme a segunda colocação. Segue, na lista, o Gol (VW), com 6.290 unidades.

Quem apanhou feio é a marca Renault. O Sandero, que ficou entre os três carros mais vendidos do Brasil em julho último, despencou …

Leia mais

Ciclista poderá ter o veículo apreendido

Ciclista poderá ter o veículo apreendido

Agentes da CET-Santos desenvolveram em novembro ações educativas em pontos estratégicos, para conscientizar o ciclista que é irregular o trânsito pela calçada. Foi alertado que a calçada é para uso do pedestre, com o ciclista só podendo passar com a bike se não estiver montado e que em locais com ciclovia ele deve, obrigatoriamente, transitar nela e não pela via pública. Nas operações de fiscalização, que acontecerão em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, o ciclista flagrado em práticas irregulares terá o veículo apreendido e, …

Leia mais

RenovaBio: o planeta agradece!

RenovaBio: o planeta agradece!

A poluição do ar mata, em média, 31 pessoas por dia no Estado de São Paulo, segundo o Instituto Saúde e Sustentabilidade, baseado em relatório deste ano da Cetesb, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Para os cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp), a elevação do nível da poluição atmosférica pode aumentar em até 12% o risco de morte em dias de “pico” de contaminação do ar.

O problema, contudo, não é exclusivo de São Paulo. Dados da Organização Mundial de …

Leia mais

Finalizado o restauro das fachadas

Finalizado o restauro das fachadas

A primeira fase da restauração do Museu da Língua Portuguesa, no Centro da capital paulista, foi encerrada em dezembro. Os serviços envolveram as fachadas e esquadrias e também incluiu a reativação do tradicional relógio da torre da Estação da Luz. As obras agora avançam para a reconstrução da cobertura do edifício, restauro dos pátios e torreões, interior do prédio e, por último, a instalação da museografia, com o rico acervo sobre o patrimônio imaterial da língua portuguesa.

Construído em 1901, o edifício é um dos principais ícones de …

Leia mais

Relacionamentos na cadeia imobiliária

Relacionamentos na cadeia imobiliária

“Estamos em um momento de mudanças em decorrência dos avanços tecnológicos, sendo necessária uma união do setor imobiliário, incluindo empresas, fornecedores, entidades e projetistas, para construirmos uma agenda setorial conjunta de longo prazo, porque a dispersão de energia e esforço é muito grande”. A afirmação foi feita por Carlos Alberto Moraes Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP, o Sindicato da Habitação, ao abrir o III Encontro de Construtores e Incorporadores, que teve como tema “Repensando relacionamento para os novos tempos”.

O evento aconteceu em 5 de …

Leia mais

Magic Village inova em Orlando

Magic Village inova em Orlando

Reconhecido internacionalmente por realizar projetos para marcas como Ferrari e Rolls-Royce, o escritório de design italiano Pininfarina assina o design de empreendimento de luxo em Orlando, na Flórida. O Magic Village by Pininfarina é o primeiro produto lançado dentro do complexo Magic Place e o quarto da incorporadora Magic Development, que há mais de 10 anos atua nos Estados Unidos e tem em seu portfólio empreendimentos com serviço de hotel cinco estrelas.

O Magic Village by Pininfarina compreende 400 casas de 254 e 259 metros quadrados, com valores …

Leia mais

Tons de cinza em novos revestimentos

Tons de cinza em novos revestimentos

A Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas ampliou a cartela de cores das linhas Brick Contemporâneo com os tons Cinza Chumbo, Nagoya e Piemonte; Brick Natura com o Funghi; Brick Anticatto com a cor Macchiatto; Funghi para Brick Mattone; e o Quebratto com o Lava Grey.

Inspirado nos tijolos ingleses e norte-americanos, o Brick Contemporâneo é um revestimento cerâmico que confere um toque rústico e único ao ambiente. Nas medidas 7 x 23 cm e 7 x 46 cm, ele é resistente e de fácil manutenção; e sua aplicação …

Leia mais

A natureza dentro de casa

A natureza dentro de casa

Nina Martinelli segue a tendência de trazer a natureza para dentro de casa e aposta nos tons terrosos, cujo conceito traz acolhimento e a busca por uma vida mais saudável. O processo de fabricação dos revestimentos cerâmicos da Nina Martinelli utilizam matéria prima natural. O tom Rosso é um marrom alaranjado que faz referência a terra, disponível em diversos formatos, para pisos, paredes internas e externas e uma linha completa para áreas de piscinas e duchas. Mais em www.ninamartinelli.com.br

Leia mais

Pacote especial de férias

Pacote especial de férias

Para quem programa aproveitar as férias de janeiro em meio à natureza sem enfrentar longas horas na estrada, o Terras Altas Resort & Convention Center é uma boa opção. Localizado em Itapecirica da Serra, a 25 km de São Paulo, o Terras Altas ocupa 240 mil metros quadrados de área verde, ao lado de reserva da Mata Atlântica Serrana. Optando pelo pacote Férias Divertidas, de 3 a 14 de janeiro, o hóspede aproveitará uma vasta programação com oficinas e brincadeiras para crianças e adultos, coordenadas por monitores.

A …

Leia mais

Natal e Réveillon inesquecíveis…

Natal e Réveillon inesquecíveis…

O Hotel Estância Atibainha, em Nazaré Paulista, a 75 km da capital paulista, é ideal para famílias que querem comemorar as festas de fim de ano sem estresse e se divertir com uma programação de lazer repleta de atrações especiais. O resort possui ampla infraestrutura de lazer – só o Parque Aquático tem sete piscinas – e localização privilegiada: em meio a área de preservação ambiental de 900 mil m² com vários animais silvestres. Recentemente foi inaugurada uma tirolesa de 150 metros para crianças a partir de 6 …

Leia mais

Rotas durante o Inverno europeu

A British Airways conta com rotas para três capitais da Europa, Paris, Praga e Reiquiavique, somando 30 destinos com partida de Londres durante o Inverno da região. A rota para Reiquiavique, capital da Islândia, substitui voos para Granada, na Espanha, que retornarão no Verão. “Paris e Praga são duas importantes novas rotas para nossas operações partindo de Londres. Os voos garantem viagens rápidas e práticas, além de serem opções inéditas para passageiros focados em negócios”, afirma Luke Hayhoe, general manager customer da British Airways, ao destacar que Reiquiavique …

Leia mais

Boa à fertilidade e à gestação!

Boa à fertilidade e à gestação!

A vitamina D, também conhecida como calcitriol, é um hormônio esteroide solúvel em gordura, fundamental para o equilíbrio de diferentes órgãos por controlar mais de 3.000 genes (entre os mais de 20 mil genes existentes no corpo humano) e ter mais de 80 funções no organismo. Responsável por regular a absorção de cálcio e fósforo e influenciar o sistema imunológico, a vitamina D mantém o funcionamento do cérebro e fortalece ossos e músculos, prevenindo a osteoporose. Sua ausência pode proporcionar uma série de complicações, tanto à fertilidade como …

Leia mais

Importância da cintilografia

Importância da cintilografia

Considerando que uma em cada três mortes é causada por problemas cardíacos, é cada vez mais comum o pedido do cardiologista para exames de imagem, como a cintilografia. O exame é fundamental para checar se há placas de gordura e cálcio entupindo as artérias coronárias.

Na opinião do médico Lucas Carvalho, especialista em Medicina Nuclear da DI Imagem, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, as pessoas geralmente só ficam sabendo das artérias entupidas depois de sofrerem um infarto: “Por mais eficientes que sejam os exames que …

Leia mais

Dicas para quem vai viajar com seu pet

Dicas para quem vai viajar com seu pet

Nas viagens nacionais basta o atestado sanitário

 PARA quem vai sair de férias e quer levar seu animal de estimação é importante planejar o transporte, pois as regras variam para viagens nacionais e internacionais. No caso das internacionais, as normas também mudam de país para país.

Para as viagens nacionais, basta o atestado sanitário, emitido pelo veterinário do animal garantindo o bom estado de saúde e a carteira de vacinação antirrábica atualizada. As companhias aéreas fazem exigências específicas sobre o tamanho e material utilizado na caixa de transporte …

Leia mais

Santos escolhe Cidadão e Cidadã Samba do Carnaval 2018

Santos escolhe Cidadão e Cidadã Samba do Carnaval 2018

Israel Barbosa do Rosário, da escola de samba Brasil, e Vera Lucia da Conceição, da União Imperial, ao lado do Rei Momo e a Corte Carnavalesca de Santos: Israel e Vera foram eleitos, numa acirrada disputa, em dezembro, Cidadão e Cidadã Samba do Carnaval 2018. Ambos tomarão posse apenas em janeiro, substituindo, respectivamente, Sergio do Pandeiro, da Brasil, e Tia Egle, da Dragões do Castelo.

Marcelo Alves, maratonista extremo de Curitiba, no Paraná, especializado em desafiar limites e superar obstáculos: lançou em dezembro o movimento The Hardest Run, …

Leia mais

Sabores que marcaram 2017

Sabores que marcaram 2017

Bruno Scarpa

Durante 2017 Mesa Litoral visitou e apreciou diferentes conceitos gastronômicos, todos com o selo de um bom atendimento e qualidade no preparo de suas iguarias. Entre tantos, selecionamos alguns que se diferenciaram e que merecem a lembrança, como o Maiban Sushi, em Guarujá. Com 20 anos de tradição, sob o comando de Reginaldo e esposa Suzana, foi um dos primeiros restaurantes japoneses da cidade.

Preocupado em fazer com que seus clientes se sintam em casa, quem for ao Maiban, na Rua Rio de Janeiro, 263, encontra …

Leia mais

Prata para a Kaffee Bier von Borstel

A cervejaria paranaense von Borstel teve um de seus rótulos reconhecidos na edição 2017 do Brussels Beer Challenge, na Bélgica. A Kaffee Bier von Borstel ganhou medalha de prata na categoria Cerveja Aromatizada Café, em que concorreu com variedades do mundo todo, dentre outras do Brasil. O rótulo foi criado para homenagear a cidade de Londrina (PR), por sua importância no auge da produção do café no Brasil. Para valorizar o produto, a von Borstel investiu em uma embalagem diferenciada no mercado artesanal: o modelo Thick Neck, criado …

Leia mais

O canto mais popular

O canto mais popular

Água Barulhenta. Essa é a tradução, do tupi para o português, para a palavra “Itororó”, que já foi um dos cursos d’água mais importantes da história de Santos, assim como fonte de água mineral de qualidade incontestável. Pelo nome, é provável que tenha tido, nos idos coloniais, uma nascente robusta, caudalosa, que brotava das entranhas do Monte Serrat certamente como uma cachoeira (daí a justificativa para o “barulhenta”).

O ribeirão Itororó (que também já recebeu o nome de ribeirão do Carmo), formado por esta …

Leia mais